O canal de notícias da Webmotors

Honda HR-V derrapa e Tracker mete pressão

Desde a chegada da linha 2026, SUV da marca japonesa não mantém os bons números e vendas do primeiro semestre

por Marcelo Monegato

O Honda HR-V 2026 não vive seus melhores dias nas concessionárias. Desde a chegada da linha 2026, no início do segundo semestre, o SUV da marca japonesa não tem reeditado os bons números de vendas do primeiro semestre, quando, de maneira surpreendente, brigou de igual para igual com Hyundai Creta e Toyota Corolla Cross. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em julho o HR-V foi apenas o 10º SUV mais vendido do Brasil, com 4.085 unidades emplacadas, e em agosto o 11º, com 4.028 unidades vendidas. Agora, em setembro, com 3.772 veículos licenciados, é apenas o nono colocado.
Para termos uma noção da retração do Honda, em junho o modelo fabricado em Sumaré, interior de São Paulo, foi o terceiro utilitário esportivo mais comercializado, com 6.179 emplacamentos, e um mês antes, em maio, o segundo colocado, com 6.406, ficando atrás somente do Volkswagen T-Cross, SUV mais vendido naquela oportunidade, com impressionantes 9.408 unidades emplacadas.
Ao que tudo indica, o HR-V não deverá ter um crescimento expressivo nos próximos meses, pois, além de o mercado estar sofrendo uma queda natural, a Honda não deverá trabalhar com muitas promoções, como fez no primeiro semestre para vender as unidades 2025 e abrir espaço nas concessionárias para a linha 2026.
Saiba mais:

Oferta Relacionada: Marca:HONDA Modelo:HR-V
Com isso, o HR-V, que brigava por um pódio entre os SUVs mais vendidos do Brasil, hoje parece não ter mais forças para isso, deixando a disputa para o T-Cross, que provavelmente será o SUV mais vendido do País pelo segundo ano consecutivo, Creta e Chevrolet Tracker, que poderão lutar pela segunda e terceira colocações. Corolla Cross, com o incidente meteorológico desta semana que destruiu cerca de 90% da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz, interior de São Paulo, deverá perder fôlego por conta da paralização da produção.
É preciso destacar, porém, que o Hyundai leva uma ligeira vantagem, pois já acumula 50.591 unidades emplacadas no ano, frente às 43.764 do rival da marca norte-americana.

Chevrolet Tracker aproveita queda do Honda HR-V

A queda do HR-V em vendas pode promover em breve – talvez até o final de setembro – mudanças no ranking dos SUVs mais vendidos. Depois de ocupar a segunda colocação em maio, deixando Creta e Corolla Cross para trás, hoje o Honda ocupa a quarta colocação.
Com 43.884 veículos comercializados até o momento em 2025 – já levando em consideração os números parciais de setembro –, o Honda HR-V vive forte pressão do Tracker, quinto SUV mais vendido do Brasil em 2025, com 43.764 emplacamentos (diferença de somente 120 unidades).

Oferta Relacionada: Marca:CHEVROLET Modelo:TRACKER
Reforçando que, neste mês, o HR-V é o nono colocado, com 3.772 unidades comercializadas, e o Tracker quinto, com 4.612. Ou seja, o ritmo do Chevrolet é mais intenso e a tendência é que ultrapasse o Honda até 31 de dezembro.
Confira os 10 SUVs mais vendidos do Brasil até o momento, de acordo com dados da Fenabrave:


Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas