Um pouco mais adiante, em novembro último, continuamos acompanhando os passos da Moto Morini e contamos aqui quais seriam os primeiros modelos da marca a chegar ao país.
Ofertas de motos 0km na Webmotors
Agora, a marca confirmou que começará suas operações no país no próximo mês de junho. E revelou, também, onde serão suas quatro primeiras concessionárias. Alguma aposta?
Pois bem, as quatro primeiras lojas serão abertas em São Paulo, Campinas, Brasília e Recife. Ou seja, nenhuma surpresa - São Paulo, Campinas e Brasília têm forte mercado para "motos exclusiva" e Recife tem a facilidade do Porto de Suape.
É por lá que as peças das motos deverão chegar, para depois serem levadas até Manaus (AM). Assim como várias outras marcas de motos presentes no país, a Moto Morini vai montar suas motocicletas na capital manaura, para dispor de isenções tributárias.
Ao mesmo tempo, vai sofrer com as dificuldades logísticas impostas pela montagem no Polo Industrial de Manaus (PIM). Afinal, só no Brasil mesmo as peças chegam d´além mar no porto marítimo, sobem em balsas para o local de montagem - para onde não há estradas nem ferrovias -, são entregues no porto local, embarcadas em caminhões e finalmente levadas para as linhas de montagem.
De onde, depois de prontas, farão o caminho inverso para distribuição pelo país. É uma logística complexa, cara e vulnerável a influências climáticas. Mas, pelo visto, o país não tem interesse em rever esse sistema.
Então voltemos à Moto Morini!
A marca italiana terá, no país, um sistema completo de operações. Isso inclui montagem em Manaus (AM), vendas, pós-vendas/serviços, peças de reposição. Vale lembrar que, desde 2018, a Moto Morini é controlada pelo grupo chinês Zhongneng. Então as peças para a montagem das motos virão da China.As quatro primeiras concessionárias terão showrooms com cerca de 200 m², oficinas, setor de peças e acessórios e até área de lifestyle com roupas e equipamentos para motociclistas.
20% de desconto: anuncie hoje na Webmotors!
Os investimentos na instalação de toda essa estrutura devem superar os R$ 250 milhões. Inicialmente três grandes grupos empresariais já fecharam parceria com a Moto Morini - Grupo Nova (São Paul), Triple Power (Campinas) e Ramasa (Brasília e Recife).
Conheça os modelos que Moto Morini vai vender no Brasil
Comentários