O crossover compacto do Velho Continente começou a ser feito na fábrica espanhola de Pamplona. É o primeiro modelo fabricado e comercializado no mercado europeu após ter sido desenvolvido na América do Sul. O design foi um trabalho conjunto dos irmãos José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen SAM, e Marco Pavone, chefe de design exterior da VW na Alemanha.
Como é o Nivus europeu
Se no Brasil o Nivus é oferecido apenas com o 1.0 turbo, na Europa o Taigo terá três opções da linha TSI - todas desconhecidas por nós. O carro terá duas configurações com o mesmo motor tricilíndrico de 999 cm³ do nosso SUV compacto, mas com 95 cv e outra com 110 cv (o Nivus tem 128 cv). Além disso, o modelo europeu terá uma opção com motor de 1,5 litro, uma variante da linha TSI que não existe aqui.A potência desse motor 1.5 do Taigo é a mesma de 150 cv do 1.4 TSI adotado no Brasil em modelos como T-Cross, Jetta e Polo e Virtus GTS (que não é mais usado na Europa). O conjunto, porém, tem avanços: virá equipado com sistema de desativação de cilindros para economizar combustível e turbo de geometria variável.
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Câmbio
O câmbio do Taigo também será melhor que o nosso - além de ser oferecido com mais opções. Na versão de entrada, de 95 cv, o carro pode ter caixa manual de cinco marchas. Nas seguintes, pode receber uma caixa automática de seis marchas, como o nosso Nivus, ou o DSG automatizado de sete marchas e dupla embreagem.Versões
Esse propulsor mais nervoso vai equipar a configuração R-Line do Nivus europeu - essa variante com apelo mais esportivo, por ora, é inexistente por aqui.Lá fora, o carro terá quatro opções de acabamento, enquanto aqui no Brasil ele é vendido em apenas duas variantes. Na ordem, teremos o Taigo, Taigo Life, Taigo Style e o Taigo R-Line.
Desde o mais básico, o carro vai oferecer painel de instrumentos totalmente digital de oito polegadas, volante multifuncional, sistema multimídia com tela de 6,5 polegadas e recursos de assistência à direção, como o Front Assist e o Lane Assist (mudança de faixa). Já a partir do Taigo Style, a central multimídia passa a ser de 10,25 polegadas, mas não é a VW Play, como o Nivus brasileiro.
Opcionais? Sim, claro. A lista inclui um pacote chamado "IQ.Drive Travel Assist", que é o assistente de direção semiautônomo que combina o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com o sistema de reconhecimento de sinais ou de aviso de saída de faixa. Também são opcionais os bancos revestidos em veludo, sistema de som da grife Beats, teto solar e um cluster digital maior, de 10,25 polegadas.
Design
Sim, o Nivus europeu tem detalhes distintos no design em relação ao modelo produzido e vendido no Brasil. O Taigo tem o filete de LEDs na grade dianteira, igual ao Taos, e a iluminação é full-LED desde a versão de entrada. A tecnologia matricial, que não existe no Nivus nacional, mas está na versão mais cara do Taos, chamada de iQ Ligh, aparece no Taigo a partir da versão Style.O Taigo tem rodas de 16 a 18 polegadas com desenhos diferentes, enquanto na traseira as lanternas contam com arranjo interno próprio e ligação por uma faixa vermelha de LED. O para-choque traseiro também é diferente em relação ao Nivus. Por dentro, além de revestimentos totalmente novos, há um novo pomo da alavanca de câmbio.
Também há muito mais opções de cores, com tonalidades mais chamativas que a do Nivus, que incluem tons em vermelho, azul e o verde, das fotos. São oito no total e o teto preto também é oferecido como combinação. As vendas do Taigo começam nos próximos meses e os preços devem iniciar perto dos 20 mil euros (R$ 122 mil em conversão direta). O Nivus, atualmente, custa de R$ 100 mil a R$ 115 mil.
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