Bmw I3 X Bolt Foto 2

BMW i3 vs. Chevrolet Bolt: duelo de elétricos

Colocamos na prancheta tudo que essa dupla de carros elétricos oferece para saber em que tipo de perfil se encaixam

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 25,5/0 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 260 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9

Overview

Compacto elétrico da marca alemã é 95% feito de materiais recicláveis, tem autonomia de quase 300 km e ainda distribuição de peso de 50% em cada eixo.


  • + Economia
  • + Preservação do meio-ambiente
  • + Estilo
  • + Status
  • - Baixa autonomia
  • - Espaço interno traseiro
 
  • 0.0 Estrela icone
  • 0.0 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Comparativos
  3. BMW i3 vs. Chevrolet Bolt: duelo de elétricos
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Hoje o duelo é para quem não quer mais gastar dinheiro com combustível e também se preocupa com o futuro do planeta. BMW i3 vs. Chevrolet Bolt: dois carros elétricos com valores parecidos que em alguns aspectos têm propostas semelhantes, mas em outros se distanciam. Quer saber os destaques de cada um deles? Venha comigo.

Para este comparativo, vamos comparar a versão Rex Full do BMW i3, de R$ 283.950, com a configuração Premier do Chevrolet Bolt - a única à venda no Brasil -, que custa R$ 246 mil.

BMW i3 vs. Chevrolet Bolt

Tamanho

Temos neste duelo dois monovolumes que poderiam muito bem ser chamados de crossovers por unirem características de mais de dois tipos de carroceria. Mas os tamanhos são diferentes. O BMW i3 é comprido, mas apertado para quatro adultos - são 4,01 m de comprimento e 2,57 m de entre-eixos. Vale lembrar que suas portas traseiras se abrem ao estilo suicida.

Já o Bolt tem 4,17 m de comprimentos e 2,60 m de entre-eixos, que são mais percebíveis justamente pelo desenho do carro, que no caso do modelo da GM é mais próximo ao de um SUV. Quando comparamos o porta-malas, mais uma vez o Bolt leva a melhor, já que tem 478 litros contra apenas 260 do modelo da BMW.

Portanto se espaço interno for sua prioridade, o Bolt se mostra como a melhor opção.

Motor, desempenho e autonomia

O BMW tem motor elétrico alimentado por bateria que fica posicionado no assoalho - é por isso que, sob o capô dianteiro, o carro guarda somente um pequeno porta-objetos onde curiosamente fica seu carregador, que deve ser conectado em tomadas convencionais (110V para cargas sem tanta pressa, como as noturnas; 220V para recargas mais rápidas).

Nele, são 170 cv e 25,5 kgf.m de torque distribuídos diretamente para o eixo traseiro por meio de um câmbio automático que tem apenas uma marcha. O torque é instantâneo e isso faz do carrinho um automóvel bem gostoso de se dirigir, ainda mais quando lembramos que tem tração traseira. Em números oficiais, o i3 é capaz de rodar entre 290 e 330 km com uma carga completa da bateria.

Bmw I3
BMW i3 é capaz de rodar entre 290 e 330 quilômetros com uma carga completa da bateria
Crédito: Ricardo Rollo

No i3 Rex Full, aliás, existe um pequeno motor a combustão de 647 cc (com 38 cv e 5,7 kgf.m) que não tem a capacidade de tracionar as rodas, mas tem a função de "salvar" o motorista caso a bateria do motor elétrico acabe.

Já o Bolt é um EV que não oferece essa chance caso a bateria chegue a zero - mas compensa a falta do pequeno motor com um conjunto mais econômico e moderno que o do BMW. Vale lembrar que o projeto do carro da GM é mais novo e que as baterias de carros elétricos têm se modernizado nos últimos anos.

O Bolt tem motor com 203 cv e 36,7 kgf.m de torque (também entregues de forma instantânea). O tipo de câmbio é o mesmo: automático, com uma só marcha à frente. No carro da Chevrolet, porém, a tração é dianteira e, apesar de ser mais torcudo - e portanto mais rápido em arrancadas, já que faz o 0 a 100 km/h em 7,3 s contra 8,1 s do rival -, seu foco é mais o conforto do que a esportividade.

Bolt Motor
Motor do Bolt entrega 203 cv de potência e 36,7 kgf.m de torque
Crédito: Ricardo Rollo

Outra vantagem do Bolt frente ao i3 é o número da autonomia, que pode chegar a máximos 416 km, praticamente 120 quilômetros a mais. A dúvida que fica entre os dois modelos é: melhor o que não te deixa na mão por ter um motor a combustão salvador ou o que vai mais longe e acelera mais forte?

Por fim, vale destacar que os dois modelos têm aquele sistema que ajuda a sugar menos carga da bateria por meio do pedal do acelerador - você tira o pé e o carro começa a frear automaticamente até parar. No i3 o mecanismo não pode ser desativado, mas controlado por três intensidades diferentes pelo sistema de modos de condução (EcoPro+, EcoPro e Confort). No Bolt, o câmbio em "D" move o carro como um veículo normal e em "L" ativa essa função.

Estilo

Outro ponto a ser considerado pelo comprador desses veículos é o estilo de cada modelo. De um lado você tem um BMW que tem 95% de sua construção feita com materiais reciclados e madeira de reflorestamento, que tem um design futurista e o charme das portas que se abrem ao estilo suicida. Chama muito a atenção por onde quer que passe e vira atração em vagas de shoppings e na garagem do prédio.

Do outro, uma espécie de crossover que tem desenho bacana, mas que não traz aquele ar de tecnologia oferecido pelo i3 com seu design extremamente ousado, embora tenha o mesmo nível de modernidade, como outros carros elétricos e ofereça até 10 airbags e MyLink com tela tátil de 10 polegadas - no BMW, por ser de um projeto um pouco mais velho, a tela não é touch screen.

Acabamento

Quem pode decidir sua compra é o nível do acabamento interno e nesse ponto precisamos elogiar os dois carros. O i3, como falamos, esse quesito é de excelente nível: tem diversos materiais reciclados, muito luxo e uma ergonomia interna de certo modo até divertida.

Mas o espaço sobre o painel central é muito grande e poderia ser menor para que, por exemplo, houvesse mais comodidade para quem vai nos bancos traseiros. Para quem é solteiro ou casado mas não tem filhos, resolve bem.

Agora, se você já tiver filhos, o Bolt é a opção que oferece mais espaço interno e porta-malas sem deixar de trazer uma série de equipamentos, embora com a insígnia da Chevrolet lá na frente, algo que não traz tanto status como o logo da BMW.

No fim das contas, temos duas ótimas propostas e uma dúvida não tão simples de resolver.

O Bolt tem mais espaço interno e porta-malas maior
Crédito: Ricardo Rollo

Ficha Técnica

BMW - I3 - 2021
CHEVROLET - BOLT - 2020
0.6 HÍBRIDO REX FULL 4P AUTOMÁTICO
EV 60 ELÉTRICO
R$ 283950
R$ 260790

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 0.6
  • Cilindrada cm³
  • 647
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 2
  • Número de cilindros (comercial)
  • 2 cil.
  • Taxa de compressão
  • 10,6:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 8v
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Híbrido
  • Combustível (comercial)
  • Elétrico
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Start-Stop
  • Sim
  • Start-Stop
  • Sim
  • Desligamento de cilindros
  • Sim
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • PHEV
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • EV
  • Potência (cv/rpm)
  • 170/4800
  • Potência (cv/rpm)
  • 203
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 25,5/0
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 36,7
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 38/5000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 5,7/5000
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 150
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 146
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 8,1
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 6,5
  • Autonomia (km)
  • 383

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Transmissão
  • Automática
  • Localização do câmbio
  • Console
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Traseira
  • Tração
  • Dianteira
  • Número de marchas
  • 1

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Freios regenerativos
  • Sim
  • Freios regenerativos
  • Sim
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 3999
  • Comprimento (mm)
  • 4166
  • Largura (mm)
  • 1775
  • Largura (mm)
  • 1765
  • Altura (mm)
  • 1578
  • Altura (mm)
  • 1594
  • Entre-eixos (mm)
  • 2570
  • Entre-eixos (mm)
  • 2600
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 139
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 9
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 260
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 479
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1340
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1616
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 10800

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • GP
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • MyLink
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 8,8"
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10,2"
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Tela de entretenimento - TV digital
  • Sim
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2
  • Concierge - Segurança
  • Sim
  • Concierge - Emergência
  • Sim
  • Concierge - Navegação
  • Sim
  • Concierge - Diagnóstico técnico
  • Sim

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 20
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 155/60
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 215/50
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 20
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 175/55
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 215/50
  • Estepe
  • Não disponível

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 366
  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.7
  • Tecnologia8.8
  • Vida a bordo8.6
  • Desempenho9.7
  • Opinião do repórter9.6
  • + Economia
  • + Preservação do meio-ambiente
  • + Estilo
  • + Status
  • - Baixa autonomia
  • - Espaço interno traseiro
 
9

Compartilhar
0
  • No Bolso8.7
  • Tecnologia9.6
  • Vida a bordo9.7
  • Desempenho9.6
  • Opinião do repórter9.2
  • + Preservação do meio-ambiente
  • + Economia
  • + Espaço interno
  • + Quantidade de concessionárias
  • + Garantia
  • - Pouco status
  • - Visual pouco ousado
 
9.5

Compartilhar
0
Comentários