Creta Vs Corolla Cross

Creta vs. Corolla Cross: tamanho é documento?

A versão de luxo do SUV compacto da Hyundai enfrenta o utilitário médio da Toyota: confira qual é o melhor para você


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Creta vs. Corolla Cross: tamanho é documento?
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

SUV compacto ou médio? A escolha pelo modelo maior pode parecer óbvia. Mas não se você estiver se referindo ao Hyundai Creta Ultimate e ao Toyota Corolla XRE. É que ambos estão na mesma faixa de preços, mas parecem feitos para públicos bem distintos.

O mais caro (R$ 177.390) dos dois é o Creta Ultimate - uma das configurações mais completas do SUV da Hyundai. Já o Corolla Cross XRE é mais acessível (R$ 174.390). Mas é a opção intermediária, com a motorização flex. Veja a seguir qual delas se adequa melhor ao que você espera de um SUV.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Hyundai Creta Ultimate vs. Toyota Corolla Cross XRE:

Hyundai Creta Ultimate 0975 1
O Hyundai Creta Ultimate é a configuração de luxo do SUV compacto, abaixo apenas da esportiva N Line Night Edition
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Visual e dimensões

O Creta Ultimate e o Corolla Cross são como água e óleo. Ou azeite, afinal, estamos falando de dois carros de prestígio. Em estilo, eles não se misturam. São bichos completamente diferentes.

Renovado em 2021, o SUV da Hyundai trocou o visual careta por uma carroceria de linhas ousadas e polêmicas, que chama muito a atenção por onde passa, embora não seja unanimidade em termos de beleza.

Também lançado no Brasil em 2021, o Corolla Cross é praticamente uma releitura SUV do sedã. Um carro de linhas mais conservadoras e que parece feito sob medida para agradar ao comprador do três volumes em busca de um algo a mais.

Toyota Corolla Cross Xre 0785 (14)
O Toyota Corolla Cross XRE é a versão intermediária com o motor 2.0 flex
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Em tamanho, o Corolla Cross leva vantagem: são 4,46 m de comprimento, 1,62 m de altura, 1,83 m de largura e entre-eixos de 2,64 m. Já o Creta tem 4,30 m de comprimento, 1,64 m de altura, 1,79 m de largura e 2,61 m de entre-eixos.

O resultado dessas medidas mais avantajadas é que o SUV da Toyota tem um porta-malas mais amplo: são 440 litros, ante os 422 litros do carro da Hyundai. Essa dferença pode parecer pequena no papel, mas é enorme na prática.

É que o bagageiro do Corolla Cross tem o piso mais fundo e comporta malas maiores. Já o do Creta tem o piso mais rente à boca do porta-malas. Isso favorece a colocação de objetos mais pesados, mas sacrifica o espaço.

Mecânica e desempenho

Diferentemente das versões mais acessíveis da linha, equipadas com um motor 1.0 turbo, o Creta Ultimate é equipado com o veterano 2.0 aspirado, usado no modelo desde o lançamento, em 2016.

A Hyundai fez algumas mudanças no motor em 2021, para chegar a 167 cv e 20,6 kgf.m de torque a 4.700 rpm. Mesmo assim, ainda é um propulsor com injeção multiponto e combinado a um câmbio automático de seis marchas.

Já o Toyota Corolla Cross XRE tem um 2.0 flex com injeção direta e indireta de combustível. Com 177 cv e 21,4 kgf,m a 4.400 rpm, é combinado a um câmbio automático CVT com dez marchas simuladas.

Hyundai Creta Ultimate 0937
O motor 2.0 aspirado do Creta tem injeção multiponto e desenvolve 167 cv
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Apesar de menos potente, o Creta é mais leve (são 1.300 quilos, ante os 1.420 quilos do Corolla Cross) e o resultado disso é visto no desempenho. O Hyundai acelera de zero a 100 km/h em 9,3 segundos, enquanto o Toyota parte da imobilidade até os 100 km/h em 9,8 segundos.

No consumo, a tecnologia mais refinada do motor do Corolla Cross contribui para que o Toyota beba menos combustível. Com gasolina, são 11,7 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Já o Creta faz 10,9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada.

Na rodagem, tanto um quanto o outro agradam pelo bom desempenho para um SUV, com uma levíssima vantagem para o Creta. Não espere desempenho de esportivo. Mas os dois não fazem feio em ultrapassagens ou retomadas, mesmo com o carro carregado.

A diferença fica por conta do ajuste dinâmico. O Corolla Cross é um carro de rodar mais confortável, que lida melhor com os pisos irregulares e com uma tocada mais tranquila. Lembra muito o acerto do sedã, embora com uma altura de rodagem mais elevada.

Já o Creta está longe de ser desconfortável. Mas a Hyundai claramente optou por um caminho mais equilibrado, abrindo mão de um punhado de maciez por um desempenho mais agradável em curvas. Algo que casa bem com a direção direta. Em resumo: o SUV da marca sul-coreana é um carro mais bacana de dirigir.

Cabine e comodidade

Apesar da diferença de tamanho, os dois carros oferecem um espaço bem parecido para os passageiros. Quatro adultos conseguem viajar com conforto tanto no Creta quanto no Corolla Cross, beneficiados por luxos como as saídas de ventilação na traseira.

Mas o SUV da Hyundai leva a melhor em ergonomia. As portas traseiras impressionam, com um ângulo de abertura de quase 90 graus. Essa característica favorece o acesso e facilita muito a tarefa de tirar e colocar a cadeirinha do bebê, por exemplo.

Os comandos voltados para o motorista tornam a condução do Creta mais agradável
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Na dianteira, o motorista se sente envolvido pelo painel. Todos os comandos estão próximos das mãos e voltados para o condutor. Sem contar que o Creta tem freio de estacionamento eletrônico.

Outro ponto de destaque do Creta está no acabamento. A variação de cores e texturas dá uma cara sofisticada para a cabine, apesar da quase ausência de materiais macios ao toque nas superfícies.

O painel mais reto e alto do Corolla Cross prejudica o conforto dos motoristas de menor estatura
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Experiência bem diferente da proporcionada pelo Corolla Cross, que nessa versão XRE aposta em uma cabine monocromática preta. A monotonia visual é quebrada apenas por alguns detalhes em cinza. Materiais macios estão presentes nas laterais de porta e no painel.

Há quem prefira esse visual mais sóbrio, mas não é o meu caso. Apesar do bom espaço, a posição de dirigir fica prejudicada pelo painel reto e alto (que deixa alguns comandos mais distantes do motorista) e pelo freio de estacionamento por pedal.

Aqui, vale uma observação: certamente é algo a que o condutor acaba se acostumando com o tempo. Mas não há como negar que um sistema de acionamento eletrônico (ou mesmo a tradicional alavanca) seriam mais prático.

O teto solar panorâmico é um dos itens indisponíveis no Corolla Cross XRE
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Equipamentos

O Creta Ultimate e o Corolla Cross XRE são bem equipados. Ambos têm itens como ar-condicionado automático, controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro e central multimídia com Android Auto e Apple Car Play.

A lista inclui também retrovisores externos com rebatimento elétrico, bancos de couro, chave presencial, faróis de LED com acendimento automático, frenagem autônoma, assistentes de permanência em faixa e airbags laterais e de cortina.

Com bom conteúdo de série, o Corolla Cross tem uma cabine mais conservadora
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

A mais em relação ao modelo da Toyota, o Creta tem carregador de celular por indução, banco com ventilação para o assento do motorista, teto solar panorâmico e câmera 360°. Já o Corolla Cross tem airbag para os joelhos do motorista, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e faróis auxiliares de LED.

Conclusão

Já deu para perceber que o Hyundai Creta Ultimate e o Toyota Corolla Cross são carros bem diferentes, apesar dos preços bem próximos?

O SUV da Hyundai tem mais potencial para agradar quem busca um carro bom de guiar e com muitos itens de conforto, mas que obriga o comprador a abraçar um carroceria com desenho mais polêmico e com menos espaço para bagagens.

Já o modelo da Toyota agrada pelo espaço de porta-malas e pela rodagem confortável, embora com visual muito mais conservador e com uma lista mais enxuta de itens de conforto.

Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.

Tags:Hyundai
Comentários