Whatsapp Image 2021 01 22 At 13.35.19

EcoSport x Duster: briga dos antigos líderes

Comparamos duas unidades 2012 dos outrora "donos" do segmento de SUVs no Brasil


  1. Home
  2. Comparativos
  3. EcoSport x Duster: briga dos antigos líderes
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Se hoje o segmento de SUVs é um aglomerado de modelos das mais variadas marcas, houve um tempo no qual apenas dois carros nadavam de braçada. O EcoSport, que sai de linha com o fechamento das fábricas da Ford, foi o precursor da febre dos utilitários esportivos no Brasil. Em seguida, a Renault resolveu surfar a mesma onda e lançou, em 2011, o Duster.

No nosso comparativo virtual, colocamos frente a frente unidades 2012 dos dois SUVs. De certa forma, marcam uma espécie de "era de ouro" tanto para um quanto para o outro. Representa o EcoSport a configuração FreeStyle 1.6. Já a versão do Duster que entra em campo é a Dynamique 1.6.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O vendedor pede pelo modelo da Ford R$ 34.987. O valor médio de carros similares no estoque da Webmotors é de R$ 34.899. Já o outro anunciante pede R$ 35.500 pelo utilitário da Renault. O valor médio é de R$ 35.704.

Quer ver o que Ford EcoSport FreeStyle 1.6 2012 e Renault Duster Dynamique 1.6 2012 têm a oferecer?Confira:

Dinâmica

Da primeira geração do EcoSport, a versão Freestyle vem equipada com motor Zetec 1.6 8v de 107 cv de potência e 15,3 kgf.m de torque. A transmissão é manual de cinco marchas. Embora menos sofisticado que o conjunto que viria a equipar a segunda encarnação do modelo, propulsor e câmbio não fazem feio.

O acerto de suspensão do modelo faz com que haja considerável transferência das imperfeições do solo para o habitáculo. A direção assistida até que ajuda, mas, em más condições do asfalto, não segura a onda.

Ford Ecosport Freestyle
Ford EcoSport Freestyle é equipada com motor Zetec 1.6 8v de 107 cv de potência e 15,3 kgf.m de torque
Crédito: Reprodução
toggle button

O Duster Dynamique, por sua vez, dispõe de motor 1.6 16v de 115 cv de potência e 15,5 kgf.m de torque quando abastecido com etanol. O câmbio é manual de cinco velocidades. Embora áspero em rotações mais elevadas, o propulsor tem desempenho digno. Os engates são precisos e as marchas são bem escalonadas.

Já o acerto de suspensão do Duster traz mais conforto ao motorista e aos ocupantes, pois absorve melhor as imperfeições do solo. A direção, todavia, é bem pesada. Com isso, o condutor tende a trabalhar bastante o muque.

Thumbnail Duster1
Duster Dynamique é empurrada por motor 1.6 16v de 115 cv de potência e 15,5 kgf.m de torque
Crédito: Reprodução
toggle button

Acabamento e espaço interno

Tanto Renault Duster quanto Ford EcoSport abusam de plástico duro no interior. Além disso, a montagem dos componentes não tem lá muito refino. Com isso, os ruídos na cabine podem se tornar um incômodo conforme os carros ganham quilometragem.

O Duster, contudo, leva ligeira vantagem no quesito graças aos bancos revestidos em couro. Eles são opcionais presentes na unidade que escolhemos para o comparativo virtual e dão ao veículo um ar um pouco mais requintado.

Thumbnail Duster4
Duster do comparativo tem bancos revestidos de couro
Crédito: Reprodução
toggle button

No quesito espaço interno, o Duster também se dá melhor. Os ocupantes viajam confortavelmente no habitáculo e o porta-malas generoso tem capacidade de 475 litros. Já o do EcoSport tem apenas 296 litros. Quatro adultos conseguem se acomodar na cabine do SUV da Ford. No entanto, o aperto é maior que no utilitário da Renault.

Itens de segurança e conforto

O Renault Duster Dynamique 1.6 tem direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos, espelho nos para-sóis, banco do motorista e volante com regulagem de altura, retrovisores externos com ajuste elétrico, computador de bordo, travas elétricas nas portas e no porta-malas com comando a distância por radiofrequência, rádio com CD Player, MP3, USB, bluetooth e comando satélite na coluna de direção e bancos traseiro rebatíveis.

Em termos de segurança, dispõe de airbag duplo frontal, freios ABS, faróis de neblina, apoios de cabeça no banco traseiro reguláveis em altura para todos os ocupantes do banco traseiro e travamento automático das portas.

O Ford EcoSport FreeStyle 1.6, por sua vez, tem direção assistida, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional com ajuste de altura, computador de Bordo, rádio com CD, USB e Bluetooth, ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, abertura interna do porta-malas e rodas de liga leve de 15''.

O modelo dispõe ainda de airbag duplo frontal e freios ABS, à época opcionais. Além disso, o EcoSport também tem faróis de neblina.

Thumbnail Ford Ecosport Freestyle 8
EcoSport foi o precursor da febre dos utilitários esportivos no Brasil
Crédito: Reprodução
toggle button

Conclusão

Se os atuais EcoSport e Duster não estão lá tão em alta, os usados dos modelos são boas opções. Suas mecânicas são confiáveis e, por preços razoáveis, têm bom pacote de itens de conforto e segurança.

Comentários