Enquanto a caminhonete híbrida da marca chinesa cravou 102 unidades comercializadas no varejo em suas lojas pelo Brasil, a picape média da Nissan ficou nos 84 exemplares e a representante da Volkswagen, em 62. Aqui, a liderança ficou com a Ford Ranger, que desbancou a Toyota Hilux.
Como mencionamos, os números não chegam a ser impressionantes - a Ford Ranger, por exemplo, vendeu mais de 2 mil unidades. No entanto, mais que um leve crescimento da Shark, eles revelam uma queda da VW Amarok e, principalmente, da Nissan Frontier.
A retração nas vendas da caminhonete da fabricante de origem japonesa em abril, aliás, já foi noticiada pelo WM1, e os motivos estão diretamente ligados à suspensão da produção do modelo na fábrica da Argentina, que será fechada. Com isso, a Frontier passará a ser feita no México.
Com relação à Amarok, a queda não chega a impressionar, pois a picape média da Volkswagen não tem apresentado números fortes de vendas, mesmo depois de sua atualização mais profunda, ocorrida em 2024. As expectativas agora estão voltadas para a nova geração da bruta, que já foi confirmada e deverá chegar ao mercado apenas em 2027. Até lá, a atual será mantida.
Shark, no acumulado de 2025, ainda é "peixe pequeno"
Quando olhamos para o acumulado dos quatro primeiros meses de 2025, o cenário muda um pouco (ainda no varejo). Por conta de um começo de ano mais forte, especialmente puxado por fevereiro e março, a Nissan Frontier soma 386 emplacamentos e aparece na frente da Amarok, com 347, e da Shark, que tem apenas 157 unidades comercializadas nesta modalidade de vendas.Importante destacar, no entanto, que o mercado de picapes em geral, e não apenas a de caminhonetes médias, tem como principal objetivo as vendas diretas, que são aquelas realizadas para frotistas, locadoras e clientes PcD (Pessoas com Deficiência). Este é o caso da Frontier e da Amarok, que têm a maior parte de seus emplacamentos nesta forma de comercialização.
Veja também:
- 5 coisas que já sabemos sobre a picape GWM Poer
- JAC vai vender a picape Hunter híbrida no Brasil
- BYD confirma picape intermediária para encarar Toro e Rampage
Confira as 10 picapes médias mais vendidas no varejo, em abril:
- 1. Ford Ranger - 2.047 unidades
- 2. Toyota Hilux - 1.834 unidades
- 3. Mitsubishi Triton - 644 unidades
- 4. Chevrolet S10 - 532 unidades
- 5. Fiat Titano - 328 unidades
- 6. Mitsubishi L200 - 239 unidades
- 7. BYD Shark - 102 unidades
- 8. Nissan Frontier - 84 unidades
- 9. Volkswagen Amarok - 62 unidades
- 10. JAC Hunter - 48 unidades
Confira as 10 picapes médias mais vendidas no varejo, em 2025:
- 1. Toyota Hilux - 6.902 unidades
- 2. Ford Ranger - 6.592 unidades
- 3. Chevrolet S10 - 2.541 unidades
- 4. Mitsubishi Triton - 1.600 unidades
- 5. Mitsubishi L200 - 1.256 unidades
- 6. Fiat Titano - 709 unidades
- 7. Nissan Frontier - 368 unidades
- 8. Volkswagen Amarok - 347 unidades
- 9. BYD Shark - 157 unidades
- 10. JAC Hunter - 147 unidades
Comentários