Toyot Gr Corolla (1)

Toyota GR Corolla: quem é o carro do vovô aqui?

Não se engane pelo nome. O hatch abandona a racionalidade do sedã e é uma máquina para se divertir - muito - ao volante

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 37,7/3000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,7 km/litro
      Estrada: 11,1 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • N/A
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.9

Overview

Essa é mais uma prova que um esportivo empolgante não precisa de milhares de cavalos de potência. A diversão - quase sempre - está nos menores pacotes


  • + Desempenho
  • + Garantia
  • + Pacote ADAS
  • - Central multimídia
  • - Porta-malas
  • - Conforto
 
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Já olhou para o seu irmão e se impressionou como duas pessoas nascidas do mesmo pai e da mesma mãe podem ser tão diferentes? Pois eu acho que é esse o choque que o Toyota GR Corolla causa sempre que cruza o caminho do sedã Corolla.

Apesar de ter nome e cara de Corolla, o hatch importado do Japão tem uma personalidade completamente oposta à do três volumes feito em Indaiatuba (SP). O GR Corolla deixa toda a racionalidade de lado para ser uma nervosa máquina de diversão.

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Mas como será que é guiar esse esportivo de bolso no cotidiano? Apesar das diferenças gritantes, será que é possível usar esse GR Corolla aqui da mesma maneira que aquele Corolla que todo mundo conhece? Confira a seguir.

Os preços do Toyota GR Corolla partem de R$ 416.990
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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Teste: Toyota GR Corolla

Diferentes desde o berço

Apesar das semelhanças, o que não faltam são diferenças.

Vendido no Brasil em duas versões - Core (R$ 416.990) e Circuit (R$ 461.990) - o GR Corolla é produzido em Motomachi, no Japão, numa linha de montagem dedicada que faz cada exemplar sem pressa e com uma boa dose de trabalho manual. 

Só para você ter uma ideia, na comparação com o hatch normal - que (infelizmente?) não é vendido no Brasil - , esse GR Corolla leva 349 pontos de solda a mais, além de 2,7 metros adicionais de adesivos estruturais. Isso sem contar os reforços na estrutura para garantir a rigidez do conjunto.

O pacote aerodinâmico do GR Corolla é todo pensado para ser funcional
Crédito: Divulgação
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E justamente por ser pensando como um carro para sempre ser guiado de forma rápida - no autódromo ou na rua - esse Corolla esportivo une forma e função nos mínimos detalhes.

Por exemplo: os elementos estéticos desse carro são funcionais - sejam por uma questão de aerodinâmica ou para manter a máquina operando -, enquanto as rodas de 18 polegadas fornecidas pela BBS são forjadas. Justamente para serem mais leves e resistentes que as de liga leve fundida.

E a construção refinada chega até ao teto, que nessa versão de topo Circuit é feito em fibra de carbono - real, nada de envelopamento.

Interior sóbrio

O GR Corolla mede 4,41 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,48 metro de altura e tem 2,64 metros de entre-eixos. É cerca de 20 cm mais curto que o sedã e com 6 cm a menos no espaço entre os eixos. Já o peso é de 1.480 quilos.

Por isso mesmo, o espaço interno - principalmente no banco traseiro - é menos amplo que no sedã. E o porta-malas é praticamente virtual, já que praticamente todo espaço é ocupado pelo estepe e a área restante permite levar uma ou duas mochilas pequenas. Tanto que a Toyota nem divulga no manual qual é a capacidade do bagageiro.

Mas tirando esses aspectos - quase irrelevantes para um carro esportivo e nada familiar -, diria que é na cabine que o hot hatch mais se confunde com o sedã. Justamente pelo acabamento sóbrio e quase monocromático preto.

É claro que os bancos dianteiros esportivos - com revestimento em couro e camurça - são bem mais chamativos e mais adequados para a proposta do carro que os que equipam o sedã, mas fica a impressão de que a Toyota não quis perder muito tempo na cabine para se concentrar no acerto do conjunto mecânico.

O interior monocromático preto é bastante sóbrio para um automóvel esportivo
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Tanto que o GR Corolla é até menos refinado que o Corolla sedã em alguns pontos. Apesar do painel configurável e com layout exclusivo, o hot hatch tem uma multimídia de sete polegadas de aspecto muito simples e sem muitos recursos, além de ficar devendo o espelhamento sem fio.

Na real? Nem senti falta de um sistema de som mais poderoso. Embora valha lembrar que o GR Corolla acabou de mudar no exterior e, além das mudanças mecânicas, visuais e estruturais, ganhou um sistema multimídia mais atual.

E esqueça também itens como apoio de braço central nos assentos dianteiros, saídas de ventilação para o banco traseiro ou até mesmo os sensores de estacionamento.

E no GR Corolla o freio de estacionamento eletrônico foi trocado por um sistema convencional, com alavanca. Mas, neste caso, a Toyota tem uma explicação técnica: é justamente para priorizar o controle máximo do carro.

O painel digital configurável é um ponto alto, mas a multimídia poderia ser melhor
Crédito: Reprodução/Webmotors
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Equipamentos

Apesar de todo o foco do GR Corolla em dirigibilidade, esse esportivo da Toyota tem uma lista bem razoável de itens de série nessa versão de topo Circuit, com itens como chave presencial, ar-condicionado de duas zonas, head-up display, coluna de direção regulável em altura e profundidade, carregador de celular por indução, painel digital, multimídia com tela de sete polegadas e câmera de ré. 

Já a cesta tecnológica e de segurança tem sete airbags e o pacote ADAS Toyota Safety Sense 3.0, com itens como frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, controlador adaptativo de velocidade, monitor de pontos cegos, farol alto automático e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Veja também

    O motor 1.6 de 304 cv de potência entrega desempenho e sonoridade absurdos
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    Mecânica

    O GR Corolla é equipado com um motor 1.6 turbo de três cilindros em linha com injeção direta de gasolina, que desenvolve 304 cv de potência e 37,7 kgf.m a 3.000 rpm de torque. O câmbio é manual de seis marchas e a tração é integral.

    No consumo, é possível tranquilamente atingir marcas de 10 km/l rodando de boa e no uso misto. Mas basta abusar um pouco mais do acelerador para ver o tanque de combustível de 50 litros secar com uma velocidade assustadora.

    De fato, esse conjunto mecânico é feito para acelerar sem se preocupar com a hora de abastecer. Com ele, o GR Corolla vai de zero a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge 229 km/h de velocidade máxima.

    Pode não ser extremamente veloz. Mas é praticamente tão ágil quanto um Porsche 911 Carrera T Cabriolet na arrancada - um modelo que custa o dobro desse GR Corolla.

    O GR Corolla tem suspensão McPherson na dianteira e multilink na traseira, enquanto os freios são a disco ventilado nas quatro rodas, combinados com pinças monobloco de alumínio.

    O câmbio manual de seis marchas é uma raridade mesmo entre os esportivos
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    Como é dirigir o GR Corolla?

    Se você é daqueles que acha que seria uma boa ideia trocar o seu carro normal por esse GR Corolla, então é melhor repensar.

    O GR Corolla sofre no uso urbano ou no trânsito. Você precisa pisar bem leve no acelerador para não ultrapassar os limites e é como se a cada segundo o carro gritasse por socorro para se livrar das correntes. E a embreagem, como é de se esperar em um carro potente como esse, é mais pesada que em automóveis normais.

    Isso sem contar que a suspensão é bem firme e desconfortável nas maravilhosas ruas de asfalto irregular das cidades brasileiras. Mesmo que você curta o estilo dos esportivos, chega uma hora que cansa usar o GR Corolla na cidade.

    Esse hot hatch tem alma de brinquedão. A Toyota diz que esse GR Corolla é um carro feito para quem gosta de carro. E ouso dizer que essa é uma daquelas raras ocasiões em que o marketing não exagera na dose.

    O GR Corolla tem opções de layout mais esportivas no quadro de instrumentos
    Crédito: Divulgação
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    Esse Toyota entrega altíssimas doses de diversão em linha reta e também naquela estradinha sinuosa e quase deserta. Uma máquina do tempo que faz você perder horas ao volante sem nem perceber.

    Apesar de soar relativamente manso em marcha lenta, em giros mais altos o motor ronca alto para um três canecos e se ouve o assovio do turbo a cada acelerada mais forte. Tanto que eu rodei a maior parte do tempo com o som desligado para não estragar essa sinfonia dos 304 cv. E, por isso mesmo, nem me incomodei com a multimídia limitada.

    E você nem precisa ter habilidade de piloto para aproveitar bem a máquina. Um dos recursos bacanas do GR Corolla é o sistema iMT. Com o simples acionar de um botão, o carro realiza o punta tacco de maneira automática nas reduções de marcha. Legal, né!?

    Ah, e tem ainda o sistema de tração integral, que permite alterar manualmente a distribuição e jogar até 70% da tração nas rodas traseiras. É a certeza de que esse Corolla vai engolir qualquer curva, com o perdão do trocadilho, com uma roda nas costas.

    O GR Corolla é uma bela opção para qualquer coleção de carros esportivos
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    Vale a pena comprar um GR Corolla?

    Diria que o lance com o GR Corolla vai além de uma questão de vale a pena ou não. É claro que faz sentido comparar esse hot hatch da Toyota com o concorrente direto Honda Civic Type R.

    Afinal, são dois modelos que se equivalem em porte, proposta e preço. Mas, no final das contas, têm características bem diferentes entre si. O GR Corolla me agrada mais em alguns pontos e o Type R, em outros. Mas um comparativo entre os dois fica para uma outra oportunidade.

    Em um mundo ideal, gostaria de ter o GR Corolla na garagem junto de vários outros esportivos. E não acho que eu seja o único a pensar desse jeito por aqui...

    Ancora: Conclusão Score

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    Veja também

      Ficha Técnica

      TOYOTA - GR COROLLA - 2024
      1.6 TURBO GASOLINA CIRCUIT GR-FOUR MANUAL
      R$ 461990

      Motor / Desempenho / Consumo +

      • Cilindrada (litros)
      • 1.6
      • Disposição dos cilindros
      • Linha
      • Número de cilindros
      • 3
      • Número de válvulas por cilindro
      • 4
      • Número de válvulas (comercial)
      • 12V
      • Comando de Válvulas
      • DOHC
      • Comando de válvulas variável
      • Sim
      • Alimentação
      • Turbo
      • Intercooler
      • Sim
      • Potência (cv/rpm)
      • 304/6500
      • Torque (kgfm/rpm)
      • 37,7/3000
      • Velocidade máxima (km/hora)
      • 229
      • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
      • 4,9
      • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
      • 8,7
      • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
      • 11,1
      • Fonte consumo
      • INMETRO

      Transmissão +

      • Transmissão
      • Manual
      • Número de marchas
      • 6
      • Localização do câmbio
      • Assoalho
      • Tração
      • Integral permanente
      • Nomenclatura da tração (comercial)
      • GR-FOUR

      Freios / Suspensão / Direção +

      • Freios dianteiros
      • Disco ventilado
      • Freios traseiros
      • Disco ventilado
      • Freio de estacionamento
      • Manual
      • Suspensão - Dianteira
      • McPherson
      • Suspensão - Molas dianteiras
      • Helicoidal
      • Suspensão - Traseira
      • Multilink
      • Suspensão - Molas traseiras
      • Helicoidal
      • Direção - Assistência
      • Elétrica
      • Direção - Ajustes
      • Altura e profundidade

      Dimensões e Capacidades +

      • Comprimento (mm)
      • 4407
      • Largura (mm)
      • 1851
      • Altura (mm)
      • 1479
      • Entre-eixos (mm)
      • 2640
      • Altura em relação ao solo (mm)
      • 120
      • Capacidade tanque de combustível (litros)
      • 43
      • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
      • 1485

      Tecnologia / Conectividade +

      • Sistema de áudio - Tipo
      • Multifunções
      • USB
      • Sim
      • Bluetooth
      • Função Streaming
      • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
      • 7"
      • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
      • Sim
      • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
      • Apple CarPlay + Google Android Auto
      • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
      • Via espelhamento (smartphone)
      • Controle de áudio
      • No volante

      Rodas e Pneus +

      • Tipo de roda - Tipo de roda
      • Liga leve
      • Tipo de roda - Design/cor
      • Customizada
      • Dianteira - Aro (pol.)
      • 18
      • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
      • 235/40
      • Traseira - Aro (pol.)
      • 18
      • Traseira - Pneus (largura/perfil)
      • 235/40
      • Estepe
      • Space saver

      Garantia +

      • Garantia total do veículo - Duração (meses)
      • 60
      • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
      • 60
      • No Bolso8.0
      • Tecnologia7.9
      • Vida a bordo7.9
      • Desempenho10.0
      • Opinião do repórter9.7
      • + Desempenho
      • + Garantia
      • + Pacote ADAS
      • - Central multimídia
      • - Porta-malas
      • - Conforto
       
      8.9

      • Evandro Enoshita
      • Com 38 anos e apaixonado por carros desde sempre, atuo há mais de dez anos no segmento automotivo. Além da Webmotors, já passei por publicações como a revista Motor Show e o portal iG.
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      Tags:Toyota
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