Volgo Xc90 02

Volvo XC90 vai bem além da eletrificação

Versão Inscription híbrida do maior SUV da marca sueca preza pela tecnologia e conforto a bordo

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 40,8/2200 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 15,5 km/litro
      Estrada: 17,4 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • N/A
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9

Overview


  • + Itens de série
  • + Conforto
  • - Falta de estepe
  • - Ausência de borboletas no volante
 
  • 0.0 Estrela icone
  • 0.0 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Volvo XC90 vai bem além da eletrificação
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Houve um tempo em que o conceito "segurança" definia os veículos da Volvo. A partir de 2021, no entanto, a montadora de origem sueca só venderá modelos híbridos no Brasil. E um dos protagonistas para atingir esta meta é o grandalhão XC90 T8, terceiro modelo mais vendido da marca e líder em sua categoria.

Volgo Xc90 08
Volvo XC90 é um dos protagonistas da estratégia da Volvo de investir em híbridos
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Comercializado desde 2017 no mercado brasileiro em sua versão Inscription (preço inicial de R$ 434.950), o modelo preza, sim, pela segurança e eficiência energética. Mas é, sobretudo, uma orientação no que diz respeito à tecnologia e conforto.

Dotado de um motor elétrico de 87 cv e 24,5 kgf.m de torque combinado a um 2.0 turbo a gasolina de 320 cv e 40,8 kgf.m, o modelo traz uma lista interminável de itens de série focados em assistência à condução e comodidade. No primeiro grupo, destacam-se o ACC, pilot assist, detector de ponto cego, alerta de mudança de faixa, assistente de estacionamento, leitura de placas e trava infantil automatizada.

Volvo Xc90 17
Volvo XC90 vem equipado com diversos itens de conforto para motoristas e passageiros
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Já entre os elementos de conforto, ventilação e aquecimento dos bancos, ar-condicionado de quatro zonas, sete assentos rebatíveis, além de ângulo de abertura da tampa do porta-malas regulável - e por sensor no para-choque.

SUV familiar

A viagem em família pode ser partilhada entre sete assentos e dispõe de uma área que varia entre 262 e 721 litros de capacidade no porta-malas. Quem vai no fundão - que não se limita a ser um espaço kids, já que a segunda fileira de bancos pode ser empurrada para a frente e, assim, é possível acomodar um adulto de até 1,70 m - sente o balanço da carroceria. Afinal, ele tem quase 1,80 m de altura e grandes rodas de 21 polegadas.

Para minimizar a sensação de balanço, é possível escolher entre cinco modos de condução (elétrico, híbrido, dinâmico, AWD e off-road) e, assim como outras diretrizes dinâmicas (direção e resposta do acelerador), a suspensão a ar também se torna configurável no quesito altura.

Não só esta medida, no entanto, marca presença no desempenho dinâmico, mas também o peso de 2,5 toneladas é sentido nas retomadas de velocidade - e é nessa hora que as borboletas atrás do volante fazem falta, mesmo com o trabalho pleno do turbo já a 2.200 giros de torque.

Ideal para famílias numerosas, Volvo XC90 tem espaço para sete pessoas
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

A proposta desta versão, no entanto, não é esportiva, apesar de não ter como não criar esta expectativa ao volante do SUV de quase meio milhão. Para os mais apressados, porém, por cerca de R$ 10 mil a mais, é possível levar a configuração R-Design para casa.

Por falar em trocas de velocidade, atenção especial para a manopla do câmbio automático de oito velocidades, lapidada em cristal sueco e em total sintonia com o bom gosto e minimalismo escandinavo do design interno.

A manopla do câmbio automático de oito velocidades do XC90 é lapidada em cristal sueco
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

O estilo da cabine, inclusive, surpreende muito mais que o externo, diga-se de passagem: couro, madeira de freixo, alumínio e black piano para emoldurar o "tablet" de 9 polegadas que comanda e orienta as funções do carro e interage, por meio de cabo, com o sistema Android ou IOS do celular.

Rede eletrificada

Para estruturar a ofensiva híbrida da sua linha, a Volvo criou uma parceria com o Waze para facilitar a rotina dos proprietários de veículos com este tipo de propulsão. Ao digitar "Eletroposto Volvo", o aplicativo direciona a alguns estabelecimentos que têm torre de carregamento.

Uma carga completa pode levar de três a seis horas e garante cerca de 40 quilômetros de autonomia no modo totalmente elétrico. O equipamento já vem com cabo disponível, mas também é possível adquirir o acessório à parte nas concessionárias.

Volvo XC90 preza não somente pela segurança e eficiência energética, mas também pela tecnologia e conforto
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

 

 

Ficha Técnica

VOLVO - XC90 - 2021
2.0 T8 HYBRID INSCRIPTION AWD GEARTRONIC
R$ 509950

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada cm³
  • 1969
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 11,3:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Híbrido
  • Intercooler
  • Sim
  • Start-Stop
  • Sim
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • Drive-E
  • Potência (cv/rpm)
  • 407/5700
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 40,8/2200
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 15,5
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 17,4
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática

Freios / Suspensão / Direção +

  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Direção - Assistência
  • Elétrica

Dimensões e Capacidades +

  • Diâmetro de giro (mm)
  • 11200

Tecnologia / Conectividade +

  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Controle de áudio
  • No volante

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 20
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 275/45
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 20
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 275/45
  • No Bolso8.5
  • Tecnologia9.0
  • Vida a bordo9.7
  • Desempenho8.5
  • Opinião do repórter8.3
  • + Itens de série
  • + Conforto
  • - Falta de estepe
  • - Ausência de borboletas no volante
 
9

Compartilhar
Comentários