Abre Ranger Storm S10

Ford Ranger Storm x Chevrolet S10: qual é melhor?

Picape da Ford faz valer seus artifícios para uso off-road e a boa lista de equipamentos para esta faixa de preço


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A Ford Ranger Storm chegou ao mercado há alguns meses prometendo excelente custo-benefício. Infelizmente, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, não tivemos a oportunidade de realizar duelos com outros modelos.

No entanto, resolvemos comparar virtualmente a nova versão da picape com uma de suas grandes rivais, a Chevrolet S10. Qual das duas é a melhor escolha?

Preço

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Legenda: Ranger Storm é focada em público que gosta de aventura

Pelos R$ 150.990 pedidos pela Ranger Storm, não há nenhuma opção na linha da Chevrolet S10. A LS cabine dupla com motor diesel, após o último reajuste, custa R$ 161.390. Detalhe: com câmbio manual.

Para contar com o conforto do câmbio automático é necessário subir até a LT e pagar R$ 187.590. Só a partir dessa versão também há equiparação de conteúdo.

Desempenho

Desconsiderando o câmbio manual da Chevrolet, o desempenho das duas picapes são bem parecidos. A S10 entrega 200 cv e 45,1 kgf.m de torque por meio de um motor 2.8 turbodiesel. Já a Ranger Storm tem os mesmos 200 cv, mas com 47,9 kgf.m de torque no motor 3.2 turbodiesel.

A Ford leva ligeira vantagem por entregar o torque um pouco mais cedo. A partir dos 1.750 rpm a Ranger já possui toda sua força disponível, enquanto na S10 o torque máximo é entregue aos 2.000 rpm. A Chevrolet equilibra isso sendo 200 kg mais leve considerando as versões citadas.

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Legenda: Chevrolet S10 com câmbio automático só a partir dos R$ 187 mil
Crédito: Chevrolet S10 2018

Outra vantagem da S10 está no consumo: 9,1 km/l na cidade e 11 km/l na estrada contra 8,4 km/l e 9,4 km/l nos mesmos ciclos da Ranger. Se levarmos em consideração a versão automática, o consumo da S10 cai para 8,7 km/l e 10,6 km/l, respectivamente.

Capacidade de carga e espaço

As duas possuem basicamente o mesmo comprimento, acima dos 5,30 metros. No entanto, a Ranger oferece muito mais espaço interno: entre-eixos é de 3,22 m contra 3,09 m da S10. A picape da Ford também leva vantagem na capacidade da caçamba com 1.180 litros  contra 1.061 litros da S10.

No entanto, quando falamos em capacidade de carga útil, a picape da GM dá o troco ao levar 1.122 kg contra 1.040 kg da Ford.

Ao final desse quesito, a Ford se vale de melhores números para o off-road. O angulo de saída da S10 é de 22,2º contra 26º da Ranger; e o vão livre da Ranger é de 23,2 cm contra 22,8 cm da S10, que dá o troco com o ângulo de ataque: 29,2º diante dos 28º da Ford.

Equipamentos

Levando em consideração a versão LS da S10,  ambas as picapes possuem controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, assistente de frenagem de emergência, controle adaptativo de carga e controle automático em descidas. A S10 tem apenas airbags duplos, enquanto a Ranger oferece sete bolsas de ar.

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Legenda: Interior poderia receber borracha no lugar do carpete, mas é mais completo que a S10

Já no quesito conforto e comodidade, os únicos itens em comum são a direção elétrica e os vidros e travas, também elétricos. O ar-condicionado da Ranger tem duas zonas e função automática, enquanto o da S10 é convencional.

A Ranger ainda entrega a (ótima) central multimídia Sync 3, usa tela de 8 polegadas e ainda oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, além de câmera de ré. A S10, por sua vez, não tem MyLink na versão de R$ 161 mil e só oferece o sistema multimídia na versão de quase R$ 190 mil.

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