Motos 4 min. de leitura

Vendas de motos: outubro melhor mês de 2025

Polo Industrial de Manaus (PIM) também registrou o melhor desempenho no acumulado do ano em 14 anos

Roberto Dutra
Roberto Dutra

Patrocinado

A indústria brasileira de motocicletas fechou outubro com o melhor desempenho de produção do ano. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), 188.820 motos saíram das linhas de montagem do Polo Industrial de Manaus (PIM).

5
A produção de motocicletas da Honda em Manaus (AM) teve seu melhor volume desde 2011: mais de 1,6 milhão de unidades
A produção de motos no 1º semestre superou a marca de 1 milhão de unidades no 1º semestre de 2026Crédito: Divulgação

O volume representou um crescimento de 11,6% na comparação com setembro e de 21,8% em relação ao mesmo mês de 2024. Além disso, também foi o melhor outubro desde 2011.

5
Produção de motos teve melhor janeiro desde 2008
A produção de motos no primeiro bimestre de 2026, em Manaus (AM), foi a melhor em 15 anosCrédito: Divulgação

Vendas de motos também são as melhores no acumulado do ano

No acumulado de 2025, de janeiro a outubro, a produção das marcas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) somou 1.684.989 motocicletas. Esse volume representou um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado e o melhor resultado dos últimos 14 anos.

“Além de investir continuamente em novas tecnologias e no desenvolvimento de novos produtos, as associadas da Abraciclo vêm mantendo um ritmo consistente e acelerado de produção para atender ao crescimento da demanda”, analisou o presidente da Abraciclo, Marcos Bento.

5
De janeiro a outubro, a produção das marcas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) somou 1.684.989 motocicletas
Yamaha Fábrica Manaus 2Crédito: Divulgação

Produção de motos por categoria

A categoria street continuo a liderar a produção em outubro: foram feitas 94.322 unidades, o que correspondeu a 50% do total fabricado. Na sequência, vieram as motos da categoria trail, com 21,3% de participação, e as motonetas e cubs, com 13,2%.

As três primeiras posições foram mantidas no levantamento de janeiro a outubro: street com 50,5% do total fabricado, trail com 21% de participação e motonetas e cubs com 13,6%.

No ranking mensal de produção por cilindrada, os modelos de baixa cilindrada mantiveram a liderança, com 145.066 unidades produzidas – o que representou 76,8% do total.

Em segundo lugar ficaram as motocicletas de média cilindrada, com 37.818 unidades (20%), seguidas pelas de alta cilindrada, que somaram 5.936 unidades (3,2%) da produção de outubro.

5
A Honda CG 160 continua no posto de moto mais vendida do Brasil, disparada
As regras para posse e condução de motocicletas, especificamente, não mudaram para 2026Crédito: Divulgação

Vendas de motos no varejo também foram as melhores no ano

As vendas no varejo registraram o melhor resultado da série histórica, tanto para o mês de outubro quanto para o acumulado dos dez primeiros meses do ano.

Em outubro, foram licenciadas 209.790 motocicletas. Esse volume representou um crescimento de 1,9% na comparação com setembro e de 25,8% em relação a outubro de 2024.

Com 23 dias úteis, a média diária de emplacamentos foi de 9.121 unidades. De janeiro a outubro, o varejo totalizou 1.823.981 motocicletas vendidas, volume 15,6% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.

5
A Bajaj aumentou sua capacidade de A Bajaj aumentou sua produção em Manaus (AM) e superou a Avelloz no ranking de vendas, em abril
A Bajaj aumentou sua capacidade de A Bajaj aumentou sua produção em Manaus (AM) e superou a Avelloz no ranking de vendas, em abrilCrédito: Divulgação

Exportações seguiram a tendência de alta

Em outubro, as fabricantes instaladas no PIM exportaram 5.568 motocicletas, resultado que representou um crescimento de 5,9% na comparação com setembro e de 87,9% em relação ao mesmo mês do ano passado.

No acumulado do ano, as exportações já somam 35.058 unidades, apresentando alta de 30,7% na comparação com o mesmo período de 2024.

Veja também

Motos até 20 mil: modelos econômicos e potentes

Motos até 20 mil: modelos econômicos e potentes


Tags

Roberto Dutra

Escrito por Roberto Dutra

Editor

Mais artigos do autor

Notícias relacionadas