• A Tabela FIPE, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), é reconhecida por divulgar preços médios de mercado de carros novos, seminovos e usados, em todo o Brasil, para servir de parâmetro em negociações e avaliações dos automóveis.

    No entanto, para transações, além das estimativas da tabela, leva-se em consideração outros fatores como conservação, opcionais, revisões concluídas, entre outras especificidades que podem influenciar uma oferta.

  • O órgão surgiu em 1973, à época, criado para auxiliar alguns cursos da Universidade de São Paulo (USP). Entre os vários serviços prestados, o mais conhecido deles, sem dúvida, é o Preço Médio de Veículos, também conhecido como Tabela FIPE.

  • Os valores médios divulgados são atualizados mensalmente. Para quem interesse em saber como a Tabela FIPE de carros funciona, vamos explicar.

    Coleta de preços: o índice é baseado nos valores de automóveis em todo o território nacional. Para chegar na média, é realizado um filtro que exclui os preços muito discrepantes (para baixo ou para cima).

    Média de preço: com os valores que restaram — aqueles que são próximos — é criada uma média, divulgada todo mês na tabela. Para realizar uma pesquisa mais completa, no entanto, os usuários devem filtrar de acordo com as especificidades do carro.

    Filtros de pesquisa: além da média de valor, outros fatores são levados em consideração, como o ano-modelo, a marca, a carroceria, a motorização e a versão do veículo.

  • Além de te oferecer a possibilidade de consultar os preços dos mais diversos veículos para comprar um modelo, a Tabela FIPE é ideal para quem está pensando em vender o seu próprio carro.

    Consultando a tabela, você consegue traçar um ponto de partida para a avaliação do seu automóvel no mercado. Mas é importante lembrar: a FIPE é uma referência e, ao definir um valor, é importante levar como base outros fatores como a quilometragem, os itens de série, a quantidade de revisões realizadas, entre outras particularidades.

    Mas suas utilidades não se limitam apenas aos compradores ou vendedores de veículos. Os valores divulgados na Tabela também são usados de parâmetro para o cálculo dos valores do IPVA e à indenização do seguro dos automóveis. Ou seja, a FIPE também presta serviços ao governo e instituições privadas.

  • Para facilitar a sua busca, busque o modelo de interesse na Tabela FIPE Webmotors e faça todas as pesquisas necessárias. E lembre, para aqueles interessados em comprar ou vender, saber o valor médio do carro de interesse é ideal para te ajudar a ter uma referência.