Mercado Automotivo 4 min. de leitura

Mercado de carros de passeio tem um novo líder

VW Tera é novo líder de vendas entre carros de passeio no Brasil: SUV emplacou mais de 10 mil unidades em outubro

André Deliberato
André Deliberato

Patrocinado

A Volkswagen do Brasil literalmente emplacou um novo líder entre os carros de passeio no mercado brasileiro: o SUV Tera. Com apenas cinco meses de mercado – o modelo começou a ser vendido em junho -, o modelo conquistou a primeira posição no ranking nacional de vendas entre carros de passeio em outubro, com 10.161 unidades comercializadas.

3 2
Volkswagen Tera 2027 terá motor de 128 cv e câmbio automático de 8 marchas
Volkswagen Tera superou Nivus e Hyundai Creta no primeiro semestre do anoCrédito: Vitor Gustavo/Webmotors

As informações dessa matéria chegaram em primeira mão à equipe do WM1 e são da Volkswagen. Os dados devem ser confirmados ainda hoje pela Fenabrave, a federação brasileira de concessionárias.

Quer um Volkswagen Tera? Veja ofertas na Webmotors

3 2
Volkswagen Tera confirma favoritismo e é o novo líder entre carros de passeio
Cenário pode mudar até o fechamento do mêsCrédito: Vitor Gustavo/Webmotors

Aproveite:

Volkswagen Tera: o novo líder

O feito realizado em outubro marca a consolidação do Tera como o principal lançamento da Volks em 2025 e consolida a força da linha de utilitários da marca no país – até então, o T-Cross também vinha muito bem no segmento.

O desempenho do Tera foi acompanhado por outros três modelos da Volks no Top 10: o Polo ficou em quinto lugar; o T-Cross em oitavo e a Saveiro, em décimo.

Com isso, a marca revelou que encerrou o mês com 41.769 carros vendidos e 16,8% de participação de mercado.

Segundo Fernando Silva, novo vice-presidente de Vendas & Marketing da VW do Brasil, outubro foi um marco para a empresa.

“Assumimos a liderança entre os automóveis em tempo recorde, apenas cinco meses após o lançamento do Tera. E o que impressiona é o desempenho consistente de toda a gama”, afirmou.

Video: TESTE COMPLETO: VOLKSWAGEN TERA Supera Pulse e Kardian?

Crescimento e recuperação de produção

Desde junho, segundo a marca, o Tera já acumula mais de 27 mil unidades vendidas. Em relação a setembro, o crescimento foi de 33%, o que evidencia a rápida aceitação do SUV entre consumidores. O modelo se destaca pelo design, pelo bom nível de tecnologia embarcada e pelo posicionamento competitivo no segmento que mais cresce no país.

Outro destaque foi a volta dos bons números do T-Cross, que precisou enfrentar “pausa” na produção em setembro na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Com a retomada, o SUV compacto registrou aumento de 50% nas vendas em outubro, totalizando 7.113 unidades. No acumulado do ano, ainda se mantém como o SUV mais vendido do Brasil, com 73.102 registros.

Polo e Saveiro mantêm força

No segmento de hatches, o Polo continua líder absoluto. De janeiro a outubro, foram 102.860 unidades vendidas, segundo a fabricante, o que consolida o modelo como carro de passeio mais vendido do país no acumulado do ano.

Já a Saveiro, que completa 44 anos de mercado em 2025 (seu lançamento foi em 1981), continua sobrevivendo firme entre as picapes. Com 6.437 unidades em outubro e mais de 54 mil no ano, ocupa hoje a segunda posição no segmento e fecha o top 10 geral de vendas.

3 2
Financiamento de veículos cresce 12,8% no trimestre e tem melhor início de ano desde 2008
Comerciais levesCrédito: Nicole Santana/WM1

Família de SUVs da Volks vem forte

A Volks reforça sua liderança no segmento de SUVs com a família “SUVW” -, composta por Tera, T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan.

Juntos, os modelos somaram 156.088 unidades vendidas entre janeiro e outubro de 2025. A estratégia da marca é clara: comercializar uma linha completa de utilitários para diferentes perfis de consumidores.

Com o recente sucesso do Tera e a retomada do T-Cross, a Volkswagen quer disputar a liderança em todos os segmentos. Faz sentido: a presença de quatro modelos no top 10 nacional (Polo, Tera, Saveiro e T-Cross) evidencia a capacidade de adaptação da marca às demandas do mercado brasileiro.

Video: O TERA AUTOMÁTICO MAIS BARATO 🤑 Teste com o Volkswagen Tera Comfort

 


Tags

André Deliberato

Escrito por André Deliberato

Editor-assistente

Mais artigos do autor

Notícias relacionadas