Land Rover Defender x Jeep Wrangler Rubicon

Duelo: Land Rover Defender x Wrangler Rubicon

Colocamos frente a frente os dois gladiadores, ícones do 4x4 no Brasil, para ver quem leva a melhor


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Reunimos dois dos maiores ícones entre os veículos 4x4 no Brasil para um duelo que remete a Tyson x Holyfield e Rocky Balboa x Apollo Creed. Colocamos frente a frente o Land Rover Defender e o Jeep Wrangler Rubicon. Neste comparativo virtual, temos as versões SE, intermediária do Defender, e Rubicon, topo de linha do Wrangler.

O Land Rover Defender SE tem preço sugerido de R$ 490.950. O Jeep Wrangler Rubicon, por sua vez, é vendido por R$ 432.590.

História de Land Rover Defender e Jeep Wrangler Rubicon

Desde o seu lançamento em 1986, o Jeep Wrangler sempre foi um carro "raiz'. Até pelo visual, nós conseguimos notar isso. O modelo da Jeep é todo quadrado, sem vincos. Baseado no Jeep CJ (uma abreviação de Civilian Jeep), o Wrangler é o verdadeiro herdeiro dessa tradição 4x4 e de civil esse carro não tem nada, é quase um veículo militar e mantém o DNA guerreiro da marca.

O primeiro Jeep foi criado para ser um veículo de combate e enfrentou seus inimigos na Segunda Guerra Mundial. Com esses predicados, nasceu um carro quase indestrutível - e a marca quer carregar essa história. Ah! E mais uma curiosidade: uma das traduções possíveis de “Wrangler” é “indivíduo brigão”. Não à toa, o modelo é capaz de atacar com muita força e desenvoltura, tal qual Mike Tyson nos seus tempos áureos.

O Land Rover segue a mesma toada, a mesma história. Nascido em 1983, o Defender tomou como base o Land Rover Série 1 - primeiro veículo da marca britânica, inspirado nos primeiros Jeep que foram para a guerra. O carro ganhou fama mundial, mas, acredite se quiser, a segunda geração demorou quase 40 anos para ser lançada. Por quê? Ora, para que mexer numa receita de sucesso, não é mesmo?

Como andam Land Rover Defender e Jeep Wrangler Rubicon

A versão topo de linha do Wrangler, a Rubicon, vem equipada com motor 2.0 turbo a gasolina. Você deve perguntar agora: "Tem opção a diesel"? Não. Não há nem para o SUV da Jeep e nem para o Land Rover Defender.

O propulsor 2.0 turbo entrega 272 cv a 5.250 rpm e 40,8 kgf.m de torque a 3.000 rpm. A velocidade final do modelo é de 195 km/h. Uma grande vantagem do Jeep em relação ao Defender, no entanto, é que ele pesa 2.031 kg - 287 quilos a menos que o Land Rover.

O câmbio do Jeep Wrangler Rubicon é automático, de oito velocidades. A suspensão, como todo bom carro afeito ao labor, é de eixo rígido na dianteira e na traseira. Os diferenciais traseiros e dianteiros têm opção de bloqueio e a barra estabilizadora pode desacoplar.

Os números de potência e torque de Land Rover Defender e Jeep Wrangler Rubicon são bastante parecidos. A luta, contudo, fica mais interessante quando falamos sobre a suspensão pneumática e os seis modos de tração e condução do Defender, que fazem com que o veículo adapte seu rodar conforme distintos tipos de terreno.

O Land Rover Defender é empurrado por motor 2.0 turbo, quatro cilindros, a gasolina. O propulsor entrega 300 cv a 5.500 rpm e 40,8 kgf.m de torque a 1.500 rpm. O SUV tem câmbio automático de oito velocidades. Como supracitado, a suspensão é independente, pneumática e o sistema de tração tem seis modos de condução.

O 0 a 100 km/h é feito em 8,1 segundos. A velocidade final do Land Rover Defender é de 191 km/h, 4 km/h a menos que o Jeep Wrangler Rubicon. O consumo de combustível, evidente, não é dos melhores. São 7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. O rival não fica muito atrás neste quesito: faz 7,3 km/l em ciclo urbano e 7,8 km/l em ciclo rodoviário.

Dimensões

O Land Rover Defender tem 4,75 m de comprimento (5,01 m caso contarmos o pneu na tampa traseira), 3,02 de entre-eixos, 1,96 m de largura e 1,99 m de altura. O porta-malas tem capacidade de 464 litros.

O ângulo de entrada do modelo é de 38º. O de saída é de 40º. O Defender tem ainda capacidade de submersão de até 90 cm. As rodas do modelo são de 20' e os pneus 255/60. 

Já o Jeep Wrangler Rubicon apresenta as seguintes medidas: 4,78 m de comprimento, 3,00 m de entre-eixos, 1,87 m de altura e 1,86 m de largura. O porta-malas tem 498 litros de capacidade.

O ângulo de entrada do SUV é de 44º, enquanto o de saída é de 37º. Sua capacidade de submersão é de até 76 cm. As rodas são de 17', calçadas por pneus 285/70.

Conclusão

Os números de Land Rover Defender e Jeep Wrangler Rubicon, como já comentamos, são muito similares. A escolha por um dos dois lutadores vai do consumidor. Caso opte por um veículo, de fato, para encarar trilhas com maior frequência, o Wrangler Rubicon é o melhor candidato.

No entanto, se o comprador quiser um carro que, além de afeito ao fora de estrada, agregue mais itens de conforto e também apresente certa desenvoltura no shopping, fica bem servido com o Defender. Os dois carros são muito capazes e seus predicados são muito parecidos. A decisão vai do gosto do freguês.

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