Nivus GTS vai muito além de um motor com 150 cv

Além de aplicar motor 1.4 turbo de 150 cv, Volks mexe na suspensão para deixar o SUV excelente nas curvas. Confira!

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Marcelo Monegato
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"Potência não é nada sem controle". Esse foi o slogan da Pirelli em uma campanha publicitária dos anos 1990, na qual o velocista norte-americano Carl Lewis, detentor de 10 medalhas olímpicas, aparece de salto alto na posição de largada de uma prova de atletismo.

A ideia era simples: mostrar a importância de transferir toda a performance para o asfalto, especialmente nas curvas. Bom, parece que a engenharia da Volkswagen mergulhou neste conceito para desenvolver o Nivus GTS, que estreia por R$ 174.990.

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A manjada receita "adicione um motor mais potente, aplique amortecedores mais duros e tenha um carro esportivo" não foi seguida à risca no SUV. Obviamente, um bloco com desempenho superior ao do 1.0 turbo de três cilindros (200 TSI) foi adotado.

E, aqui, sem surpresas: o bom e confiável 1.4 turbo (250 TSI) de quatro "canecos" com 150 cv de potência máxima (álcool/gasolina) e 25,5 kgf.m de torque (álcool/gasolina), atrelado ao mesmo câmbio automático de seis marchas que equipa outros modelos da marca. As novidades ficaram para a suspensão. E não foram poucas...

Na traseira, amortecedores e molas novos foram aplicados. Já na dianteira, uma série de modificações: novos amortecedores, nova barra estabilizadora, novo braço e novos coxins. E um detalhe que chamou a atenção foi a adoção de novos coxins superiores (top mounting) dianteiros, que a Volkswagen foi buscar no conceito Up! GTI (que infelizmente não foi comercializado oficialmente no Brasil) - que é, dentro da marca, uma referência para tornar a dianteira de um carro mais rápida e obediente.

E foi exatamente isso o que aconteceu...

O Volkswagen Nivus GTS é equipado com o motor 1.4 turbo de 150 cv de potência máxima
Crédito: Divulgação
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Nivus GTS: divertido sem ser um canhão

O Autódromo da Fazenda Capuava, no interior de São Paulo, foi o local escolhido pela Volkswagen para revelar o Nivus GTI. Uma pista bem travada, com sequências de "S", curvas em subidas e descidas, e poucas retas. Mais do que despejar os 150 cv em linha reta, a marca alemã queria mostrar a obediência do SUV nas entradas e nos contornos das curvas.

Dentro da atmosfera esportiva do Nivus GTS, que adota uma série de detalhes vermelhos, elementos escurecidos e bancos esportivos para transmitir essa sensação, saio acelerando no modo Sport (são quatro disponíveis: Eco, Normal, Sport e Individual) e logo vejo que não há nenhum segredo nas acelerações do Nivus GTS, especialmente comparado com o aposentado Polo GTS.

Enquanto o hatch acelerava de zeroa 100 km/h em 8,3 segundos, o SUV cumpre a tarefa em 8,4 segundos. A velocidade máxima, aliás, é a mesma para ambos: 206 km/h (números com etanol no tanque).

Depois de alguns poucos metros, longe de uma velocidade alta, "monto" no freio e vejo o sistema que usa disco nas quatro rodas mostrar que eu poderia ter deixado para frear mais "dentro da curva". Deixo o carro rolar um pouco e entro na curva em formato de grampo. O Nivus GTS obedece com facilidade.

O interior escurecido traz novos acabamentos e detalhes em vermelho
Crédito: Divulgação
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Saio da curva acelerando um pouco mais cedo, freio em descida e entro um pouco mais quente em uma curva de 90º para a direita. O carro aponta imediatamente, sem desequilíbrio. Entro com força na zebra e o carro não sai nada de frente, me dando confiança para pisar um pouco mais cedo no pedal da direita antes de cutucar o freio e entrar em um "cotovelo" para a esquerda. O Volkswagen continua obediente...

Logo adiante, uma sequência de curvas direita-esquerda-direita-esquerda em descida e subida termina com uma curva para a direita de raio longo. Hora de abusar um pouco mais. Carrego velocidade para a "primeira perna" dos "S" e só alivio o acelerador, sem tocar nos freios - e percebo algo interessante: a direção conversa muito bem com o asfalto. Ponto para a nova calibração da direção.

Subindo nas zebras o Nivus GTS segue fiel aos comandos, sem a interferência da eletrônica, que teve o controle de estabilidade (ESC) recalibrado. Então cravo o acelerador no assoalho na curva de raio longo e sinto pela primeira vez a frente arrastar um pouco, querendo me levar para sentir o gosto da grama. No entanto, basta aliviar o pé direito para a rota ser retomada sem sustos.

Continuo a volta e a nova sequência de curvas aparece - três, todas de aproximadamente 90º -, a carroceria rola pouco, não causa incômodo, e vai dando mais confiança. Até chegar em uma reta em descida acentuada com uma curva fechada para a direita no final. "Pé no porão", as rotações passam das 5.000 rpm, ganho velocidade e dou um "coice" no freio. O Nivus GTS reduz a velocidade de forma equilibrada, e entro na curva um pouco fora do tom. É o momento da eletrônica intervir. O motor corta e depois retoma com o SUV já em sua trajetória. O recado de sempre foi dado: tudo tem limite, são os limites da física...

As rodas de liga leve de 18 polegadas são opcionais e custam R$ 2.050
Crédito: Divulgação
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Impressionante como o Nivus GTS não dá sustos. Não abana de frente ou traseira, não inclina a carroceria nas curvas ou mesmo levanta a "patinha" (tira uma roda do chão) quando se abusa do acelerador em curvas fechadas.

Continuo por mais uma volta - depois retornaria para me divertir por mais algumas voltas - e concluo que o trabalho da engenharia da Volkswagen foi muito certeiro. O Nivus GTS atende aos requisitos para carregar essas três letrinhas cultuadas, que significam "Gran Turismo Sport".

Como um entusiasta, gostaria que o Polo GTS continuasse (talvez sendo oferecido apenas com câmbio manual em um número limitado de unidades produzidas por ano). Mas em um mercado em que mais de 50% dos carros novos são utilitários esportivos, o pessoal da marca alemã tomou a decisão de maneira racional e correta.

Agora falta testar o carro na cidade e ver se todas essas mudanças na suspensão não deixaram o Nivus GTS desconfortável em ambiente urbano. E nada melhor do que as ruas da cidade de São Paulo para este teste. Terminando de escrever essa matéria, já vou mandar um e-mail pedindo o SUV para um teste mais logo. Aguardem...

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    Os bancos esportivos do Nivus GTS têm abas laterais e encostos de cabeça integrados
    Crédito: Divulgação
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    Nivus GTS: tudo sobre o SUV da Volkswagen

    Quanto custa o Nivus GTS?

    O Nivus GTS custa R$ 174.990. Os opcionais são as rodas de liga leve de 18 polegadas, que custam mais R$ 2.050, e a pintura, que pode variar de R$ 900 a R$ 1.750.

    Qual é o motor do Nivus GTS?

    O Nivus GTS é equipado com motor 250 TSI (1.4 turbo) de quatro cilindros, flex, que desenvolve 150 cv de potência a 5.000 rpm (álcool/gasolina) e torque de 25,5 kgf.m entre 1.500 e 3.800 rpm (álcool/gasolina). O câmbio é automático de seis marchas, com opção de trocas manuais pela alavanca ou aletas (paddle shift) atrás do volante. A tração é dianteira.

    Qual é a velocidade máxima do Nivus GTS?

    O Nivus GTS atinge a velocidade máxima de 206 km/h com etanol, e de 203 km/h com gasolina.

    Qual é a aceleração de zero a 100 km/h do Nivus GTS?

    O Nivus GTS acelera de zero a 100 km/h em 8,4 segundos com etanol, e 8,7 segundos com gasolina.

    O design traz alguns elementos exclusivos, como spoiler traseiro e a letra GTS em partes do SUV
    Crédito: Divulgação
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    Qual é o consumo de combustível do Nivus GTS?

    De acordo com a Volkswagen, o Nivus GTS faz 8,1 km/l (álcool)/11,6 km/l (gasolina) na cidade, e 9,9 km/l (álcool)/14,2 km/l (gasolina) na estrada. No uso misto os números são 8,8 km/l (álcool)/12,7 km/l (gasolina).

    Quais são as medidas do Nivus GTS?

    O Nivus GTS tem 4,27 metros de comprimento, 2,56 metros de distância entre os eixos, 1,49 metro de altura e 1,75 metro de largura. O porta-malas tem capacidade para 415 litros e o tanque de combustível, para 49 litros. Os ângulos de entrada e saída são de 18,3° e 26,4°. A altura em relação ao solo é de 171 milímetros.

    Nivus GTS - Ficha Técnica

    • Motor - 1.4 Turbo (250 TSI) de quatro cilindros, flex
    • Potência - 150 cv a 5.000 rpm (álcool/gasolina)
    • Torque - 25,5 kgf.m entre 1.500 e 3.800 rpm (álcool/gasolina)
    • Câmbio - automático de 6 marchas (conversor de torque)
    • Tração - dianteira
    • Velocidade Máxima - 206 km/h (álcool)/203 km/h (gasolina)
    • Aceleração de 0 a 100 km/h - 8,4 segundos (álcool)/8,7 segundos (gasolina)
    • Comprimento - 4,27 metros
    • Entre-eixos - 2,56 metros
    • Altura - 1,49 metro
    • Largura - 1,75 metro
    • Porta-malas - 415 litros
    • Tanque de Combustível - 49 litros
    • Consumo Urbano - 8,1 km/l (álcool)/11,6 km/l (gasolina)
    • Consumo Rodoviário - 9,9 km/l (álcool)/14,2 km/l (gasolina)
    • Volkswagen Nivus Gts 2026 (9)

       

       

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