Motos 3 min. de leitura

Abraciclo revisa para cima as projeções para 2024

Produção e vendas de motos crescerão em relação a 2023. Resultados deste ano já são os melhores em mais de uma década

Roberto Dutra
Roberto Dutra

Patrocinado

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), revisou para cima suas projeções para 2024. A nova perspectiva é produzir 1.720.000 motocicletas nas linhas de montagem das fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), o que representaria alta de 9,3% na comparação com o ano passado. A perspectiva inicial era produzir 1.690.000 unidades.

4
Mercado de motos: veja as motos mais vendidas em abril de 2026
A Honda continua líder disparada no mercado brasileiro de motocicletas: 64% de participação em agostoCrédito: Reprodução

O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, explicou que, embora o momento seja de atenção por parte da indústria – devido à estiagem na região amazônica -, o mercado se mantém aquecido.

4
Produção De Motos Em Manaus
Produção De Motos Em ManausCrédito: Divulgação

“Por seu atributos, as motocicletas têm atraído cada vez mais novos consumidores. Desta forma, estamos alterando nossas previsões baseados nos bons números alcançados até aqui e nas expectativas para o último trimestre do ano. Esse período é tradicionalmente positivo graças à injeção do 13° salário na economia”, disse ele.

Anuncie sua moto usada na Webmotors. É fácil e rápido!

A Abraciclo também revisou a projeção de vendas no varejo. A nova perspectiva é que os licenciamentos alcancem 1.810.000 unidades, o que seria um crescimento de 14,4% na comparação com o ano passado – quando foram emplacadas 1.582.032 motocicletas. A projeção anterior era que as vendas no varejo chegariam a 1.700.000 unidades.

E mais: as exportações também fechar o ano com alta. Mas, nesse caso, não houve revisão das estimativas, que permanecem em 35 mil unidades – um crescimento de 6,3% em relação às 32.931 unidades exportadas em 2023.

4
A planta da Bajaj em Manaus (AM) monta todos os modelos vendidos no mercado brasileiro
Fabrica Bajaj Manaus 10Crédito: Divulgação

Produção de motos até agora

De janeiro a setembro a produção no PIM chegou a 1.323.327 motocicletas, volume 11% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Segundo a Abraciclo, esse é o melhor resultado alcançado para os nove primeiros meses do ano desde 2012.

Em setembro, isoladamente, 144.084 motocicletas saíram das linhas de montagem de Manaus (AM), volume 2,7% superior ao do mesmo mês do ano passado e 12,2% menor na comparação com agosto. Segundo levantamento da associação, esse foi o melhor desempenho para o mês em 11 anos.

Vai comprar uma moto nova? Simule aqui seu finaciamento!

Marcos Bento destacou que os números alcançados comprovam que o planejamento da indústria de motocicletas para driblar os impactos da estiagem apresentou resultado.

“As fabricantes anteciparam os estoques para garantir o abastecimento das linhas de produção e adotaram alternativas logísticas para manter o ritmo de produção e atender à demanda do mercado”, explicou.

4
Vendas Motos Consórcio
Vendas Motos ConsórcioCrédito: Divulgação

Vendas no varejo

No acumulado do ano, os licenciamentos já totalizaram 1.410.660 unidades de janeiro a setembro. Esse volume foi 19,4% superior ao registrado no mesmo período de 2023. Além disso, foi o melhor resultado para os nove primeiros meses do ano desde 2011.

Em setembro, as vendas no varejo chegaram a 156.643 unidades. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta foi de 16%. Em relação a agosto, porém, houve retração de 4,4%. Mas foi o melhor resultado para o mês em 14 anos.


Roberto Dutra

Escrito por Roberto Dutra

Editor

Mais artigos do autor

Notícias relacionadas