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Anfavea faz alertas quanto às vendas de veículos

Queda no primeiro semestre de negócios com pessoas físicas preocupa o presidente da associação, Igor Calvet

por Fernando Calmon

Apesar de fechar o semestre com alta de 7,8% na produção de veículos em relação ao mesmo período do ano passado (1.226,7 mil contra 1.137,6 mil unidades), o presidente da Anfavea, Igor Calvet, destacou “sinais preocupantes” nas vendas ao mercado interno. “No acumulado do semestre, os negócios realizados com pessoas físicas caíram cerca de 10%”, detalhou ele. Os números consolidados de comercialização de veículos leves e pesados produzidos no Brasil mostraram crescimento de 2,6% no primeiro semestre (970,6 mil unidades). Contudo, os importados percentualmente subiram bem mais (15,8%), e somaram 228,5 mil unidades.
Juros elevados são um dos fatores que seguram as vendas. Com taxa Selic de 15% ao ano, os juros para pessoa física chegaram a 27,6% em junho. Quanto às importações até o final do ano, deverão ser vendidas mais de 200 mil unidades vindas somente da China. “Isso equivale à produção anual média de uma fábrica instalada aqui”, observou Calvet.
Quanto à produção, as exportações - principalmente de veículos leves para a Argentina - é que estão garantindo o nível de emprego quase estável. Especificamente no mês passado, 460 postos de trabalho foram fechados, mas nos últimos 12 meses os números têm se mantido positivos: chegaram 4,9 mil novos funcionários.
A Anfavea sustenta posição contrária à redução do Imposto de Importação para unidades CKD e SKD (veículos desmontados e semidesmontados), mesmo de forma provisória. A BYD ainda aguarda a decisão do governo sobre este pleito em relação à fábrica de Camaçari (BA), já inaugurada mas sem produzir com um mínimo de peças locais.
Não houve alteração na divisão do mercado de autos e comerciais leves, por tipo de motorização no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2024: gasolina, 4,5%; elétrico, 2,7% (2,5%, em 2024); híbrido, 3,9%; híbrido plugável, 3,6%; diesel, 10,8% e flex, 74,8%.

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GM completa 100 anos com cinco lançamentos


A fabricante americana comemora um século de atividades no País e apresentou simultaneamente cinco modelos inéditos (três nacionais e dois importados da China). Os nacionais não tiveram alterações nos preços.
Onix hatch: atualização de desenho na parte frontal, acabamento interno e conteúdo de conectividade evoluído, em sete versões. Preços de R$ 102.990 (1.0 manual) a R$ 130.190 (RS Turbo automático).  Garantia de cinco anos.
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Onix Plus (sedã): mesmas especificações do hatch e seis versões. Preços de R$ 106.790 (1.0 manual) a R$ 136.490 (Premier Turbo automático). Garantia de cinco anos.
Tracker: além das atualizações de desenho e acabamentos, introduz o novo visual de SUVs da Chevrolet e refinamento no comportamento dinâmico. Cinco versões com preços entre R$ 119.900 e R$ 190.590.
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Spark EUV (elétrico): SUV urbano com duas opções de acabamento interno. Motor elétrico com 102 cv, 18,4 kgfm, bateria de 41,9 kWh e alcance de até 258 quilômetros no padrão Inmetro. Em pré-venda por R$ 159.990 com lançamento ainda neste trimestre.
Captiva EV (elétrico): Compartilha o nome com um modelo a combustão, mas é um SUV médio-grande (entre-eixos de 2,80 m) a ser lançado antes do final do ano. Especificações técnicas ainda não confirmadas.

Titano 2026: evoluções surpreendentes


A mudança de local de produção do Uruguai para a Argentina pode ter sido o pretexto para mudar motor e câmbio da Titano. Mas, o fato é que o motor antigo de origem chinesa não cumpriria exigências do Proconve L8. O projeto como um todo tinha limitações, agora superadas pela engenharia brasileira
O novo motor diesel Multijet 2.2 de 2.184 cm³ entrega 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque (antes, 180 cv e 40,8 kgfm). O novo câmbio automático, também epicíclico, agora tem oito marchas, contra seis do anterior.
A versão de entrada, Endurance, tem o mesmo motor e potência, porém calibrado para menos torque (40,9 kgfm), valor suportado pelo câmbio manual de seis marchas.
A tração nas quatro rodas é AWD nas versões de topo, com seleção automática de tração por demanda, enquanto na versão de entrada a tração nas quatro rodas é 4WD, com seleção manual.
A nova caixa de direção eletroassistida e as suspensões recalibradas melhoraram muito o conforto e a dirigibilidade em pisos irregulares. O freio traseiro agora é a disco e o de estacionamento, eletromecânico (exceto na versão de entrada Endurance). Externamente nada mudou à exceção da pintura da grade do radiador e detalhes no para-choque. O interior da versão de topo Ranch recebeu novo quadro de instrumentos de sete polegadas e central multimídia de 10 polegadas, agora com conexão AndroidAuto e Apple CarPlay sem fio.
Nos testes de pista do circuito de Curvelo (MG), o resultado foi muito bom em trilhas pesadas. Comprovaram significativa evolução do produto em pouco mais de um ano de lançamento. Preços: R$ 233.990 a R$ 264.990.

Boa evolução marca o Territory 2026


Com novos elementos visuais e atualização de conteúdo, o SUV de origem chinesa mantém o mesmo conjunto mecânico de antes. O motor entrega 169 cv de potência e 25,5 kgfm de torque,  e o câmbio é automático de dupla embreagem em banho de óleo, com sete marchas e tração dianteira.
O comprimento foi ampliado em 55 mm, para 4,68 m; entre-eixos, 2,67 m; largura, 1,93 m; altura, 1,70 m com massa total de 1.630 quilos e até 448 litros (estepe temporário) de bagagem no porta-malas - que tem abertura elétrica e comando de abertura sem usar as mãos.
Além de novos para-choques dianteiro e traseiro, há uma grade escurecida em formato octogonal, além dos faróis com assinatura em "L" invertido e horizontal. As rodas têm aros de 19 polegadas e usam pneus 235/50.
No interior, os bancos dianteiros, além de aquecimento e ventilação, permitem ajustes elétricos para motorista em 10 direções e para passageiro em quatro direções. Há duas telas de 12,3 polegadas para o quadro de instrumentos e para a central de infoentretenimento. O espaço interno para todos os ocupantes é muito bom para o seu porte. Há saídas de ar traseiras para climatização e teto panorâmico com abertura elétrica da cortina. Em primeiro contato de São Paulo a Itatiba (SP) destaques para silêncio em marcha, maciez ao rodar, boas características dinâmicas, trocas de marchas suaves e rápidas e atuação dos freios.
Há quatro modos de condução (Normal, Eco, Sport e Trilha). Apesar do desempenho do motor não chegar a empolgar, é adequado para uso familiar em viagens e no cotidiano. O conjunto inclui assistentes de condução com boa calibração e sistemas de segurança adequados. Preço: R$ 215 mil.

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