Mercado Automotivo 4 min. de leitura

Vendas em julho: VW Polo e Fiat Strada dispararam

E mudou tudo! O Volkswagen foi o único carro do top 3 de junho que permaneceu no pódio; confira outros destaques do mês

Evandro Enoshita
Evandro Enoshita

Patrocinado

O mês de julho foi marcado por grandes mudanças no ranking de emplacamentos do mercado brasileiro. Sem o Hyundai HB20 na ponta, o mercado voltou a ser liderado pela Fiat Strada e pelo Volkswagen Polo, que foram os únicos carros com mais de 10 mil unidades comercializadas no período.

6
Vw Polo Gts 3686
Vw Polo Gts 3686

A picape somou 14.192 emplacamentos e conseguiu uma boa vantagem sobre o Volkswagen Polo, que computou 12.543 registros em julho. O Fiat Argo fechou o pódio de julho com 8.663 unidades comercializadas.

Falando agora nos números do mercado: foram 227,3 mil emplacamentos em julho. Alta de 12,27% na comparação com o mês anterior e de 5,38% na comparação com o mesmo período de 2023. Confira a seguir os mais vendidos em cada segmento.

Carros mais vendidos em julho de 2024:

6
Carros mais vendidos no Ceará em 2025: Volkswagen Polo lidera o ranking
O VW Polo Track é um dos modelos beneficiados pelo Programa Carro SustentávelCrédito: Ricardo Rollo/Webmotors

Hatch: Volkswagen Polo

Vice-líder em junho, o Volkswagen Polo ultrapassou a marca das 12 mil unidades emplacadas e voltou para a ponta no segmento dos hatches em julho. Uma boa folga para o segundo colocado, o Fiat Argo, e para o Chevrolet Onix, modelo que fechou o pódio.

E o HB20? Somou 7.228 unidades e ficou com a quarta colocação em julho. Pelo menos no acumulado do ano, o Hyundai ainda está no pódio. Mas na terceira colocação, atrás de Polo e Onix.

Pódio dos hatches em julho:

  • Volkswagen Polo: 12.543 unidades
  • Fiat Argo: 8.663 unidades
  • Chevrolet Onix: 7.423 unidades
6
Chevrolet Onix Plus Premier 4568 Scaled E1666120071770
Chevrolet Onix Plus Premier 4568 Scaled E1666120071770Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors

Sedã: Chevrolet Onix Plus

Sem novidades na ponta, a surpresa de julho foi o sumiço do Fiat Cronos do pódio. Um dos sedãs mais vendidos do mercado brasileiro em 2024, o compacto da marca italiana somou 2.603 emplacamentos e ficou apenas com a quinta posição na categoria.

No acumulado do ano, o Onix Plus lidera com muita folga, seguido por Toyota Corolla e… Fiat Cronos. Confira como ficou o top 3 de julho nos sedãs:

Pódio dos sedãs em julho:

  • Chevrolet Onix Plus: 4.864 unidades
  • Toyota Corolla: 3.500 unidades
  • Hyundai HB20S: 3.048 unidades
6
Volkswagen T Cross Highline 2025 Ee
Volkswagen T Cross Highline 2025 EeCrédito: Evandro Enoshita/WM1

SUV: Volkswagen T-Cross

Depois de uma disputa apertadíssima em junho, o Volkswagen T-Cross conseguiu respirar na ponta e foi o único SUV a superar 8 mil emplacamentos de julho. O Hyundai Creta ficou na segunda posição, enquanto o Chevrolet Tracker fechou o pódio.

O pódio de julho espelha o desempenho desses três modelos no acumulado do ano. E a disputa promete continuar até o fim de 2024. Menos de 5 mil carros separaram o líder T-Cross do terceiro colocado, o Tracker.

Pódio dos SUVs em julho:

  • Volkswagen T-Cross: 8.185 unidades
  • Hyundai Creta: 7.281 unidades
  • Chevrolet Tracker: 6.391 unidades
6
Fiat Strada F2
Fiat Strada F2Crédito: Divulgação

Picape: Fiat Strada

O pódio de junho se repetiu em julho: Fiat Strada, Fiat Toro e Toyota Hilux. A novidade do mês foi o fato de a picape da marca italiana ter superado novamente a marca de 10 mil emplacamentos.

No acumulado do ano, a Strada já somou 70.789 unidades e é seguida pela Volkswagen Saveiro, com 28.862 unidades e pela Fiat Toro, com 28.853 emplacamentos.

Pódio das picapes em julho:

  • Fiat Strada: 14.192 unidades
  • Fiat Toro: 5.647 unidades
  • Toyota Hilux: 4.760 unidades
6
Porsche 911 01
Porsche 911 01

Esportivos: Porsche 911

Em junho, apenas dois modelos de alto desempenho somaram mais de 100 unidades emplacadas. O Porsche 911 – que ficou com a ponta – e o vice-líder Ford Mustang, que recentemente ganhou uma nova geração no Brasil.

Mas ainda não foi desta vez que o 911 superou os mil emplacamentos no ano. E foi por pouco, já que o esportivo da Porsche emplacou 994 unidades em 2024.

Pódio dos esportivos em julho:

  • Porsche 911: 185 unidades
  • Ford Mustang: 134 unidades
  • Porsche 718 Boxster: 92 unidades

Tags

Evandro Enoshita

Escrito por Evandro Enoshita

Repórter, WM1

Mais artigos do autor

Notícias relacionadas