Tudo bem que o WebMotors mostrou a nova Mercedes-Benz Classe C sedã, que mudará no segundo semestre, logo após inúmeros o flagrantes.
Para provar o potencial do Classe C equipado com um motor quatro-cilindros o WebMotors foi convidado pela empresa para fazer um circuito, de 300 km de distância, entre São Bernardo do Campo e Peruíbe, ambos os municípios situados no Estado de São Paulo.
Com 204 cv de potência máxima a 5.500 rpm, o Mercedes-Benz Classe C 250 CGI pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 s. Com um torque de 310 Nm, a empresa declara que o motor é equivalente a um V6. Com uma relação peso/potência de 7,3 kg/cv, o modelo apresentou boa desenvoltura nas ultrapassagens.
Durante o percurso, os pneus 225/45 R17 e 245/40 R17 calçados por rodas AMG de alumínio absorveram bem às irregularidades da pista. O trecho da BR-116 continua lastimável para o tráfego de qualquer veículo. A situação continua caótica e um trecho de apenas 3 km foi feito em uma hora. É quase impossível acreditar que a ligação rodoviária entre os Estados do Paraná e São Paulo está tão precária. Socorro! BR-116. Se não fossem os elementos da sopa de letrinhas que é composta por ESP, ABS, ASR e BAS, Active Brake Light, do CGI a árdua missão de ir à praia de baixo de uma chuva torrencial seria bem mais árdua.
Entenda o CGI
Nos motores de injeção direta a gasolina, a mistura ar/combustível se forma diretamente na câmara de combustão. Durante o tempo de admissão, somente o ar de combustão é puxado pela válvula de admissão aberta, com o combustível sendo injetado a alta pressão na câmara de combustão por meio de injetores especiais. A medição precisa, a preparação e a distribuição do ar admitido e do combustível injetado em cada tempo de combustão levam ao menor consumo de combustível e aos reduzidos níveis de emissão de poluentes.
Os injetores de combustível estão montados de tal forma que o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão em um determinado ângulo. O “jato” de combustível é precisamente controlado em função do movimento de carga e pressão interna da câmara de combustão. Isso resulta numa alta estabilidade de combustão, contribuindo decisivamente para a redução de emissões e o menor consumo de combustível.
O motor CGI conta ainda com o sistema de sobrealimentação, aproveitando a energia dos gases de escape para o acionamento do turbocompressor. Mediante o alto número de rotações do turbocompressor, comprime-se o ar a pressões de até 1,3 bar, passando por um radiador do tipo ar/ar antes de entrar no coletor de admissão. Com isso, resfria-se o ar de admissão, aumentando sua densidade.
Olha aí meu bem, prudência e dinheiro no bolso. Canja de galinha...
O degrau entre o C 180 e o C 250 é bem interessante, pois os equipamentos aplicados no modelo superior dão ao motorista uma passada bem próxima do Classe E. Aliás, a Mercedes lançou o Classe E 250 por R$ 230 mil. Se você tem no caixa R$ 180 mil, vale então optar pelo 250, ao invés do C 180 que tem um valor de R$ 115 mil. Agora, se você quer mesmo iniciar no segmento germânico com o menor valor possível, a opção é o C 180. Para você não ficar na dúvida de que Mercedes comprar, o WebMotors separou algumas matérias de apoio para a sua análise. Boa compra.
- Novo Mercedes-Benz Classe C coupé deve chegar ao Brasil no final de 2011.
- Veja como foi a estreia dos motores CGI no Brasil.
- Avaliamos do Mercedes-Benz C 200 Kompressor Avantgarde.
Mas se você pretende colocar um Mercedes-Benz Classe C usado na sua garagem, vale a pena passar pelo nosso Guia de compra sobre o Classe C.
Veja os números de vendas do Mercedes-Benz Classe C no Brasil Fonte: Jato Dynamics
Marca |
Modelo |
Versão |
ano_09 |
ano_10 |
MERCEDES |
C-CLASS |
1.6 C 180 KOMPRESSOR AUTO |
0 |
2 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 180 |
3 |
855 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 180 CGI BLUEEFFICIENCY CLASSIC SPECIAL |
0 |
7 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 180 KOMPRESSOR |
5 |
1793 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 180 KOMPRESSOR AUTO |
0 |
187 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 200 |
2 |
0 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 200 CGI |
0 |
260 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 200 CGI AVANTGARDE |
0 |
137 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 200 CGI TOURING |
0 |
5 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 200 KOMPRESSOR |
1490 |
525 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 200 KOMPRESSOR TOURING AVANTGARDE |
22 |
12 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 203 SWAGON |
0 |
1 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 230 |
1 |
1 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 230 V6 TOURING AVANTGARDE |
1 |
0 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 280 |
17 |
2 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 280 AVANTGARDE |
111 |
0 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 300 |
68 |
134 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 320 |
1 |
0 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 350 |
28 |
0 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 350 SPORT |
7 |
5 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 63 AMG |
91 |
68 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C 63 TOURING AMG |
8 |
2 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C200 CGI TOURING |
0 |
2 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C200 ELEGANCE |
0 |
1 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C200 KOMPRESSOR |
1 |
0 |
MERCEDES |
C-CLASS |
C320 |
0 |
1 |
MERCEDES |
C-CLASS |
I/MERCEDES C300 |
2 |
0 |
Ficha técnica - Mercedes-Benz C180 CGI
Motor | Quatro em linha, dianteiro, longitudinal, 16 válvulas, 1.796 cm³, com turbocompressor |
Potência | 156 cv gasolina a 5.000 rpm |
Torque | 310 Nm / 31,6 kgfm gasolina a 1.600 rpm |
Câmbio | Automático, com cinco marchas |
Tração | Traseira |
Direção | Por pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica |
Rodas | Dianteiras e traseiras em aro 17 de liga-leve |
Pneus | Dianteiros e traseiros 225/45 R17 e 245/40 R17 |
Comprimento | 4,58 m |
Altura | 1,44 m |
Largura | 1,77 m |
Entre-eixos | 2,76 m |
Porta-malas | 475 l |
Peso em ordem de marcha | 1.485 kg |
Tanque | 59 l |
Suspensão | Dianteira independente, tipo McPherson e traseira independente, tipo braços sobrepostos |
Freios | Disco ventilado na dianteira e sólido na traseira |
Preço | R$ 175.900 |
Todos os valores sugeridos do Mercedes-Benz
C 180 CGI: R$ 114.900,00 C 200 CGI Avantgarde: R$ 149.900,00 C 250 CGI Avantgarde Sport: R$ 175.000,00 C 250 CGI Sport: R$ 179.900,00 C 63 AMG: US$ 201.900,00 E 250 CGI: R$ 229.900,00 E 350 Avantgarde Executive: R$ 299.000,00 E 63 AMG: US$ 249.000,00 E 500 Guard blindado: R$ 420.000,00
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Mercedes-Benz C 220
Mercedes-Benz C 230
Mercedes-Benz C 240
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