Para este duelo virtual, a fim de equiparar as propostas e para não sermos injustos, vamos comparar as versões intermediária do Kicks, a Sense CVT, de R$ 101.990; e a de entrada do Duster, chamada Zen 1.6 SCe, mas com câmbio CVT, que custa R$ 108.090. Só para deixar claro, aqui no WM1 não temos o propósito de definir vencedor e perdedor, mas mostrar qual é o mais vantajoso para o seu bolso.
Quer um carro? Acesse página de classificados com mais de 350 mil ofertas
Nissan Kicks x Renault Duster
De um lado, o Nissan Kicks, um modelo japonês, moderno, bonitinho e econômico. Do outro, o Renault Duster, um projeto mais antigo, porém mais espaçoso, robusto e que acabou de receber atualização de linha e ganhar motor turbo - no entanto, limitado só à versão mais cara, que passa dos R$ 135 mil.Hoje, com plataformas e motores diferentes, os SUVs rivalizam em diversos mercados, como o brasileiro. Mas em um futuro não tão distante, os "primos" de duas marcas que têm uma aliança global poderão se tornar "irmãos", compartilhar motor e até serem feitos sobre uma mesma plataforma. E aí, em qual você iria?
Equipamentos
Vamos começar pelo Kicks. O carro traz de série, desde a versão de entrada, direção elétrica e volante com comandos multifuncionais; ar-condicionado; abertura elétrica das portas e do bagageiro; banco do motorista com ajuste de altura; assentos traseiros bipartidos; coluna de direção ajustável em altura e profundidade; sistema de partida a frio sem tanquinho e alarme.Leva, ainda, vidros elétricos nas quatro portas com função um toque; travamento automático das portas com o movimento e sistema de áudio com quatro alto-falantes, entrada para MP3, USB, Bluetooth e conectividade via Apple CarPlay e Android Auto como item de série.
Veja ofertas de Nissan Kicks 0km, seminovo e usado
A configuração do comparativo, que usa o sobrenome Sense, agrega ao pacote rodas de liga leve de 16"; piloto automático; assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de estabilidade e tração e sensor de estacionamento traseiro. Vale lembrar, ainda, que desde 2019 a Nissan tem uma parceria com o Sem Parar e seus carros saem de fábrica com o tag já instalado.
Agora vamos ao Duster. O carro da Renault oferece desde a versão mais básica controles eletrônicos de estabilidade e tração; assistente à partida em rampas; Isofix no banco traseiro; ar-condicionado; direção com assistência elétrica; trio elétrico e motor com sistema start/stop (que desliga e liga em paradas rápidas para economizar).
Recebe também banco do motorista com regulagem de altura; travamento elétrico das portas automático com o carro em movimento; chave canivete com telecomando; faróis com assinatura de LED; banco traseiro rebatível e bipartido; som com Bluetooth e quatro alto-falantes e rodas de aço aro 16".
Confira promoções de Renault Duster 0km, seminovo e usado
O SUV de ascendência romena ainda vem com barras de teto na cor preta, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis de LED, airbags dianteiros, dois ganchos Isofix no banco traseiro, vidros elétricos, e sistema start/stop. Como opcionais, oferece o sistema Easy Link, faróis de neblina e rodas de liga leve 16". Sim, o Duster de R$ 100 mil não vem de série com tela multimídia.
Motor, câmbio e segurança
O motor do Kicks é um 1.6 16V flex de 114 cv e 15,5 kgf.m de torque com etanol ou gasolina. O câmbio é automático do tipo CVT e a tração, dianteira. Na parte de segurança, desde a configuração básica ele oferece sistema Isofix para cadeirinhas infantis e os obrigatórios (por lei) freios com ABS, airbags frontais, cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para cinco passageiros.O Duster, por sua vez, também usa motor flex de 1,6 litro (batizado de SCe), que não é o mesmo do Kicks. Nele, o propulsor entrega 120/118 cv (etanol/gasolina) e 16,2 kgf.m de torque com ambos os combustíveis . O câmbio também é CVT (esta, sim, a mesma caixa de transmissão utilizada pelo SUV rival) e a tração, dianteira.
Na última atualização visual do carro da Renault em 2020, diga-se, o modelo perdeu as versões com motor 2.0 e o sistema de tração 4x4. Já os itens de segurança exigidos por lei também se fazem presentes, como já mencionado.
Com números próximos, vamos falar sobre o consumo de combustível. O Kicks faz 7,6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol e 11,3 km/l e 13,6 km/l, com gasolina, respectivamente. O Duster, por sua vez, alcança 7,2 km/l e 7,8 km/l com etanol e 10,6 km/l e 11, 1 km/l com gasolina nas mesmas medidas.
Conclusão: o Kicks leva a melhor neste duelo em termos de conjunto mecânico muito por conta do fato de ser mais leve - são 1.122 kg no carro da Nissan contra 1.275 kg no da Renault.
Mesmo assim, se você assinar o cheque de um Kicks, saiba que o tanque de combustível de apenas 41 litros (o SUV é feito sobre a mesma plataforma do March) fará você fazer mais visitas ao posto de combustível.
Espaço interno e porta-malas
E como são o espaço interno e o volume do bagageiro de Kicks e Duster?Espaço interno é a área de conforto oferecida para os ocupantes, normalmente avaliada de acordo com o tamanho da distância entre os eixos. O Kicks tem 4,30 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Na prática, isso significa conforto para dois adultos e uma criança no banco de trás. Seu porta-malas tem 432 litros.
O Duster responde com medidas superiores: 4,38 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,69 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. Todas maiores que as do Kicks, o que prova que o Duster consegue oferecer mais espaço. O bagageiro também ganha com seus 475 litros.
Comentários