Carros 4 min. de leitura

BYD lidera vendas de eletrificados

Dados da Fenabrave mostram a marca chinesa no topo do mercado de híbridos e elétricos em 2025

Nicole Santana
Nicole Santana

Patrocinado

A BYD se consolida como a marca de carros que mais cresceu no Brasil nos últimos 13 meses. Entre agosto de 2024 e agosto de 2025, a empresa registrou 105.330 unidades emplacadas, um aumento de 74% em comparação com o período anterior. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

4 1
O Song Plus tem 4,77 metros de comprimento, 2,76 metros de entre-eixos, 1,89 metro de largura e 1,67 metro de altura
Byd Song Plus 2026 (14)Crédito: Evandro Enoshita/WM1

Confira ofertas do BYD Song Plus na Webmotors!

BYD é a marca de carros que mais cresceu no último ano

Além disso, a marca se mantém há mais de 20 meses no ranking das que mais venderam veículos no país. Em agosto de 2025, a BYD liderou as vendas de híbridos, com 4.163 unidades. Esse volume representou 23,5% do mercado. Na sequência, ficaram Fiat, GWM e Toyota.

4 1
Eletrificados com alimentação externa ainda dominam as vendas no País
Eletrificados com alimentação externa ainda dominam as vendas no PaísCrédito: Nicole Santana/Webmotors

Em  agosto último, no segmento de veículos elétricos, a marca registrou 5.649 unidades vendidas, número que correspondeu a 74,3% do segmento. E também liderou entre os híbridos, com 23,53% de participação.

Já no ranking por marcas, no último mês, a chinesa atingiu a 6º posição. Ficou atrás apenas de Volkswagen, Fiat, GM, Hyundai e Toyota, respectivamente – e sem considerar comerciais leves.

Modelos mais vendidos da marca de carros que mais cresceu

Os veículos que mais impulsionaram os resultados da BYD em agosto foram os seguintes:

Já no acumulado do ano, a linha BYD Song é a mais emplacada da marca, com 23.654 unidades registradas durante os oito primeiros meses do ano – também conforme a Fenabrave.

Veja também: Peugeot lança 208 e 2008 híbridos com motor T200

4 1
Frota de carros eletrificados pode passar de um milhão de unidades em setembro
Frota de carros eletrificados pode passar de um milhão de unidades em setembroCrédito: Ricardo Rollo/Webmotors

Desempenho regional da marca de carros que mais cresceu

O crescimento da BYD não se restringe aos grandes centros. No Nordeste, a marca alcançou a terceira posição, com 1.815 unidades e 9,7% de participação. No Sul, ficou em quarto lugar, com 1.624 carros e 8,2% de market share. Além disso, a marca liderou o varejo em 170 municípios, incluindo Brasília (DF), Natal (RN), Porto Velho (RO) e Lauro de Freitas (BA).

Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços! 

Líder absoluta no segmento de híbridos e elétricos

Os números da Fenabrave confirmam que a BYD domina tanto o mercado de híbridos quanto de elétricos. Entre os híbridos, a participação acumulada de janeiro e agosto de 2025 foi de 27,4%. Na sequência, ficaram a Fiat (23,7%) e a GWM (17,6%).

No segmento de elétricos, a liderança é ainda mais ampla: 76,3% do mercado, com Volvo em segundo lugar (7,3%) e GWM em terceiro (4,2%).

A atuação da BYD no Brasil acompanha a performance global da marca. Em agosto de 2025, a marca comercializou cerca de 371 mil veículos eletrificados no mundo. Com isso, foi a fabricante de carros que mais cresceu também no cenário internacional.

4 1
Confira quais foram os carros mais vendidos do Brasil em junho
Hatch elétrico da BYD aparece na sexta posiçãoCrédito: Ricardo Rollo/Webmotors

Marcas tradicionais continuam na liderança de vendas

No entanto, é importante destacar que, apesar de a BYD ser atualmente a marca de carros que mais cresceu em termos percentuais, ela não ocupa a posição de marca que mais vende em volume total de automóveis no Brasil.

Montadoras tradicionais, como Volkswagen, Fiat e Toyota continuam vendendo mais unidades quando se considera o mercado geral de veículos, que inclui modelos convencionais a combustão.

Esse contraste mostra que o crescimento acelerado da BYD reflete principalmente a expansão do segmento de elétricos e híbridos.

Video: A BYD SHARK chegou para INCOMODAR: será que Ranger, Hilux e S10 estão em perigo?

Tags

Nicole Santana

Escrito por Nicole Santana

Repórter, WM1

Mais artigos do autor

Notícias relacionadas