Teste: WebMotors ficou a bordo do Classe C 250 CGI por 5 horas

Rodamos durante cinco horas com o sedã C 250 CGI Avantgarde Sport (R$ 175 mil), uma das meninas dos olhos da Mercedes Benz do mercado brasileiro


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Rodrigo Samy
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- A Mercedes-Benz lançou o Classe C 250 CGI no mercado brasileiro. Há pouco tempo o WebMotors avaliou o Mercedes-Benz Classe C 180 e confirmou que o modelo é uma boa opção para quem pretende ingressar na família Mercedes-Benz. Quando a linha de motores CGI chegou o diretor de vendas e pós-vendas de automóveis da Mercedes-Benz do Brasil, Dimitris Psillakis, disse: "Hoje, está cada vez mais evidente no Brasil o surgimento de novos consumidores para o segmento de carros de alto luxo. É para este público que estamos oferecendo a oportunidade de adquirir o seu primeiro Mercedes-Benz, trazendo uma linha de vanguarda na tecnologia automotiva". A ideia da marca alemã é vender 10 mil unidades de modelo da marca em 2011, sendo que no ano passado foram comercializados 8 mil carros. O Classe C tem uma responsabilidade de 41% no volume desses números.

Tudo bem que o WebMotors mostrou a nova Mercedes-Benz Classe C sedã, que mudará no segundo semestre, logo após inúmeros o flagrantes.

Para provar o potencial do Classe C equipado com um motor quatro-cilindros o WebMotors foi convidado pela empresa para fazer um circuito, de 300 km de distância, entre São Bernardo do Campo e Peruíbe, ambos os municípios situados no Estado de São Paulo.

Com 204 cv de potência máxima a 5.500 rpm, o Mercedes-Benz Classe C 250 CGI pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 s. Com um torque de 310 Nm, a empresa declara que o motor é equivalente a um V6. Com uma relação peso/potência de 7,3 kg/cv, o modelo apresentou boa desenvoltura nas ultrapassagens.

Durante o percurso, os pneus 225/45 R17 e 245/40 R17 calçados por rodas AMG de alumínio absorveram bem às irregularidades da pista. O trecho da BR-116 continua lastimável para o tráfego de qualquer veículo. A situação continua caótica e um trecho de apenas 3 km foi feito em uma hora. É quase impossível acreditar que a ligação rodoviária entre os Estados do Paraná e São Paulo está tão precária. Socorro! BR-116. Se não fossem os elementos da sopa de letrinhas que é composta por ESP, ABS, ASR e BAS, Active Brake Light, do CGI a árdua missão de ir à praia de baixo de uma chuva torrencial seria bem mais árdua.

Entenda o CGI

Nos motores de injeção direta a gasolina, a mistura ar/combustível se forma diretamente na câmara de combustão. Durante o tempo de admissão, somente o ar de combustão é puxado pela válvula de admissão aberta, com o combustível sendo injetado a alta pressão na câmara de combustão por meio de injetores especiais. A medição precisa, a preparação e a distribuição do ar admitido e do combustível injetado em cada tempo de combustão levam ao menor consumo de combustível e aos reduzidos níveis de emissão de poluentes.

Os injetores de combustível estão montados de tal forma que o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão em um determinado ângulo. O “jato” de combustível é precisamente controlado em função do movimento de carga e pressão interna da câmara de combustão. Isso resulta numa alta estabilidade de combustão, contribuindo decisivamente para a redução de emissões e o menor consumo de combustível.

O motor CGI conta ainda com o sistema de sobrealimentação, aproveitando a energia dos gases de escape para o acionamento do turbocompressor. Mediante o alto número de rotações do turbocompressor, comprime-se o ar a pressões de até 1,3 bar, passando por um radiador do tipo ar/ar antes de entrar no coletor de admissão. Com isso, resfria-se o ar de admissão, aumentando sua densidade.

Olha aí meu bem, prudência e dinheiro no bolso. Canja de galinha...

O degrau entre o C 180 e o C 250 é bem interessante, pois os equipamentos aplicados no modelo superior dão ao motorista uma passada bem próxima do Classe E. Aliás, a Mercedes lançou o Classe E 250 por R$ 230 mil. Se você tem no caixa R$ 180 mil, vale então optar pelo 250, ao invés do C 180 que tem um valor de R$ 115 mil. Agora, se você quer mesmo iniciar no segmento germânico com o menor valor possível, a opção é o C 180. Para você não ficar na dúvida de que Mercedes comprar, o WebMotors separou algumas matérias de apoio para a sua análise. Boa compra.

- Novo Mercedes-Benz Classe C coupé deve chegar ao Brasil no final de 2011.

- Veja como foi a estreia dos motores CGI no Brasil.

- Avaliamos do Mercedes-Benz C 200 Kompressor Avantgarde.

Mas se você pretende colocar um Mercedes-Benz Classe C usado na sua garagem, vale a pena passar pelo nosso Guia de compra sobre o Classe C.

Veja os números de vendas do Mercedes-Benz Classe C no Brasil Fonte: Jato Dynamics

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Marca

Modelo

Versão

ano_09

ano_10

MERCEDES

C-CLASS

1.6 C 180 KOMPRESSOR AUTO

0

2

MERCEDES

C-CLASS

C 180

3

855

MERCEDES

C-CLASS

C 180 CGI BLUEEFFICIENCY CLASSIC SPECIAL

0

7

MERCEDES

C-CLASS

C 180 KOMPRESSOR

5

1793

MERCEDES

C-CLASS

C 180 KOMPRESSOR AUTO

0

187

MERCEDES

C-CLASS

C 200

2

0

MERCEDES

C-CLASS

C 200 CGI

0

260

MERCEDES

C-CLASS

C 200 CGI AVANTGARDE

0

137

MERCEDES

C-CLASS

C 200 CGI TOURING

0

5

MERCEDES

C-CLASS

C 200 KOMPRESSOR

1490

525

MERCEDES

C-CLASS

C 200 KOMPRESSOR TOURING AVANTGARDE

22

12

MERCEDES

C-CLASS

C 203 SWAGON

0

1

MERCEDES

C-CLASS

C 230

1

1

MERCEDES

C-CLASS

C 230 V6 TOURING AVANTGARDE

1

0

MERCEDES

C-CLASS

C 280

17

2

MERCEDES

C-CLASS

C 280 AVANTGARDE

111

0

MERCEDES

C-CLASS

C 300

68

134

MERCEDES

C-CLASS

C 320

1

0

MERCEDES

C-CLASS

C 350

28

0

MERCEDES

C-CLASS

C 350 SPORT

7

5

MERCEDES

C-CLASS

C 63 AMG

91

68

MERCEDES

C-CLASS

C 63 TOURING AMG

8

2

MERCEDES

C-CLASS

C200 CGI TOURING

0

2

MERCEDES

C-CLASS

C200 ELEGANCE

0

1

MERCEDES

C-CLASS

C200 KOMPRESSOR

1

0

MERCEDES

C-CLASS

C320

0

1

MERCEDES

C-CLASS

I/MERCEDES C300

2

0




Ficha técnica - Mercedes-Benz C180 CGI

Motor

Quatro em linha, dianteiro, longitudinal, 16 válvulas, 1.796 cm³, com turbocompressor

Potência

156 cv gasolina a 5.000 rpm

Torque

310 Nm / 31,6 kgfm gasolina a 1.600 rpm

Câmbio

Automático, com cinco marchas

Tração

Traseira

Direção

Por pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Rodas

Dianteiras e traseiras em aro 17 de liga-leve

Pneus

Dianteiros e traseiros 225/45 R17 e 245/40 R17

Comprimento

4,58 m

Altura

1,44 m

Largura

1,77 m

Entre-eixos

2,76 m

Porta-malas

475 l

Peso em ordem de marcha

1.485 kg

Tanque

59 l

Suspensão

Dianteira independente, tipo McPherson e traseira independente, tipo braços sobrepostos

Freios

Disco ventilado na dianteira e sólido na traseira

Preço

R$ 175.900

Todos os valores sugeridos do Mercedes-Benz

C 180 CGI: R$ 114.900,00
C 200 CGI Avantgarde: R$ 149.900,00
C 250 CGI Avantgarde Sport: R$ 175.000,00
C 250 CGI Sport: R$ 179.900,00
C 63 AMG: US$ 201.900,00
E 250 CGI: R$ 229.900,00
E 350 Avantgarde Executive: R$ 299.000,00
E 63 AMG: US$ 249.000,00
E 500 Guard blindado: R$ 420.000,00

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Mercedes-Benz C 220

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Mercedes-Benz C 240

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