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Teste: novo Fiat Palio 1.0 agrada aos olhos, mas não aos pés

Mais pesado, modelo sofre com motor de baixa cilindrada

por Rodrigo Ribeiro


Como de praxe na maioria das unidades destinadas a testes para a imprensa, o carro avaliado pelo WebMotors era equipado com todos os acessórios possíveis, incluindo airbag duplo e ABS. Porém como o consumidor desta versão dificilmente irá se dispor a pagar quase 40% do valor do carro somente em acessórios, vamos avaliar o Palio a partir de sua lista de itens de série.


Conforto só para o motorista Curta, a relação de equipamentos tem como principal destaque a presença da direção hidráulica, de série em todos os Palio. Além de facilitar a vida do motorista em manobras e durante o trânsito urbano, o acessório dá uma leve vantagem do Palio em relação ao novo Gol que, quando equipado com a direção hidráulica, fica cerca de R$ 500 mais caro

Se o consumidor – e seus passageiros – quiserem alguma comodidade extra, precisarão pagar por isso. E por “comodidade”, entenda como qualquer outro acessório, desde sistema de ar quente (R$ 319,00) até “alças de apoio para os passageiros do banco traseiro”, cujo nome popular é impublicável (R$ 226,00). Bem, ao menos os simpáticos adesivos de personalização são mais baratos: R$ 179,00. E felizmente a Fiat não entrou na onda de alguns fabricantes franceses ao oferece apenas como cor sólida o preto e o branco, além de ambas há a opção azul e vermelha.


De série o Palio também conta com um sistema de ajuste de inclinação do banco traseiro, permitindo ampliar o espaço do porta-malas sem rebater totalmente o encosto. Porém o mecanismo é mais útil para iludir o consumidor do que para facilitar na hora das compras.


Isso porque a Fiat considera o volume máximo do porta-malas do Palio com o encosto em sua posição mais vertical, obtendo 290 litros de volume no compartimento. Com o banco mais inclinado, o índice cai para 280 litros, menos do que no VW Gol (285 litros). E não se engane: esse é o valor que você deve considerar para arrumar as bagagens, a não ser que os ocupantes do banco traseiro sejam ex-passageiros da Ford Ranger Cabine Dupla, cuja (inexistente) inclinação é similar à do Palio com o banco avançado. Na prática, é melhor rebater o banco de uma vez.


Peso da imagem Se no porta-malas o Palio precisa de artimanhas para superar a concorrência, o mesmo não ocorre na hora de guiá-lo. Completamente reformulado, o hatch ganhou uma suspensão menos molenga e câmbio acionado por cabos ao invés de varões. Para o motorista isso significa um rodar mais firme e trocas de marcha mais confortáveis, com uma maior sensação de precisão.


O acabamento também melhorou muito em relação ao Palio anterior, ficando próximo ao encontrado no Renault Sandero e Ford Fiesta RoCam, mas segue sendo inferior ao encontrado no Gol e March. Outro ponto fraco do Palio, o espaço interno aumentou significativamente – mais do que os 5 cm extras no entre-eixos indicam.


O motor 1,0L de até 75 cv, porém, segue o mesmo. Apesar de ter um desempenho razoável e com entrega de potência linear, o propulsor não consegue fazer milagres carregando uma tonelada de carga, exigindo um bom aproveitamento do câmbio e atenção em ultrapassagens. É o peso de levar consigo a nova carroceria, mais pesada do que a usada no ágil Palio Fire (920 kg). O consumo é bom, chegando 8,8 km/l na medição feita pelo WebMotors, com ar-condicionado usado em 50% do tempo.


Ponto fraco do rival Gol, o seguro do Palio também é mais barato, chegando a valores, em média, 10% menores segundo as cotações feitas pelo WebMotors Seguro Auto, usando o perfil de um homem na casa dos 40 anos, casado e residente em São Paulo.


No final das contas, o novo Palio 1,0L é um carro acertado perante a concorrência. Porém se você valoriza um compacto com desempenho um pouco melhor, vale dar uma olhada no Palio Fire, que será reestilizado em breve junto com o Siena EL. Mas se você não abre mão da nova geração, faça o test-drive da versão 1,4L – às vezes vale a pena economizar para ganhar preciosos cavalos a mais sob o capô.

FICHA TÉCNICA: Fiat Palio 1,0L
Motor Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, 8 válvulas, 999 cm³
Potência 73 cv (gasolina) / 75 cv (etanol) a 6.250 rpm
Torque 93 Nm / 9,5 kgfm (gasolina) - 97 Nm / 9,9 kgfm (etanol) a 3.850 rpm
Câmbio Manual, com cinco marchas
Tração Dianteira
Direção Por pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
Rodas Dianteiras e traseiras em aro 14” de aço
Pneus Dianteiros e traseiros 175/65 R14
Comprimento 3,87 m
Altura 1.50 m
Largura 1,67 m
Entre-eixos 2,42 m
Porta-malas 280 l
Peso (em ordem de marcha) 999 kg
Tanque 48 l
Suspensão Dianteira independente, tipo McPherson; traseira dependente, tipo eixo de torção
Freios Disco sólido na dianteira e tambor na traseira
Preço R$ 28.440



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