Bmw I3 X Bolt Foto 2

BMW i3 vs. Chevrolet Bolt: duelo antes da mudança

Colocamos na prancheta tudo que a atual linha dessa dupla de carros oferece para você ver qual se encaixa no seu perfil

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 25,5/0 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 260 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9

Overview

Compacto elétrico da marca alemã é 95% feito de materiais recicláveis, tem autonomia de quase 300 km e ainda distribuição de peso de 50% em cada eixo.


  • + Economia
  • + Preservação do meio-ambiente
  • + Estilo
  • + Status
  • - Baixa autonomia
  • - Espaço interno traseiro
 
  • 0.0 Estrela icone
  • 0.0 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Comparativos
  3. BMW i3 vs. Chevrolet Bolt: duelo antes da mudança
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Chevrolet Bolt vai mudar nos próximos meses e o BMW i3 com gerador a etanol está em testes. Antes de se atualizarem, porém, ainda sobram em estoque. Hoje vamos relembrar um duelo que já fizemos aqui no WM1 (publicado em dezembro do ano passado), com o objetivo de subsidiar quem quer economizar combustível e pensa em um dos dois elétricos - antes da chegada das atualizações. BMW i3 e Chevrolet Bolt têm valores próximos e propostas semelhantes. Veja detalhes mais abaixo.

Para este comparativo, foram colocados frente a frente a versão BEV Full do BMW i3, que hoje custa R$ 304.950, e a configuração Premier do Chevrolet Bolt - a única à venda no Brasil e que ainda sobra em estoque, mas que deve sair de linha em breve -, que sai por cerca de R$ 270 mil (vale lembrar que o novo, que estreia nas próximas semanas, vai chegar por R$ 317 mil).

BMW i3 vs. Chevrolet Bolt

Tamanho

Temos neste duelo dois monovolumes que poderiam muito bem ser chamados de crossovers por unirem características de mais de dois tipos de carroceria. Mas os tamanhos são diferentes. O BMW i3 é comprido, mas apertado para quatro adultos - são 4,01 m de comprimento e 2,57 m de entre-eixos. Vale lembrar que suas portas traseiras se abrem ao estilo suicida (em sentido contrário às da frente).

Já o Bolt tem 4,17 m de comprimentos e 2,60 m de entre-eixos, que são mais percebíveis justamente pelo desenho do carro, que no caso do modelo da GM é mais próximo mesmo ao de um SUV. Quando comparamos o porta-malas, mais uma vez o Bolt leva a melhor, já que tem 478 litros contra apenas 260 l do modelo da BMW.

Portanto se espaço interno for sua prioridade, o Bolt se mostra como a melhor opção - e continuará assim mesmo quando a nova geração chegar, já que o novo modelo cresceu, pois tem 4,31 m de comprimento e 2,68 m de entre-eixos, mesmo com 462 litros, um pouco menos de volume no porta-malas. O i3, por sua vez, deve permanecer com os mesmos dados.

Motor, desempenho e autonomia

O BMW tem motor elétrico alimentado por bateria que fica posicionado no assoalho - é por isso que, sob o capô dianteiro, o carro guarda somente um pequeno porta-objetos onde curiosamente fica seu carregador, que deve ser conectado em tomadas convencionais (110V para cargas sem tanta pressa, como as noturnas; 220V para recargas mais rápidas).

Nele, são 170 cv e 25,5 kgf.m de torque distribuídos diretamente para o eixo traseiro por meio de um câmbio automático que tem apenas uma marcha. O torque é instantâneo e isso faz do carrinho um automóvel bem gostoso de se dirigir, ainda mais quando lembramos que tem tração traseira. Em números oficiais, o i3 é capaz de rodar entre 290 e 330 km com uma carga completa da bateria.

Bmw I3
BMW i3 é capaz de rodar entre 290 e 330 quilômetros com uma carga completa da bateria
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

No i3 BEV Full, aliás, existe um pacote chamado Rex que acrescenta ao modelo um pequeno motor a combustão de 647 cc (com 38 cv e 5,7 kgf.m) que não tem a capacidade de tracionar as rodas, mas tem a função de "salvar" o motorista caso a bateria do motor elétrico acabe.

Já o Bolt é um EV que não oferece essa chance caso a bateria chegue a zero - mas compensa a falta do pequeno motor com um conjunto mais econômico e moderno que o do BMW. Vale lembrar que o projeto do carro da GM é mais novo e que as baterias de carros elétricos têm se modernizado muito ao longo dos últimos anos.

O Bolt tem motor com 203 cv e 36,7 kgf.m de torque (também entregues de forma instantânea) - que permanecerá na nova geração. O tipo de câmbio é o mesmo: automático de uma marcha. No carro da GM, porém, a tração é dianteira e, apesar de mais torcudo - e portanto mais rápido na arrancada, já que faz o 0-100 km/h em 7,3 s contra 8,1 s do rival -, seu foco é mais conforto do que esportividade.

Bolt Motor
Motor do Bolt entrega 203 cv de potência e 36,7 kgf.m de torque
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Outra vantagem do Bolt frente ao i3 é o número da autonomia, que pode chegar a máximos 416 km, praticamente 120 quilômetros a mais - outro detalhe que será mantido com a chegada do novo modelo. A dúvida que fica entre os dois é: melhor o que não te deixa na mão por ter um motor a combustão salvador ou o que vai mais longe e acelera mais forte?

Por fim, vale destacar que os dois têm aquele sistema que ajuda a gastar menos carga da bateria por meio do pedal do acelerador - você tira o pé e o carro começa a frear automaticamente até parar. No i3 o mecanismo não pode ser desativado, mas controlado em três níveis diferentes pelo sistema de modos de condução (EcoPro+, EcoPro e Confort).

No Bolt, o câmbio em "D" o move como um carro normal e em "L" ativa essa função. Obviamente, essa configuração deve permanecer no novo Bolt.

Estilo

Outro ponto a ser considerado pelo comprador desses veículos é o estilo de cada modelo. De um lado você encontra um BMW que tem 95% de sua construção feita com materiais reciclados e madeira de reflorestamento, que tem um design futurista e o charme das portas traseiras que se abrem ao estilo suicida. Chama a atenção por onde passa e vira atração em vagas de shoppings.

Do outro, uma espécie de crossover que tem desenho bacana, mas que não traz aquele ar de tecnologia oferecido pelo i3 com seu design extremamente ousado, embora tenha o mesmo nível de modernidade, como outros carros elétricos, e ofereça até 10 airbags e MyLink com tela tátil de 10 polegadas - no BMW, por ser de um projeto um pouco mais velho, a telinha sequer é touch screen.

Acabamento

Quem pode decidir sua compra é o nível do acabamento interno e nesse ponto precisamos elogiar os dois carros. O i3, como falamos, nesse quesito oferece excelente nível: tem diversos materiais reciclados, muito luxo e uma ergonomia interna de certo modo até divertida.

Mas o espaço sobre o painel central é muito grande e poderia ser menor para que, por exemplo, houvesse mais comodidade para quem vai sentado nos bancos traseiros. Para quem é solteiro ou, casado, mas não tem filhos, o modelo resolve bem.

Agora, se você já tiver filhos, o Bolt neste comparativo será sempre a opção que oferece mais espaço interno e porta-malas sem deixar de trazer uma série de equipamentos, embora com a insígnia da Chevrolet lá na frente, algo que não traz tanto status como o logo da BMW.

No fim das contas, temos duas ótimas propostas e uma dúvida não tão simples de resolver.

O Bolt tem mais espaço interno e porta-malas maior - e isso vai continuar com a chegada da nova geração
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Ficha Técnica

BMW - I3 - 2021
CHEVROLET - BOLT - 2020
0.6 HÍBRIDO REX FULL 4P AUTOMÁTICO
EV 60 ELÉTRICO
R$ 283950
R$ 275100

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 0.6
  • Cilindrada cm³
  • 647
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 2
  • Número de cilindros (comercial)
  • 2 cil.
  • Taxa de compressão
  • 10,6:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 8v
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Híbrido
  • Combustível (comercial)
  • Elétrico
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Start-Stop
  • Sim
  • Start-Stop
  • Sim
  • Desligamento de cilindros
  • Sim
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • PHEV
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • EV
  • Potência (cv/rpm)
  • 170/4800
  • Potência (cv/rpm)
  • 203
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 25,5/0
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 36,7
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 38/5000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 5,7/5000
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 150
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 146
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 8,1
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 6,5
  • Autonomia (km)
  • 383

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Transmissão
  • Automática
  • Localização do câmbio
  • Console
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Traseira
  • Tração
  • Dianteira
  • Número de marchas
  • 1

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Freios regenerativos
  • Sim
  • Freios regenerativos
  • Sim
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 3999
  • Comprimento (mm)
  • 4166
  • Largura (mm)
  • 1775
  • Largura (mm)
  • 1765
  • Altura (mm)
  • 1578
  • Altura (mm)
  • 1594
  • Entre-eixos (mm)
  • 2570
  • Entre-eixos (mm)
  • 2600
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 139
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 9
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 260
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 479
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1340
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1616
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 10800

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • GP
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • MyLink
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 8,8"
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10,2"
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Tela de entretenimento - TV digital
  • Sim
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2
  • Concierge - Segurança
  • Sim
  • Concierge - Emergência
  • Sim
  • Concierge - Navegação
  • Sim
  • Concierge - Diagnóstico técnico
  • Sim

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 20
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 155/60
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 215/50
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 20
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 175/55
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 215/50
  • Estepe
  • Não disponível

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 366
  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.7
  • Tecnologia8.8
  • Vida a bordo8.6
  • Desempenho9.7
  • Opinião do repórter9.6
  • + Economia
  • + Preservação do meio-ambiente
  • + Estilo
  • + Status
  • - Baixa autonomia
  • - Espaço interno traseiro
 
9

Compartilhar
  • No Bolso8.7
  • Tecnologia9.6
  • Vida a bordo9.7
  • Desempenho9.6
  • Opinião do repórter9.2
  • + Preservação do meio-ambiente
  • + Economia
  • + Espaço interno
  • + Quantidade de concessionárias
  • + Garantia
  • - Pouco status
  • - Visual pouco ousado
 
9.5

Compartilhar
Comentários