Volvo V40 Cross Country chega por R$ 141.500

WebMotors testa hatch que cobra caro por maquiagem aventureira e tração integral


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Poucas pessoas abririam um sorriso ao ver seu Audi A3, BMW 118i ou um Volvo V40 coberto de barro. Mas a marca sueca apresenta uma novidade que prega justamente o contrário. Ela quer, sim, que seu cliente leve o novo V40 CrossCountry para desbravar estradas de terra. Mas não pense que ele vá encarar os desafios com a mesma disposição do XC60. WebMotors testou o V40 num trajeto de 150 km em São Paulo e mostra para quem o hatch vale a pena.

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O CrossCountry e seu visual aventureiro desembarcam no país por R$ 141.500. A marca espera vender 300 unidades do modelo até o final do ano, o que deve corresponder a cerca de 40% do mix do modelo de entrada da marca. Além da maquiagem o CrossCountry também conta com tração integral e uma leve elevação na altura em relação ao solo.


Como anda?


Seriam essas diferenças suficientes para evocar o espírito de um XC60 no hatch? É, bem.. Não. O V40, assim como outros brasileiros no segmento de “aventureiros de imagem”, é mais visual do que funcional. Ele se difere do V40 Dynamic de entrada pelos novos para-choques com apliques em plástico preto, grade com nova grelha, barras transversais no teto e rodas exclusivas na cor grafite. E como o hatch se desenvoltura na terra? Com pequena vantagem em relação a qualquer hatch médio convencional.


A primeira delas está nos 4 cm a mais em relação ao solo, que faz com que ele não sofra em valetas ou buracos, até mesmo na cidade. A tração integral também mantém o modelo preso ao chão e tracionado em estradas batidas de terra, evitando derrapagens desconfortáveis. É mais alto do que modelos como Audi A3 ou VW Golf. Mas nem pense em enfiar o CrossCountry numa trilha pesada. Ele não tem porte, nem altura e definitivamente não nasceu para isso.


Sob o capô, o CrossCountry traz o mesmo motor da versão esportiva R-Design, um potente 2.0 turbo, de cinco cilindros e 210 cv de potência a 6.000 rpm e 30,6 kgfm de torque, disponíveis entre 2.700 e 5.000 rpm.  São 30 cv a mais que o Dynamic e fôlego de sobra tanto para a cidade como na estrada. O V40 se mostrou bem esperto no circuito urbano e ainda mais durante ultrapassagens na estrada, sobretudo com a alavanca do câmbio está na posição S.


O CrossCountry, assim como toda a linha V40, porém, não é tão esportivo quanto a marca sueca prega. O modelo deve borboletas atrás do volante, já que a ausência delas torna a condução menos empolgante. O ronco do motor de 5 cilindros, porém, adiciona emoção. A suspensão tem como mantra o equilíbrio, por não ser tão dura e esportiva, tampouco mole.


Equipamentos e mercado


O cardápio de equipamentos do V40 é vasto, mas também eleva bastante o preço do hatch. O primeiro pacote High Tech sai por R$ 10 mil e traz sistema de navegação GPS, câmera traseira de estacionamento, sistema que estaciona o carro sozinho Park Assist e leitor DVD. O segundo pacote Safety foca na segurança e cobra R$ 15 mil a mais por ela.


Ele traz sistema de detecção de ponto cego, alerta ao condutor, de detecção de pedestres, de placas de sinalização, de assistente de mudança de faixa, de alerta de tráfego lateral, piloto automático adaptativo e airbag externo para pedestres. Juntos, eles elevam o V40 Cross Country para R$ 166.500.


Quer mais do que isso? Vale destacar a central multimídia Sensus Connected Touch, com a possibilidade de conexão a internet 3G ou 4G. Esta, porém, é oferecida como acessório e custa R$ 7.690, o que elevaria o preço do V40 Cross Country para R$ 174.190, valor bastante elevando para um hatch médio, ainda mais se levar em conta que o utilitário esportivo XC60 parte de R$ 154.950. Quer aventura? O SUV vale mais a pena. Você não vai nem passar perto da terra e busca um hatch com design arrojado? Escolha pelo novo V40 CrossCountry.

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