Volvo Xc40 Inscription T5 Recharge 9311

Volvo XC40 Inscription, híbrido, faz até 24,5 km/l

Aceleramos a versão intermediária do SUV compacto premium, que tem desempenho esportivo, muito luxo e bebe quase nada

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 42/1500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 460 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.7

Overview

Aceleramos a versão intermediária do SUV compacto premium, que tem equipamentos para rodar em modo semi-autônomo e consegue fazer 24,5 km/l na cidade.


  • + Consumo
  • + Acabamento
  • + Lista de equipamentos farta
  • + Modo semi-autônomo
  • - Preço
 
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Dia de acelerar e conhecer a linha 2022 do Volvo XC40, o SUV de entrada da marca sueca aqui no Brasil e que agora só oferece versões híbridas em território nacional. O XC40 foi o carro mais vendido pela empresa no primeiro semestre deste ano e a configuração que escolhemos para testar foi justamente a mais emplacada, a Inscription T5 Recharge Plug-in Hybrid, que custa R$ 294.950.

Por quase R$ 300 mil, o carro vem completinho, consegue rodar em modo semi-autônomo, tem bom espaço interno e porta-malas, é muito bem acabado por dentro e ainda tem a capacidade de fazer surreais 24,5 km/l de gasolina na cidade. Venha comigo nesta resenha que vou te mostrar mais detalhes sobre o híbrido da marca sueca.

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Como é o Volvo XC40 Inscription

O desenho do carro já é conhecido há alguns anos, mas não temos como deixar de enaltecer e beleza do design desse SUV. Com frente invocada, jeitão imponente e porte agressivo, apesar de ser um SUV compacto, o XC40 é a porta de entrada para o mundo dos carros suecos. Essa versão é, na linha 2022, a do meio e custa quase R$ 295 mil.

Abaixo temos a Inscription Express, a antiga Momentum, que agora sai por R$ 269.950. Acima temos a R Design, de R$ 299.950, ou quase 300, e depois só a 100% elétrica, que também tem o sobrenome Recharge, mas é chamada pela turma nórdica de "Pure Electric" e custa quase 400 - R$ 389.950.

Dentro, muito luxo

Na parte de dentro, todo o luxo e sofisticação que vemos em carros alemães dessa categoria, como Audi Q3, BMW X1 e X2, Mercedes-Benz GLA, além de modelos de outros países que também concorrem neste segmento, como Jaguar E-Pace e Range Rover Evoque, está presente.

Tem até acabamento de madeira, chamada pela Volvo de Driftwood, nos painéis das portas, na parte principal do painel e espalhado por outras partes da cabine. Mas o grande charme é a manopla do câmbio feita de cristal, pela grife Orrefors, que é ainda mais bonita quanto vista à noite.

Outra coisa muito boa na cabine é a central multimídia de 9 polegadas na vertical, algo que temos visto se tornar cada vez mais comum em modelos de outras marcas, mas que de fato começou com os carros da Volvo - pelo menos aqui no Brasil, já que lá fora alguns carros da Tesla também têm esse conteúdo.

No XC40, a central resume tudo em quatro importantes pilares: o GPS no primeiro; o sistema de som no segundo slot, que pode mostrar os comandos do rádio ou de conexões via Bluetooth ou cabo USB; as informações sobre o telefone conectado no terceiro espaço e os dados de consumo de sua viagem ou informações personalizadas pelo motorista no último.

Já os controles do ar-condicionado e funções adicionais ficam nos contornos dessa tela, de forma realmente fácil de entender, como se fosse um tablet. Há possibilidade de se usar CarPlay e Android Auto, mas em carros da Volvo, hoje em dia, somente por cabo. Também há outra tela digital no painel, que fica atrás do volante, tem 12,3 polegadas e ainda oferece a opção de ser personalizável.

Completaço

Em termos de equipamentos, o XC40 Inscription vem de série com carregador de celular sem fio; duas entradas USB para recarga e conexão de dados com a central; duas USB-C nos bancos traseiros; ar-condicionado de duas zonas; direção elétrica; vidros e travas elétricos e diversos porta-objetos pela cabine.

Outro barato é o fato de não ter caixa de som nas portas, o que amplia o espaço para levar garrafas maiores. O teto solar panorâmico e o sistema Volvo On Call são outros recursos que completam a lista e fazem do modelo um competidor ainda mais forte dentro desse segmento.

Volvo Xc40 Inscription T5 Recharge 9197
A manopla do câmbio do Volvo XC40 Inscription é feita de cristal
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Já no quesito segurança, o carro vem com alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego; chave inteligente programável; faróis full-LED com regulador do facho e sistema inteligente anti-ofuscamento e rodas de alumínio aro 19"; além dos quase obrigatórios controles eletrônicos de tração e estabilidade; freio de estacionamento por botão; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro por câmera; sensor de chuva e crepuscular; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; assistente de descidas e subidas incorporado ao assistente de partidas em rampa e abertura e fechamento elétricos do porta-malas.

Anda sozinho

Quem completa a farta lista de equipamentos mencionada acima é o sistema que a marca chama de Pilot Assist, que era oferecido como opcional há alguns anos e hoje faz parte do pacote de série de todos os modelos da empresa no Brasil.

Assim como em alguns outros modelos do segmento de luxo, também de outras fabricantes, você aperta um botão que dá ao carro a possibilidade de "assumir o comando". Combinado ao controle de cruzeiro adaptativo, que também faz parte do pacote, o XC40 identifica a faixa onde está e o carro à frente, por meio de sensores, câmeras e radares, para ativar o sistema semi-autonômo.

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Volvo XC40 Inscription "assume o comando" do volante ao você apertar apenas um botão
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Na prática, o carro faz curva, freia, acelera e retoma velocidades a partir do zero sem que sejam necessárias ações do motorista. A única coisa que precisa ser feita é colocar as mãos no volante a cada 10 s para avisar o sistema que o motorista está acordado. Em um futuro não muito distante, encostar as mãos não vai mais ser preciso e poderemos dizer que o carro anda sozinho sem a nossa intervenção...

Consumo de outro mundo

Você pode não acreditar, mas o XC40 híbrido consegue fazer até 24,5 km/l na cidade e 22,3 km/l na estrada, graças justamente ao sistema híbrido que faz parte de seu conjunto mecânico. Começamos a parte técnica pelo consumo porque impressiona ver que um SUV como esse consegue rodar até 1.200 quilômetros na cidade com apenas um tanque, graças à capacidade de 49 litros.

O responsável por números tão surreais é a combinação de um motor 1.5 de três cilindros, turbo, com injeção direta, que rende 180 cv e 27 kgf.m de torque, com um elétrico, dianteiro, de 82 cv e 16,3 kgf.m - o sobrenome T5 vem justamente dessa especificação. Juntos, rendem 262 cv e 43,3 kgf.m de torque.

Motor 1.5 de três cilindros, turbo, com injeção direta, rende 180 cv de potência e 27 kgf.m de torque
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Isso também significa que os números de desempenho do carro são ótimos: 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, velocidade máxima de 180 km/h e capacidade de rodar até 47 km só no modo elétrico. Isso pode ser traduzido da seguinte maneira: se você roda suave, não percorre mais de 30 quilômetros por dia e ainda consegue deixar o carro na tomada em casa, é possível ficar meses sem reabastecer.

Outro fator que influencia nos ótimos números é o excelente câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem, que oferece trocas ligeiras de acordo com o modo de condução. São cinco deles: "Hybrid", para uso cotidiano; "Pure", 100% elétrico; "Power", para tocada mais esportiva; "Off-road" para uso fora-de-estrada, embora a tração seja dianteira; e "Individual", que permite ao motorista escolher seus estilo de condução.

Espaço interno e porta-malas

Espaço traseiro pode ser comparado ao de um sedã médio, como o Toyota Corolla, que tem o mesmo entre-eixos de 2,70 m, com a diferença de que em um SUV você tem mais espaço para a cabeça devido ao desenho mais alto e robusto.

Espaço interno do Volvo XC40 Inscription  pode ser comparado ao de um sedã médio
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Mesmo com o banco da frente posicionado para quem tem 1,80 m, fiquei confortável no espaço traseiro. O único detalhe é que, como o XC40 tem uma bateria que fornece energia ao motor elétrico, que é dianteiro, o espaço para as pernas de quem vai no meio fica comprometido, já que o túnel central é bem alto.

É por isso preferimos dizer que no espaço traseiro cabem duas pessoas adultas com conforto ou três crianças. Pelo menos há saídas de ar, duas entradas USB-C para carregar eletroeletrônicos e até um descansa-braço central. O porta-malas também é muito bom para a categoria, com 460 litros de capacidade.

Conclusão

O Volvo XC40 na versão Inscription pede praticamente R$ 295 mil para estar na sua garagem. Embora exista uma versão mais em conta, a Inscription é a que tem o melhor custo-benefício e quer se tornar sua porta de entrada ao mundo de híbridos da Volvo, que há algum tempo decidiu vender somente carros eletrificados no Brasil.

O SUV é completo, bem acabado, luxuoso, anda muito e bebe (bem) menos que muito carro 1.0 popular. Tem todos os requisitos para entrar na garagem de quem busca um utilitário compacto do segmento premium e pensa em fugir dos tradicionais carros alemães. Se ele for a sua escolha, dê adeus ao seu amigo frentista e curta os momentos de descanso na hora do trânsito.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

VOLVO - XC40 - 2022
1.5 T5 RECHARGE INSCRIPTION GEARTRONIC
R$ 299950

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.5
  • Cilindrada cm³
  • 1499
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível secundário
  • Elétrico
  • Alimentação
  • Turbo
  • Start-Stop
  • Sim
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • Drive-E
  • Potência (cv/rpm)
  • 262/5800
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 42/1500
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 205
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 7,3

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automatizada DCT
  • Número de marchas
  • 7
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • Geartronic
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira
  • Nomenclatura da tração (comercial)
  • FWD

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco ventilado
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4425
  • Largura (mm)
  • 1863
  • Altura (mm)
  • 1652
  • Entre-eixos (mm)
  • 2702
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 211
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 11400
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 21,7
  • Ângulo de saída (graus)
  • 30,4
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 48
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 460
  • Peso bruto (kg)
  • 1871
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1871
  • Carga útil (kg)
  • 517

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Comando de voz
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 12,3"
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Concierge - Nomenclatura (comercial)
  • Volvo on Call
  • Concierge - Segurança
  • Sim
  • Concierge - Emergência
  • Sim
  • Concierge - Navegação
  • Sim
  • Concierge - Diagnóstico técnico
  • Sim

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 19
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 235/50
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 19
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 235/50
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 24
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 24
  • No Bolso8.6
  • Tecnologia9.8
  • Vida a bordo9.7
  • Desempenho9.7
  • Opinião do repórter9.6
  • + Consumo
  • + Acabamento
  • + Lista de equipamentos farta
  • + Modo semi-autônomo
  • - Preço
 
9.7

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