Ofertas do SUV mais barato do Brasil na Webmotors
Isso mesmo, um SUV cupê da marca francesa é atualmente o modelo mais em conta oferecido no mercado nacional. Anunciado oficialmente por R$ 101.490, o modelo é ofertado com desconto de R$ 7.500 pela própria Citroën, permitindo que quem fizer a compra pela internet pague 93.990 - valor muito mais em conta que muito hatch de entrada.
O Citroën Basalt Feel 1.0 MT se destaca pelo porte. Com 4,34 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,58 metro de altura e bons 2,64 metros de distância entre os eixos, o SUV feito em Porto Real, no Rio de Janeiro, tem um porta-malas com capacidade para 490 litros - o maior em relação ao seus principais concorrentes: Fiat Pulse, Volkswagen Tera e Renault Kardian.
Mecanicamente, a versão de entrada do Basalt realmente não empolga. O motor é o velho conhecido 1.0 Firefly de três cilindros, flex, aspirado, que desenvolve até 71 cv (gasolina) / 75 cv (álcool) de potência máxima a 6.000 rpm e torque de 10 kgfm (gasolina) / 10,5 kgfm (álcool) a 3.250 giros. A tração é dianteira e o câmbio manual de cinco velocidades.
Confira os principais itens de série do modelo:
- Quatro airbags: frontal condutor e passageiro e laterais dianteiros
- ABS + ESC + ASR + EBD
- Antena de teto
- Alarme periférico
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Assistente de partida em rampa
- Banco do motorista com ajuste de altura e apoia braço
- Bancos traseiros rebatíveis com Isofix e Top Tether (fixação para cadeiras de crianças)
- Bluetooth
- Câmera de ré
- Direção elétrica
- Luzes de rodagem diurnas (DRLs) de LED
- Desembaçador de vidro traseiro
- Sensor de pressão de pneus
- Multimídia Citroën Connect touchscreen 10 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem necessidade de fio
- Painel de instrumentos digital TFT de sete polegadas
- Retrovisor externo elétrico
- Rodas de liga leve de 16 polegadas
- Travamento automático das portas e do porta-malas com veículo em movimento
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros
- Volante multifuncional
Os SUVs mais baratos do Brasil: confira os mais acessíveis
2º - Fiat Pulse Drive 1.3 MT Flex
O Fiat Pulse Drive 1.3 MT Flex é o segundo SUV mais barato do Brasil, partindo de R$ 99.990 - único, ao lado do Basalt Feel 1.0 MT a custar menos de R$ 100 mil. O modelo passou recentemente por uma atualização no visual (nada profundo, é verdade) e por uma reestruturação de preços para poder encarar a chegada do Volkswagen Tera. Aqui, assim como o Citroën, a transmissão é manual de cinco velocidades.
Ficha técnica
- Motor: 1.3 Flex
- Potência: 107 cv a 6250 rpm (etanol)
- Torque: 13,7 kgfm a 4000 rpm (etanol) / 13,2 kgfm a 4250 rpm (gasolina)
- Câmbio: manual de cinco velocidades
- Tração: Dianteira
- Consumo de combustível urbano: 9 km/l (etanol) / 12,5 km/l (gasolina)
- Consumo de combustível rodoviário: 10,4 km/l (etanol) / 14,7 km/l (gasolina)
- Comprimento: 4,09 metros
- Entre-eixos: 2,53 metros
- Largura: 1,98 metro
- Altura: 1,57 metro
- Volume do porta-malas: 370 litros
3º - Volkswagen Tera 1.0 MPI
O terceiro SUV mais barato do Brasil também tem câmbio manual de cinco marchas. Estamos falando da versão de entrada 1.0 MPI do Volkswagen Tera. O modelo da marca alemã, que se posiciona abaixo do Nivus e acima do Polo, custa nesta configuração R$ 105.890.
Ficha técnica:
- Motor: 1.0 MPI Flex
- Potência: 84 cv a 6450 rpm (etanol)
- Torque: 10,3 kgfm a 3000 rpm (etanol) / 9,6 kgfm a 4000 rpm (gasolina)
- Câmbio: Manual de 5 marchas
- Tração: Dianteira
- Consumo de combustível urbano: 9,1 km/l (etanol) / 13,2 km/l (gasolina)
- Consumo de combustível rodoviário: 10,2 km/l (etanol) / 14,7 km/l (gasolina)
- Comprimento: 4,15 metros
- Entre-eixos: 2,56 metros
- Largura: 1,77 metro
- Altura: 1,50 metro
- Volume do porta-malas: 350 litros
4º - Citroën Basalt Feel Turbo 200
Na quarta colocação aparece novamente o Basalt, mas agora na configuração Feel Turbo 200. Além de agregar o motor 1.0 turbo de três cilindros e flex, a caixa de transmissão é automática do tipo CVT. O valor anunciado no site da Citroën é R$ 118.290, mas com o desconto aplicado pela própria fabricante de origem francesa o irmão do SUV mais barato do país sai por R$ 106.890 - desconto mais que absurdo e tentador de R$ 11.400.
Ficha técnica
- Motor: 1.0 Turbo 200 Flex
- Potência: 130 cv a 5750 rpm (etanol)
- Torque: 20,4 kgfm a 1750 rpm (etanol e gasolina)
- Câmbio: automático CVT
- Tração: dianteira
- Consumo de combustível urbano: 8,4 km/l (etanol) / 12,1 km/l (gasolina)
- Consumo de combustível rodoviário: 9,6 km/l (etanol) / 13,7 km/l (gasolina)
- Comprimento: 4,34 metros
- Entre-eixos: 2,64 metros
- Largura: 1,82 metro
- Altura: 1,58 metro
- Volume do porta-malas: 490 litros
5º - Citroën Basalt Shine Turbo 200
Fechando a nossa lista aparece, mais uma vez, o Basalt, agora em sua versão topo de linha Shine com o mesmo conjunto da configuração intermediaria Feel 200 Turbo: motor 1.0 turbo de três cilindros, flex, desenvolve até 130 cv de potência máxima e 20,4 kgfm de torque.Ficha tétrica
- Motor: 1.0 Turbo 200 Flex
- Potência: 130 cv a 5750 rpm (etanol)
- Torque: 20,4 kgfm a 1750 rpm (etanol e gasolina)
- Câmbio: automático CVT
- Tração: dianteira
- Consumo de combustível urbano: 8,4 km/l (etanol) / 12,1 km/l (gasolina)
- Consumo de combustível rodoviário: 9,6 km/l (etanol) / 13,7 km/l (gasolina)
- Comprimento: 4,34 metros
- Entre-eixos: 2,64 metros
- Largura: 1,82 metro
- Altura: 1,58 metro
- Volume do porta-malas: 490 litros
SUV mais barato ou hatch completo?
O que vale mais a pena: SUV mais barato ou hatch completo? Hoje, os preços estão bem diferentes, pois os SUVs ficaram mais baratos e os hatches, mais caros.Para se ter uma ideia, o SUV mais barato do Brasil hoje, o Citroën Basalt Feel 1.0 MT 93.990 (preço com desconto da própria fabricante já embutido) e um Volkswagen Polo Track, que também tem motor 1.0 de três cilindros aspirado e câmbio manual, sai por R$ 92.660.
Além de um espaço superior, a lista de equipamentos do Basalt, por exemplo, é mais interessante que a do Polo de entrada, oferecendo como item de série, por exemplo, central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay com conexão sem a necessidade de cabo.
Quando comparamos com um hatch completo, a diferença entre os preços ficam enormes. Um Polo Highline, por exemplo, não sai por menos de R$ 131.650, uma diferença imensa de R$ 37.660. Mesmo dentro da Citroën, o C3 You, que é a configuração mais recheada do hatch da montadora de origem francesa, parte de R$ 105.400, mas com o desconto fica em R$ 101.490, ainda assim uma diferença considerável de R$ 7.500.
Veja também:
- Acompanhe as notícias do "WM1" em nosso canal do WhatsApp
- Deixe seu carro usado como 0 km: acesse a Webmotors Serviços
- Anuncie seu veículo na Webmotors com 20% de desconto
O que é um SUV?
SUV é a sigla para a palavra em inglês Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo. Trata-se de um tipo de carro que combina características de automóveis de passeio com atributos de veículos off-road, como maior altura em relação ao solo, ângulos de entrada e saída superiores, e visual robusto. Originalmente criados para enfrentar ambientes fora de estrada, os SUVs evoluíram para atender também ao uso urbano, ganhando versões mais compactas e voltadas ao conforto, com muita performance e tecnologia, também.Para que um carro seja considerado um SUV, ele geralmente apresenta alguns elementos-chave: carroceria elevada, boa capacidade de carga, espaço interno generoso, suspensão mais alta e, em alguns casos, tração nas quatro rodas. Hoje, o segmento inclui desde modelos compactos até grandes utilitários, atendendo a diferentes perfis de consumidores que buscam versatilidade, estilo e praticidade.
Comentários