Veja como transferir veículo online é simples e prático. Saiba como funciona o processo e quem pode utilizar o serviço.
Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços!
Quem pode fazer a transferência de veículo online?
O processo de transferência digital de veículos pode ser feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Mas há algumas condições que precisam ser atendidas:
-
O Detran do estado onde o veículo está licenciado precisa ter aderido ao sistema de venda digital. Atualmente, já participam os Detrans do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
-
O veículo tenha sido adquirido e transferido após 04/01/2021. Veículos que tenham CRV em papel moeda (documento verde, antigo DUT) não podem registrar a comunicação de venda pelo aplicativo CDT.
-
O proprietário e o comprador devem ter a CNH válida.
-
Ambos precisam ter uma conta ativa no gov.br com selos Prata ou Ouro.
-
O veículo não pode ter restrições, como multas pendentes, bloqueio judicial ou taxas em aberto.
Câmara aprova PL que permite transferência online
Quanto custa trocar a cor de um carro?
Passo a passo para fazer a transferência online
Veja como funciona o processo completo:
1. Vendedor inicia a venda digital
No aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), o vendedor acessa a aba "Veículos", seleciona o veículo a ser vendido e clica em "Transferência". Depois, é só seguir as orientações na tela.
2. Comprador aceita e assina digitalmente
Após o registro do vendedor, o comprador recebe a notificação no app. Ele deve aceitar a intenção de venda, fazer a validação biométrica e assinar digitalmente o ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Eletrônica).
Desconto de 20%: anuncie hoje seu carro usado na Webmotors
3. Vendedor assina digitalmente
Com a assinatura do comprador concluída, o vendedor também recebe notificação para confirmar a venda e assinar digitalmente o ATPV-e, com validação biométrica e conferência dos dados.
4. Comprador finaliza o processo no Detran
Depois da assinatura digital dos dois, o comprador deve procurar o Detran do estado ou uma empresa credenciada para concluir a transferência e emitir o documento definitivo em seu nome.
Mais praticidade e segurança
O processo de transferência online do veículo é prático e seguro, eliminando a necessidade de papelada e visitas presenciais desnecessárias. Desde que o veículo e as contas estejam regulares, tudo pode ser feito pelo celular em poucos passos.
Comentários