Qual é o SUV mais barato do Brasil? Diante da chegada de novos modelos quase que todos os meses - alguns até de marcas inéditas no país -, saber qual é aquele que mais seduz o bolso (ou que menos afeta a carteira) fica meio difícil. No entanto, estamos aqui para ajudar, e a resposta à pergunta do começo da frase é muito simples: Citroën Basalt Feel 1.0 manual.
Isso mesmo, o SUV cupê da marca francesa é atualmente o modelo mais em conta oferecido no mercado nacional. Anunciado oficialmente por R$ 101.490, o modelo é anunciado com desconto de R$ 7.500 pela própria Citroën. Assim, que faz a compra pela internet paga R$ 93.990 - um valor muito mais em conta que o de muito hatch de entrada.
O Citroën Basalt Feel 1.0 manual se destaca pelo porte. Com 4,34 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,58 metro de altura e bons 2,64 metros de distância entre os eixos, o SUV feito em Porto Real, no Rio de Janeiro, tem um porta-malas com capacidade para 490 litros - maior que os dos principais concorrentes: Fiat Pulse, Volkswagen Tera e Renault Kardian.
Mecanicamente, a versão de entrada do Basalt não chega a empolgar. O motor é o velho conhecido 1.0 Firefly de três cilindros, flex, aspirado, que desenvolve até 71 cv (gasolina) / 75 cv (álcool) de potência máxima a 6.000 rpm e torque de 10 kgfm (gasolina) / 10,5 kgfm (álcool) a 3.250 giros. A tração é dianteira e o câmbio é manual de cinco velocidades.
Confira os principais itens de série do modelo:
Veja também: Vale a pena ter um Basalt manual?
Caso o SUV mais barato do Brasil não seja o mais interessante para você, montamos uma lista com mais quatro modelos da marca para fecharmos essa matéria com os 5 SUVs mais em conta do mercado brasileiro na atualidade.
O Fiat Pulse Drive 1.3 manual flex é o segundo SUV mais barato do Brasil. Parte de R$ 99.990 - único, ao lado do Basalt Feel 1.0 manual a custar menos de R$ 100 mil. O modelo passou recentemente por uma atualização no visual (nada profundo, é verdade) e por um reposicionamento de preços para poder encarar a chegada do Volkswagen Tera. Aqui, assim como no Citroën, a transmissão é manual de cinco velocidades.
Ficha técnica
O terceiro SUV mais barato do Brasil também tem câmbio manual de cinco marchas. Estamos falando da versão de entrada 1.0 MPI do Volkswagen Tera. O modelo da marca alemã, que se posiciona abaixo do Nivus e acima do Polo, custa, nesta configuração, R$ 105.890.
Ficha técnica:
Na quarta colocação aparece novamente o Basalt, mas agora na configuração Feel Turbo 200. Além de agregar o motor 1.0 turbo de três cilindros e flex, a caixa de transmissão é automática do tipo CVT. O valor anunciado no site da Citroën é R$ 118.290, mas com o desconto aplicado pela própria fabricante, o irmão do SUV mais barato do país sai por R$ 106.890 - desconto mais que absurdo e tentador de R$ 11.400.
Ficha técnica
Fechando a nossa lista aparece, mais uma vez, o Basalt. Mas agora em sua versão topo de linha Shine, que tem o mesmo conjunto da configuração intermediaria Feel 200 Turbo: motor 1.0 turbo de três cilindros, flex, com até 130 cv de potência máxima e 20,4 kgfm de torque.
Ficha tétrica
O que vale mais a pena, um SUV mais barato ou um hatch completo? Hoje, os preços estão bem diferentes, pois os SUVs ficaram mais baratos e os hatches, mais caros.
Para se ter uma ideia, o SUV mais barato do Brasil hoje, o Citroën Basalt Feel 1.0 manual, custa R$ 93.990 (preço com desconto da própria fabricante já embutido). Já um Volkswagen Polo Track, que também tem motor 1.0 de três cilindros aspirado e câmbio manual, sai por R$ 92.660.
Além de espaço superior, a lista de equipamentos do Basalt, por exemplo, é mais interessante que a do Polo de entrada. Inclui, como item de série, por exemplo, a central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay com conexão sem a necessidade de cabo.
Quando comparamos com um hatch completo, a diferença entre os preços ficam enormes. Um Polo Highline, por exemplo, não sai por menos de R$ 131.650, uma diferença imensa de R$ 37.660.
Mesmo dentro da Citroën, o C3 You, que é a configuração mais recheada do hatch da montadora de origem francesa, parte de R$ 105.400 - mas, com o desconto, fica em R$ 101.490. Ainda assim uma diferença considerável de R$ 7.500.
Veja também:
SUV é a sigla para a palavra em inglês Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo. Trata-se de um tipo de carro que combina características de automóveis de passeio com atributos de veículos off-road, como maior altura em relação ao solo, ângulos de entrada e saída superiores, e visual robusto.
Originalmente criados para enfrentar ambientes fora de estrada, os SUVs evoluíram para atender também ao uso urbano, ganhando versões mais compactas e voltadas para o conforto, com muita performance e tecnologia.
Hoje, o segmento de SUVs inclui desde modelos compactos até grandes utilitários, atendendo a diferentes perfis de consumidores que buscam versatilidade, estilo e praticidade.



Email enviado com sucesso!