Nivus GTS: números comprovam acerto da Volkswagen

Emplacamentos da versão esportiva do SUV nos três primeiros meses são maiores que as de Polo GTS e Virtus GTS

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Nivus GTS: números comprovam acerto da Volkswagen
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen acertou com a decisão de aposentar o Virtus GTS e o Polo GTS, e lançar o Nivus GTS. E não se trata de uma opinião, mas sim de um fato comprovado com números. De acordo com dados obtidos com exclusividade pelo WM1, nos três primeiros meses de vendas, o Nivus GTS registrou 852 unidades emplacadas. Já Polo GTS e Virtus GTS somaram, nos seus três primeiros meses de vida, 518 e 167 emplacamentos, respectivamente.

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    Lançado em 2020, o Nivus chegou ao mercado com apenas duas versões, Comfortline e Highline. Com o tempo, pensando em ganhar mais espaço no mercado das vendas diretas, especialmente com o público PcD (Pessoa com Deficiência), a opção Sense abaixo de R$ 120 mil foi introduzida.

    E somente agora, em 2025, a Volkswagen lançou a configuração esportiva GTS - o que para muitos é relativamente tarde, especialmente porque a Fiat já tem no mercado há alguns anos o Pulse Abarth e o Fastback Abarth.

    Na época do lançamento do Nivus, Polo GTS e Virtus GTS tinham acabado de chegar ao mercado - foram apresentados no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, e estrearam nas concessionárias em 2020.

    Com a primeira atualização mais profunda do Virtus, em 2024, a opção GTS foi aposentada para dar lugar à Exclusive. Já o Polo GTS "morreu" aos poucos, assim que o Nivus GTS teve seu lançamento confirmado.

    O Volkswagen Nivus GTS tem motor 1.4 turbo de 150 cv de potência máxima
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    E a decisão da Volkswagen de acabar com Polo GTS e Virtus GTS para dar espaço para o Nivus GTS faz todo o sentido, já que o Brasil tem se tornado cada vez mais um país de SUVs e menos de hatches e sedãs.

    De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), 53,3% dos carros novos emplacados nos seis primeiros meses de 2025 foram SUVs. Em 2024, esta fatia do mercado já era de 47,5%.

    Apenas como forma de comparação, os hatches representaram 31,3% e os sedãs, 13,8% - dados do primeiro semestre deste ano.

    Nivus GTS: luz de alerta!

    Apesar de a decisão ter sido acertada - e os números comprovam a decisão -, o Nivus GTS já começa apresentar uma retração nos números. Ainda segundo dados obtidos com exclusividade pelo WM1, de maio para junho a versão esportiva já teria registrado uma queda nas vendas de aproximadamente 20%.

    Enquanto isso, as outras configurações apresentaram crescimento, especialmente a Sense, beneficiada pelos clientes que foram às concessionárias da Volkswagen atrás do Tera 1.0 TSI manual de R$ 116.990, mas viram melhor custo-benefício no Nivus Sense 1.0 TSI automático, que parte de R$ 119.990.

    Qual o valor do Nivus GTS?

    O Volkswagen Nivus GTS custa R$ 179.990. É a versão mais cara do SUV no mercado brasileiro. Os únicos opcionais são rodas de liga leve de 18 polegadas, que custam R$ 2.110, e a cor, que pode resultar em um acréscimo de R$ 900 a R$ 1.750, dependendo do gosto do cliente. Confira avaliação do Volkswagen Nivus GTS.

    Ficha técnica

    Motorização e Desempenho

    • Motor: 1.4 TSI (250 TSI) Turbo Flex
    • Potência: 150 cv a 5.000 rpm (etanol e gasolina)
    • Torque: 25,5 kgfm a 1.500 rpm (etanol e gasolina)
    • Câmbio: automático de seis marchas
    • Tração: danteira
    • Zero a 100 km/h: 8,4 segundos
    • Velocidade máxima: 206 km/h
    • Consumo

      • Cidade: 8,1 km/l (E) / 11,6 km/l (G)
      • Estrada: 9,9 km/l (E) / 14,2 km/l (G)
      • Dimensões

        • Comprimento: 4,27 metros
        • Largura: 1,75 metro
        • Altura: 1,49 metro
        • Entre-eixos: 2,56 metros
        • Porta-malas: 415 litros
        • Peso: 1.266 kg
        • Capacidade do tanque: 49 litros
        • Rodas e Pneus

          • Rodas de liga leve 17” com design exclusivo GTS
          • Pneus: 205/55 R17
          • Segurança

            • Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
            • Freios ABS com EBD
            • Controle de estabilidade e tração
            • Frenagem autônoma de emergência
            • Alerta de colisão frontal
            • Sensor de fadiga
            • Alerta de ponto cego
            • Alerta de mudança de faixa
            • Alerta de tráfego cruzado traseiro
            • Assistente de permanência na faixa
            • Assistente de partida em rampa
            • Assistente de estacionamento semiautomático (sensores e câmera de ré)
            • Acabamentos internos são exclusivos da configuração esportiva do SUV da Volkswagen
              Crédito: Divulgação
              toggle button

              Conforto e Conveniência

              • Direção elétrica com ajuste de altura e profundidade
              • Ar-condicionado automático
              • Volante multifuncional
              • Bancos em couro sintético
              • Chave presencial e botão de partida
              • Vidros elétricos (dianteiros com um toque)
              • Painel digital
              • Computador de bordo
              • Tecnologia e Conectividade

                • Central multimídia VW Play com tela de 10,1” sensível ao toque
                • GPS via espelhamento
                • Apple CarPlay e Android Auto (sem fio)
                • Bluetooth
                • Seis alto-falantes
                • Carregador de celular por indução
                • Entradas USB-C
                • Design Exclusivo GTS

                  • Teto pintado em preto
                  • Para-choque dianteiro com design esportivo
                  • Aerofólio traseiro
                  • Apliques vermelhos na carroceria
                  • Logos GTS na grade e laterais
                  •  

                    Comentários