Motos 5 min. de leitura

BMW R 1300 RT evolui para outra dimensão

A touring alemã já era uma "nave" e agora, com aprimoramentos, ficou incrivelmente completa. Mas o design é polêmico…

Roberto Dutra
Roberto Dutra

Patrocinado

Às vezes a divisão de motocicletas da BMW – a BMW Motorrad – gosta de brincar com fogo. Pega o mundo de surpresa ao lançar um novo modelo, ou uma atualização de algum já existente, que vira do avesso as convicções e o gosto de seus fãs. Foi isso o que aconteceu com o lançamento da BMW R 1300 RT lá na Alemanha

7
BMW R 1300 RT entra em pré-venda no Brasil
Bmw R 1300 Rt 10Crédito: Divulgação

Como nome e sobrenome entregam, essa é a nova geração da conhecida touring, que aqui no Brasil ainda existe como R 1250 RT. A R 1250 RT já era – e ainda é – impressionante, mas agora parece uma moto de 20 anos atrás. E tem apenas seis…

É que a nova R 1300 RT leva o modelo touring para outra dimensão – em design, desempenho e ainda em tecnologias.

Anuncie seu veículo na Webmotors com 20% de desconto

7
A BMW R 1300 RT está em pré-venda no Brasil e chegará às lojas em outubro
Bmw R 1300 Rt 6Crédito: Divulgação

O design da nova BMW R 1300 RT

Gosto é particular de cada um e a beleza esta nos olhos de quem vê. Então muita gente vai curtir o design da moto – e muita gente também não vai gostar. Eu ainda não consegui decidir se gostei ou não. Às vezes acho que sim, às vezes acho que não. Não sei.

Mas é fato que o novo conjunto jamais passará despercebido. A moto tem nova carenagem dianteira, projetor de luz central, luzes de rodagem diurnas – tudo em LED -, para-brisa alto, “flaps” laterais ajustáveis, retrovisores que se incorporam perfeitamente à carenagem, acabamentos laterais, baús aerodinâmicos e lanterna discreta.

7
BMW R 1300 RT entra em pré-venda no Brasil
Bmw R 1300 Rt 5Crédito: Divulgação

Alguém aí lembra da BMW K1?

A frente é tão diferente que me lembrou a famosa BMW K1, touring de pegada esportiva que a BMW lançou em 1988. Era tão diferente que virou referência e redefiniu parâmetros para motos carenadas na época.

A nova R 1300 RT pode até não ser uma virada de chave tão radical quanto foi a K1 foi em sua época, mas é muitíssimo diferente. O caro leitor terá que decidir se gostou ou não. E vale lembrar que isso parece estar na “moda”: a Suzuki GSX-S 1000 GT, touring com pegada esportiva, também tem design no mesmo estilo.

Acompanhe as notícias do “WM1” em nosso canal do WhatsApp

7
BMW R 1300 RT entra em pré-venda no Brasil
Bmw R 1300 Rt 10Crédito: Divulgação

Enquanto isso, saiba que, por baixo da roupa exótica e algo futurista, há um conjunto mecânico e tecnológico muitíssimo convincente.

O motor é o mesmo bicilíndrico boxer que já vemos na big trail R 1300 GS, lançada no Brasil no início deste ano. Tem 1300 cm³, 145 cv de potência e quase 15 kgfm de torque.

A transmissão tem seis marchas, e pode ser automatizada como na R 1300 GS Adventure, a “GSA” recém-lançada no Brasil. E a secundária é por eixo cardã, que segura a roda lá atrás com uma balança monobraço.

7
Bmw K1
Bmw K1Crédito: Divulgação

Tecnologias a bordo

Para que o leitor não tenha que ler um parágrafo interminável, confira abaixo o que a R 1300 RT tem de série – e alguns opcionais:

  • Painel com telona de TFT de 10,25 polegadas com navegação por GPS integrada e conectividade com smartphone
  • Três modos de condução: Rain, Road e Eco
  • Dois modos de condução opcionais: Dynamic e Dynamic Pro
  • Controle de torque do freio motor
  • Chassi em aço estampado e subchassi traseiro em alumínio
  • Suspensão eletrônica Dynamic ESA e opcional Dynamic Chassis Adaption (DCA)
  • Freios dianteiros com disco dulo e pinças radiais de quatro pistões
  • Freio traseiro com disco simples
  • ABS Pro com atuação em curvas
  • Posição de pilotagem revista e mais inclinada à frente
  • Controle de tração com atuação em curvas
  • Banco a 78 cm do solo
  • Baús laterais com capacidade para 27 litros, cada, ambos com iluminação e tomadinha USB-C
  • Opcional: baú traseiro com capacidade para 54 litros e encosto aquecido
  • Carenagens laterais com abertura ajustável
  • Iluminação full-LED
  • Farol adaptativo opcional, que ajusta a iluminação confome a inclinação da moto
  • Pacote opcional Ride Assistant com radares dianteiro e traseiro e funçoes de controle de velocidade automático (ACC), alertas de colisão frontal e traseira, alerta de pnto cego e aviso de mudança de faixa
  • Transmissão automatizada ASA com embreagem automática
  • Cores disponíveis: Alpine White (branca), Triple Black (tons de preto), Impulse (azul metálico) e Option 719 (azul claro)

Preço na Europa: a partir de 24.500 euros (cerca de R$ 157 mil)

7
BMW R 1300 RT entra em pré-venda no Brasil
Bmw R 1300 Rt 9Crédito: Divulgação

Naturalmente ainda não há previsão de chegada da R 1300 RT ao mercado brasileiro. Mas certamente ela virá, já que o modelo é vendido aqui regularmente.

Provavelmente mais para o final do segundo semestre deste ano.

Deixe seu carro usado como 0 km: acesse a Webmotors Serviços

7
BMW R 1300 RT entra em pré-venda no Brasil
Bmw R 1300 Rt 4Crédito: Divulgação

Tags

Roberto Dutra

Escrito por Roberto Dutra

Editor

Mais artigos do autor

Notícias relacionadas