Transferência de veículo online: veja como fazer

Saiba como fazer a transferência online do seu veículo pelo app CDT e veja quais são as regras para utilizar o serviço

  1. Home
  2. Dicas
  3. Transferência de veículo online: veja como fazer
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Veja como transferir veículo online é simples e prático. Saiba como funciona o processo e quem pode utilizar o serviço.

Quem pode fazer a transferência de veículo online?

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O processo de transferência digital de veículos pode ser feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Mas há algumas condições que precisam ser atendidas:

  • O Detran do estado onde o veículo está licenciado precisa ter aderido ao sistema de venda digital. Atualmente, já participam os Detrans do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

    Proprietário e comprador devem ter a CNH válida
    Crédito: Reprodução/Detran MT
    toggle button

    • O veículo tenha sido adquirido e transferido após 04/01/2021. Veículos que tenham CRV em papel moeda (documento verde, antigo DUT) não podem registrar a comunicação de venda pelo aplicativo CDT.

    • O proprietário e o comprador devem ter a CNH válida.

    • Ambos precisam ter uma conta ativa no gov.br com selos Prata ou Ouro.

    • O veículo não pode ter restrições, como multas pendentes, bloqueio judicial ou taxas em aberto.

      Confira também:

      Passo a passo para fazer a transferência online

      Veja como funciona o processo completo:

      1. Vendedor inicia a venda digital

      No aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), o vendedor acessa a aba "Veículos", seleciona o veículo a ser vendido e clica em "Transferência". Depois, é só seguir as orientações na tela.

      Abra o app CDT, selecione "Veículos" e em seguida "Transferência"
      Crédito: Nicole Santana/Webmotors
      toggle button

      2. Comprador aceita e assina digitalmente

      Após o registro do vendedor, o comprador recebe a notificação no app. Ele deve aceitar a intenção de venda, fazer a validação biométrica e assinar digitalmente o ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Eletrônica).

      3. Vendedor assina digitalmente

      Com a assinatura do comprador concluída, o vendedor também recebe notificação para confirmar a venda e assinar digitalmente o ATPV-e, com validação biométrica e conferência dos dados.

      4. Comprador finaliza o processo no Detran

      Depois da assinatura digital dos dois, o comprador deve procurar o Detran do estado ou uma empresa credenciada para concluir a transferência e emitir o documento definitivo em seu nome.

      Mais praticidade e segurança

      O processo de transferência online do veículo é prático e seguro, eliminando a necessidade de papelada e visitas presenciais desnecessárias. Desde que o veículo e as contas estejam regulares, tudo pode ser feito pelo celular em poucos passos.

      Webmotors parceira de F1, o Filme

      A Webmotors é parceira oficial do 'F1, o Filme' no Brasil. Então, se você, assim como nós do WM1, é fanático por velocidade e pela principal categoria do esporte a motor no mundo, não deixe de ir aos cinemas a partir do dia 26 de junho e acompanhar a obra cinematográfica mais aguardada dos últimos anos. O filme é uma produção da Apple Original Films, é distribuído pela Warner Bros. Pictures e tem como protagonista ninguém menos que Brad Pitt.

      Comentários