O canal de notícias da Webmotors

BYD faz duas novas vítimas: Amarok e Frontier

Shark, picape média híbrida da marca chinesa, vendeu no varejo, em abril, mais que as rivais de Volkswagen e Nissan

por Marcelo Monegato

Ok, os números não são impressionantes, mas a BYD tem um pouco a comemorar. De acordo com dados divulgados na segunda-feira (5/5) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a picape Shark emplacou nas concessionárias (vendas no varejo), em abril, mais que Amarok e Frontier.
Enquanto a caminhonete híbrida da marca chinesa cravou 102 unidades comercializadas no varejo em suas lojas pelo Brasil, a picape média da Nissan ficou nos 84 exemplares e a representante da Volkswagen, em 62. Aqui, a liderança ficou com a Ford Ranger, que desbancou a Toyota Hilux.

Como mencionamos, os números não chegam a ser impressionantes - a Ford Ranger, por exemplo, vendeu mais de 2 mil unidades. No entanto, mais que um leve crescimento da Shark, eles revelam uma queda da VW Amarok e, principalmente, da Nissan Frontier.
A retração nas vendas da caminhonete da fabricante de origem japonesa em abril, aliás, já foi noticiada pelo WM1, e os motivos estão diretamente ligados à suspensão da produção do modelo na fábrica da Argentina, que será fechada. Com isso, a Frontier passará a ser feita no México.
Com relação à Amarok, a queda não chega a impressionar, pois a picape média da Volkswagen não tem apresentado números fortes de vendas, mesmo depois de sua atualização mais profunda, ocorrida em 2024. As expectativas agora estão voltadas para a nova geração da bruta, que já foi confirmada e deverá chegar ao mercado apenas em 2027. Até lá, a atual será mantida.

Shark, no acumulado de 2025, ainda é "peixe pequeno"

Quando olhamos para o acumulado dos quatro primeiros meses de 2025, o cenário muda um pouco (ainda no varejo). Por conta de um começo de ano mais forte, especialmente puxado por fevereiro e março, a Nissan Frontier soma 386 emplacamentos e aparece na frente da Amarok, com 347, e da Shark, que tem apenas 157 unidades comercializadas nesta modalidade de vendas.
Importante destacar, no entanto, que o mercado de picapes em geral, e não apenas a de caminhonetes médias, tem como principal objetivo as vendas diretas, que são aquelas realizadas para frotistas, locadoras e clientes PcD (Pessoas com Deficiência). Este é o caso da Frontier e da Amarok, que têm a maior parte de seus emplacamentos nesta forma de comercialização.
Veja também:

Oferta Relacionada: Marca:NISSAN Modelo:FRONTIER

Confira as 10 picapes médias mais vendidas no varejo, em abril:
Oferta Relacionada: Marca:VOLKSWAGEN Modelo:AMAROK

Confira as 10 picapes médias mais vendidas no varejo, em 2025:

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas