Carros 3 min. de leitura

Chinesas enfrentam desvalorização na Alemanha

Consumidores alemães têm dúvidas sobre qualidade durabilidade dos automóveis chineses, que chegaram lá há pouco tempo

Fernando Calmon
Fernando Calmon

Patrocinado

Apesar do avanço chinês em termos de estilo, modelos elétricos, híbridos ou só com motores a combustão de especificações surpreendentes e, em especial, a preços bem baixos, a situação atual na Alemanha, maior mercado do continente europeu, apresenta números decepcionantes quanto à desvalorização de usados.

3
Neta X 8451
Neta X 500 LuxuryCrédito: Ricardo Rollo/Webmotors

O estudo publicado pela alemã DAT (equivalente à tabela FIPE, no Brasil) foi repercutido pelo site Automotive News Europe (ANE), agora no final de maio. Quase metade dos entrevistados teme o desaparecimento de várias marcas chinesas, nos próximos cinco anos, com reflexo na disponibilidade de peças de reposição e consequente problemas de manutenção e reparação a longo prazo.

3
GAC Aion UT ou Geely EX2, qual hatch elétrico comprar?
A ind´pustria voltou a investir nos elétricos para reduzir a poluição e a dependência de combustíveis fósseisCrédito: WM1/IA

Segundo Martin Weiss, que comanda o departamento de precificação da DAT, “o mercado carece de experiência com modelos chineses mais antigos. Muitas marcas entraram recentemente no mercado alemão, o que deixa dúvidas sobre durabilidade e qualidade com o passar do tempo”.

Companhias de leasing têm grande participação na Alemanha em veículos novos de passageiros. É bastante comum as empresas em geral oferecerem carros alugados subsidiados aos seus empregados como parte do salário (fringe benefits, em inglês, benefícios adicionais, em português).

Saiba mais:

Weiss declarou à ANE que empresas ofertantes de aluguéis de longo prazo tornaram-se mais cautelosas para aceitar produtos chineses. “Algumas até exigem pagamento antecipado, antes de concordar em incluir os carros em seus portfólios”, ressaltou.

3
Neta X 8446
Os consumidores alemães têm dúvidas sobre a durabilidade e a qualidade dos modelos chinesesCrédito: Ricardo Rollo/Webmotors

Por outro lado, o correspondente na China do site matriz americano Automotive News, também no final de maio, apontou problemas que já existiam e se agravaram. “As gigantes chinesas de veículos elétricos estão sofrendo em seu próprio país, com a queda nas vendas de elétricos em todo o território nacional e a consequente redução dos lucros de empresas líderes como BYD e Geely”.

Veja também

Veja também

 

 


Fernando Calmon

Escrito por Fernando Calmon

Colunista

Mais artigos do autor

Notícias relacionadas