O canal de notícias da Webmotors

Peugeot 208 e 2008 mudam na linha 2027

Linha 2027 dos dois modelos tem novas rodas, cor inédita e identificação "GT MHEV" para as versões híbridas

por André Deliberato

A Peugeot atualizou a gama de 208 e 2008 para a linha 2027 no Brasil. As mudanças são concentradas principalmente no visual das versões disponíveis, com novos desenhos de rodas e mudanças na oferta de cores e na nomenclatura das configurações topo de linha, que passam a incorporar a sigla "GT MHEV" para identificar o sistema híbrido-leve.

Aliás, a principal novidade está justamente nas versões mais caras dos dois modelos: tanto o 208 GT quanto o 2008 GT passam a ser chamados de GT MHEV - eles mantêm o motor Turbo 200 com auxílio do sistema híbrido-leve de 12 Volts. A tecnologia, vale lembrar, combina um pequeno motor elétrico auxiliar e uma bateria de íons de lítio para colaborar em determinadas situações de rodagem.


Veja também

Oferta Relacionada: Marca:PEUGEOT Modelo:208

O que muda nos Peugeot 208 e 2008 linha 2027

Peugeot 208 2027

Segundo a Peugeot, esse sistema MHEV atua principalmente nas transições de funcionamento e nas retomadas, além de permitir recuperação de energia em frenagens e desacelerações. Entre os recursos associados ao conjunto estão os sistemas Advanced Start & Stop, e-Braking e e-Coasting.

O motor T200 entrega 20,4 kgfm de torque a partir de 1.750 rpm - a marca afirma que a disponibilidade desse torque em baixa rotação ajuda nas respostas ao acelerador, especialmente em situações de uso urbano e retomadas em rodovias.

No Peugeot 208 2027, a linha é formada pelas versões Style 1.0 manual, Allure Turbo 200 e GT MHEV Turbo 200, as duas últimas automáticas . A configuração de entrada tem motor 1.0 flex de até 75 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas. Veja valores e equipamentos:


Vem de série com duas entradas USB (uma do tipo C para carregamento e outra tipo A para carregamento e entrada de dados, alarme, ar-condicionado digital, volante multifunção com botão de reconhecimento de voz, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível, chave canivete, quadro de instrumentos "i-Cockpit" com tela de TFT de 3,5 polegadas, central multimídia de 10,3 polegadas com CarPlay e Android Auto sem fio e faróis, luz de rodagem diurna (DRL) e lanternas em LED.
Na parte de segurança, a versão Style vem com "hill assist", sistema de auxílio de partida em subidas que não deixa o 208 descer em rampas mesmo desengatado, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, travas e vidros elétricos com função antiesmagamento e volante com regulagem de altura e profundidade Todos os itens da versão Style mais aerofólio na cor da carroceria, o badge do motor Turbo 200, botão de partida, chave presencial, modo Sport, painel de porta em couro, piloto automático (regulador de velocidade) com limitador, rodas de liga leve diamantadas e volante com comandos de som e costuras cinzas. Tem tudo já citado mais aerofólio em preto brilhante, antena tipo "shark", o badge "GT MHEV", quadro de instrumentos 3D de 10 polegadas, faróis dianteiros full-LED, pacote Driver Assist (com alerta de colisão, alerta e correção de faixa, farol alto inteligente, sensor de fadiga, frenagem automática de emergência e leitor inteligente de placas de velocidade), rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas, escape cromado, soleira em alumínio e câmera 180° no sensor traseiro, entre outros.

Peugeot 2008 2027

No caso do 2008, a versão topo de linha também passa a ter a nomenclatura GT MHEV Turbo 200 AT. Vamos à lista de preços e configurações:


Vem de série com quatro entradas USB, alarme, antena tipo "shark", apoio de braço frontal, ar-condicionado digital, badge "Turbo 200", banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível, barras de teto, câmera 180º, chave canivete, quadro de instrumentos "i-Cockpit" com tela de TFT de 3,5 polegadas, central multimídia de 10,3 polegadas com CarPlay e Android Auto sem fio, modo "Sport", freio de estacionamento por botão e faróis, DRL e lanternas em LED.
Na parte de segurança, tem sistema "hill assist" (de auxílio em subidas), faróis halógenos, piloto automático (regulador de velocidade) com limitador, rodas de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, travas e vidros elétricos com antiesmagamento e volante com regulagem de altura e profundidade. Todos os itens da Active mais bancos com revestimento sintético, bancos traseiros bipartidos e rebatíveis, câmera 360º, carregador de celular por indução, chave presencial, o pacote Peugeot Driver Assist apenas com alerta de ponto cego, retrovisores externos com ajustes e rebatimento elétricos, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas, sensor de estacionamento dianteiros e traseiros e volante revestido em couro. Todos os itens da Allure mais os badges GT MHEV, bancos com costura verde e revestimento sintético, costura verde nos detalhes internos e nos painéis de porta, o pacote Peugeot Driver Assist completo (alerta de colisão, alerta e correção de faixa, farol alto inteligente, sensor de fadiga, frenagem automática de emergência e leitor de placas de velocidade), quadro de instrumentos i-Cockpit em 3D, rodas de liga leve de 18 polegadas, teto bitom e aletas para troca de marcha.

Importante: a Peugeot acrescentou uma nova opção de cor à gama: o Branco "Okénite" passa a fazer parte do catálogo, e se junta às cores azul "Obsession", cinza "Artense", cinza "Selenium" e preto "Perla Nera". No caso das versões GT, o cinza "Artense" não está disponível.

Com a atualização, a Peugeot tenta manter o 208 e o 2008 sem uma reformulação maior, mas aproveita a linha 2027 para reorganizar as versões e deixar mais claras as diferenças entre as configurações.

No 208, a estratégia deixa a linha do hatch mais enxuta, agora formada por três versões (antes eram quatro, mas agora o 208 Active sai de cena), enquanto o 2008 mantém três configurações - de entrada, intermediária e topo de linha.

Veja também

Curte os nossos conteúdos? Então você tem encontro marcado com a Webmotors TV: todos os domingos, às 8h30 da manhã, no SBT


Webmotors TV é do Brasil inteiro! Agora, todos os domingos, às 8h30 da manhã, você assiste o melhor do conteúdo automotivo direto da sua casa, no SBT.
Testes, comparativos, dicas, serviços, lançamentos e tudo mais que envolve o universo dos carros e das motos no Brasil e no mundo estarão na tela da sua TV! Com apresentação de Letícia Datena, nos encontramos aos domingos, às 8h30, no SBT!

Comentários

Carregar mais