Volvo XC60 é opção mais acessível para fugir dos tradicionais

Carro importado da Bélgica traz sistema inédito de assistência à frenagem e motor turbinado de 285 cv de potência máxima


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- Na semana passada o WebMotors publicou o teste com o Chevrolet Captiva V6 de 261 cv por R$ 103,99 mil. O SUV da GM impressiona e oferece um bom custo/benefício. Agora, se você procura algo mais sofisticado, invista mais R$ 34,51 mil e leve para casa um Volvo XC60. O principal concorrente deste modelo é o Land Rover Freelander, que tem um valor sugerido de R$ 130 mil, e o BMW X3, que sai por R$ 226 mil. Apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2008, o Volvo XC60 chega em três versões de acabamento: Comfort R$ 138,50 mil, Dynamic R$ 156,50 mil e Top R$ 165,90 mil.

O WebMotors foi conferir de perto como anda o carro de origem sueca mas importado de Ghent, na Bélgica na região metropolitana de São Paulo, em sua versão top de linha.

A primeira impressão é a de um modelo equilibrado e com design “limpo”. Ele não é um daqueles crossover que impressionam pelo exagero de cromados, ou por apresentar linhas robustas. Ele segue o estilo “come quieto”, principalmente pelo seu motor turbinado de 6 cilindros em linha e 285 cv de potência a 5.600 rpm.

O carro não precisa extrapolar na estética para afirmar que tem fôlego. Tanto que, sem abacaxis, ele chama a atenção por onde passa. O torque de 400 Nm começa a apenas 1.500 rpm e a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita, segundo a Volvo, em 7,5 s. A velocidade máxima, controlada eletronicamente, é de 210 km/h.

O Volvo XC60 é 200 mm menor que o XC70 e mais baixo do que XC90. Ele tem 4,62 m de comprimento, 2,77 m de entreeixos, 2,14 m de largura e 1,71 m de altura. Com um peso total de 1.825 kg, a relação peso/potência fica em 6,2 kg/cv. Um número baixo, principalmente para o segmento de SUV.

Sopa de letrinhas

Desde que nos conhecemos por gente a Volvo é sinônimo de segurança. Dizem as más línguas que o desenvolvimento de equipamentos evoluídos foi criado para resguardar o mercado interno sueco dos produtos importados. Já as boas falam que a segurança sempre foi a principal preocupação da marca.

Entre os equipamentos de segurança disponíveis estão o sistema de freios com ABS e EBA, travamento de descida HDC uma espécie de reduzida, controle anticapotamento RSC, controle dinâmico de estabilidade e tração DSTC e proteção contra impactos laterais SIPS.

Além da prévia alfabética acima, o Volvo XC60 conta com o sistema City Safety, que “estanca” a velocidades de até 30 km/h sem a necessidade de o motorista pisar no pedal do freio. Ele só funciona se há risco iminente de colisão. Caso a diferença da velocidade relativa entre os dois carros seja inferior a 15 km/h, o dispositivo ajuda o motorista a evitar totalmente a colisão. Entre 15 e 30 km/h, o City Safety reduz a velocidade o máximo possível antes do impacto. Veja se o sistema funciona.

Ao volante

Tanto o assento do motorista como o do passageiro contam com regulagens elétricas. Os comandos são à mão e a visibilidade oferece poucos pontos cegos. Outra tecnologia inovadora é o sensor de ponto cego. Isso mesmo! Logo abaixo dos espelhos retrovisores há uma câmera que detecta quando um veículo ou uma motocicleta está passando na lateral do Volvo. O aviso é feito por uma luz laranja interna próxima à região do espelho.

Durante o teste pegamos a rodovia Presidente Dutra com chuva. Nada abalou a estabilidade do automóvel, principalmente em trechos mais sinuosos. Outro ponto positivo do Volvo é a boa “fisgada” das pinças nos discos de freios, de 328 mm na dianteira e 302 mm na traseira. O arrasto a 120 km/h chega perto de 60 m, segundo a montadora sueca.

O conforto ao pilotar fica por conta dos detalhes em alumínio escovado aplicados ao console flutuante, o mesmo que estreou no Volvo S40 em 2004. O comandos do ar-condicionado digital de duas zonas ficam ali.

A transmissão automática de seis velocidades acompanha o motor 3-litros. A posição “S” esportiva responde com rapidez à tocada. Ela é até um pouco incoerente para o fluxo natural do trânsito. Em avenidas mais “cheias”, a posição “D” drive é a melhor saída. Se o usuário quiser trocar a marcha manualmente, o Volvo XC60 oferece esta possibilidade.

A tração integral distribui automaticamente a direção entre as rodas dianteiras e traseiras. A função Instant Traction alterna a força das rodas da frente para as de trás em baixas velocidades, por exemplo, quando o carro parte de uma superfície escorregadia.

E o bolso?

Segundo a Volvo, o sistema City Safety vai favorecer o consumidor na hora de fechar o valor do seguro. Os representantes da marca no Brasil acreditam que haverá uma redução de 15% no preço do serviço. A previsão é de que sejam comercializadas mil unidades do XC60 durante 2009.

FICHA TÉCNICA – Volvo XC60

MOTORQuatro tempos, seis cilindros em tinha, transversal, quatro válvulas por cilindro, refrigeração a água, a gasolina, 2.953 cm³
POTÊNCIA285 cv a 5.600 rpm
TORQUE400 Nm a 1.500 rpm
CÂMBIOAutomático de seis velocidades
TRAÇÃOAWD Integral
DIREÇÃO Por pinhão e cremalheira; hidráulica progressiva
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 18”,de liga-leve
PNEUS Dianteiros e traseiros 235/60 R18
COMPRIMENTO 4,62 m
ALTURA 1,71 m
LARGURA 1,89 m
ENTREEIXOS 2,77 m
PORTA-MALAS 495 l
PESO em ordem de marcha 1.825 kg
TANQUE70 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira independentes, com braços articulados
FREIOS Discos ventilados na dianteira e na traseira
CORES Não declaradas
PREÇOR$ 165,90 mil versão Top


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