E somente agora, em 2025, a Volkswagen lançou a configuração esportiva GTS - o que para muitos é relativamente tarde, especialmente porque a Fiat já tem no mercado há alguns anos o Pulse Abarth e o Fastback Abarth.
Na época do lançamento do Nivus, Polo GTS e Virtus GTS tinham acabado de chegar ao mercado - foram apresentados no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, e estrearam nas concessionárias em 2020.
Com a primeira atualização mais profunda do Virtus, em 2024, a opção GTS foi aposentada para dar lugar à Exclusive. Já o Polo GTS "morreu" aos poucos, assim que o Nivus GTS teve seu lançamento confirmado.
E a decisão da Volkswagen de acabar com Polo GTS e Virtus GTS para dar espaço para o Nivus GTS faz todo o sentido, já que o Brasil tem se tornado cada vez mais um país de SUVs e menos de hatches e sedãs.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), 53,3% dos carros novos emplacados nos seis primeiros meses de 2025 foram SUVs. Em 2024, esta fatia do mercado já era de 47,5%.
Apenas como forma de comparação, os hatches representaram 31,3% e os sedãs, 13,8% - dados do primeiro semestre deste ano.
Nivus GTS: luz de alerta!
Apesar de a decisão ter sido acertada - e os números comprovam a decisão -, o Nivus GTS já começa apresentar uma retração nos números. Ainda segundo dados obtidos com exclusividade pelo WM1, de maio para junho a versão esportiva já teria registrado uma queda nas vendas de aproximadamente 20%.Enquanto isso, as outras configurações apresentaram crescimento, especialmente a Sense, beneficiada pelos clientes que foram às concessionárias da Volkswagen atrás do Tera 1.0 TSI manual de R$ 116.990, mas viram melhor custo-benefício no Nivus Sense 1.0 TSI automático, que parte de R$ 119.990.
Qual o valor do Nivus GTS?
O Volkswagen Nivus GTS custa R$ 179.990. É a versão mais cara do SUV no mercado brasileiro. Os únicos opcionais são rodas de liga leve de 18 polegadas, que custam R$ 2.110, e a cor, que pode resultar em um acréscimo de R$ 900 a R$ 1.750, dependendo do gosto do cliente. Confira avaliação do Volkswagen Nivus GTS.Ficha técnica
Motorização e Desempenho
- Motor: 1.4 TSI (250 TSI) Turbo Flex
- Potência: 150 cv a 5.000 rpm (etanol e gasolina)
- Torque: 25,5 kgfm a 1.500 rpm (etanol e gasolina)
- Câmbio: automático de seis marchas
- Tração: danteira
- Zero a 100 km/h: 8,4 segundos
- Velocidade máxima: 206 km/h
Consumo
- Cidade: 8,1 km/l (E) / 11,6 km/l (G)
- Estrada: 9,9 km/l (E) / 14,2 km/l (G)
Dimensões
- Comprimento: 4,27 metros
- Largura: 1,75 metro
- Altura: 1,49 metro
- Entre-eixos: 2,56 metros
- Porta-malas: 415 litros
- Peso: 1.266 kg
- Capacidade do tanque: 49 litros
Rodas e Pneus
- Rodas de liga leve 17” com design exclusivo GTS
- Pneus: 205/55 R17
Segurança
- Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
- Freios ABS com EBD
- Controle de estabilidade e tração
- Frenagem autônoma de emergência
- Alerta de colisão frontal
- Sensor de fadiga
- Alerta de ponto cego
- Alerta de mudança de faixa
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Assistente de permanência na faixa
- Assistente de partida em rampa
- Assistente de estacionamento semiautomático (sensores e câmera de ré)
Conforto e Conveniência
- Direção elétrica com ajuste de altura e profundidade
- Ar-condicionado automático
- Volante multifuncional
- Bancos em couro sintético
- Chave presencial e botão de partida
- Vidros elétricos (dianteiros com um toque)
- Painel digital
- Computador de bordo
Tecnologia e Conectividade
- Central multimídia VW Play com tela de 10,1” sensível ao toque
- GPS via espelhamento
- Apple CarPlay e Android Auto (sem fio)
- Bluetooth
- Seis alto-falantes
- Carregador de celular por indução
- Entradas USB-C
Design Exclusivo GTS
- Teto pintado em preto
- Para-choque dianteiro com design esportivo
- Aerofólio traseiro
- Apliques vermelhos na carroceria
- Logos GTS na grade e laterais
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