O canal de notícias da Webmotors

Onix RS x Sandero RS: semelhanças só no sobrenome

Modelo da Renault é um esportivo de fato, enquanto o hatch da Chevrolet brinca de ser arrojado no desenho

por Fernando Miragaya

Depois de certa expectativa, a Chevrolet lançou a versão RS do Onix. A sigla logo gerou certo frenesi entre os fãs do hatch da General Motors, que imaginaram uma pegada esportiva tal qual a do Sandero com mesmo sobrenome. Mas devagar com o andor (devagar, mesmo) porque a semelhança entre os dois só fica mesmo na sigla.
O Onix, conforme WM1 adiantou, é o que chamamos de esportivado. Ou seja: ganha uma nova roupa, com apelo estético arrojado para se distinguir do restante da linha. E só. Acerto esportivo de suspensão e dos freios você só vai encontrar no Sandero, que usa um motor diferente do restante da linha: o 2.0 de 150 cv, contra o 1.0 Turbo comum à linha do compacto da GM.
Mesmo assim, vale você comparar os dois. Em nosso duelo virtual, vamos mostrar o que Onix RS Sandero RS oferecem para você ver se o apelo visual basta, ou se prefere algo mais emocionante para sua garagem.

Desempenho

Como dissemos, se você quer uma pegada mais esportiva e firme, de fato, a pedida é o Sandero RS. Para começo de conversa, ele usa motor 2.0 16V de 150/145 cv. Não é só isso, o hatch compacto da Renault, nesta versão, tem um trato digno: suspensão rebaixada em 2,5 cm e com calibragem mais rígida; freios maiores - a disco nas quatro rodas, com 280 mm na frente e 240 mm, atrás - e pedais e direção mais diretos.
Veja ofertas de Renault Sandero RS 0 km, seminovo e usado
O resultado é um carro com cerca de 1.100 kg e um foguetinho em forma de Sandero. O RS gruda no chão nas curvas, tem respostas mais diretas e o motor aspirado trabalha bem com o câmbio manual de seis marchas. Ainda oferece três modos de condução: Standard, Sport e Sport+. O 0 a 100 km/h é prometido em 8 segundos cravados com etanol e 8,4 s, com gasolina.

O Onix RS usa o mesmo 1.0 três-cilindros 12V turbinado do restante da linha. E aqui o turbo prioriza mais eficiência do que desempenho, enquanto o conforto é garantido pela caixa automática de seis marchas, de mudanças suaves. Tanto que o consumo fica em 10,7 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, com gasolina. Com etanol, os números ficam em 8,3 km/l e 11,9 km/l, respectivamente.
Os 116 cv até deixaram o compacto mais esperto nessa nova geração, mas o destaque fica mais para as retomadas beneficiadas, pelo torque de 16,8/16,3 kgf.m disponível já em 2.000 rotações. Mas o 0 a 100 km/h está em pacatos 10,1 segundos. Além do mais, freios (a tambor na traseira) e suspensão têm a mesma calibragem que o restante da linha do hatch.
Quer um Onix? Confira as promoções do compacto da GM em nosso estoque

Adereços

Gosto não se discute, porém aqui não trataremos do desenho de cada carro, e se um é mais bonito do que o outro. Vamos falar dos penduricalhos que Onix RS e Sandero RS recebem em suas variantes - e cujas receitas se mostram bem parecidas.
A GM investiu mais na estética, sem dúvida. Na frente, o seu compacto tem grade do tipo colmeia, faróis com projetores, spoilers maiores e máscara negra e detalhes escurecidos, inclusive na gravatinha que representa a marca Chevrolet.

Bom ressaltar que todo Onix RS tem teto pintado e preto. Nas laterais, chamam a atenção no modelo da GM as capas dos retrovisores em preto metálico e as rodas de liga leve aro 16”. As saias fazem parecer que o carro é mais baixo. Na traseira, spoiler integrado ao para-choque e outro acima da tampa do porta-malas.
Veja como é a linha Chevrolet: todos os modelos e versões
Na cabine, costuras vermelhas dão o tom nos bancos, volante e molduras das saídas de ar, e o quadro de instrumentos com a mesma coloração nos grafismos tem ponteiros iluminados por LEDs. Há tapetes com o nome da configuração.
No Sandero RS, a frente é igual à do hatch antes da remodelação de 2019. As luzes de condução diurnas são posicionadas na entrada de ar inferior, que é mais larga nesta versão. Chamam a atenção as pinças de freio vermelhas e as bonitas rodas diamantadas aro 17” com partes internas escurecidas e inspiradas no Mégane RS europeu.
Conheça toda a linha Renault: modelos, versões, preços e equipamentos

Nas laterais ainda há adesivos em alusão à configuração. Na traseira, a tampa do porta-malas também é diferente da dos Sandero civis, assim como as luzes de LEDs das lanternas. O modelo ostenta ainda ponteira de escapamento dupla.
Na cabine, teto na cor preta e bancos com faixas duplas em tom vermelho, enquanto as portas recebem revestimento de tecido que imita fibra de carbono. Alguns apliques avermelhados, contudo, deixam evidente o acabamento simples, e o volante merecia ter aro menor.

Custo/benefício

O Onix RS pede R$ 75.590 pela roupa esportiva e fica entre as versões LTZ e Premier. Além dos itens comuns à família (seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, ar, direção elétrica e trio), recebe a nova central MyLink com tela maior (8”), sensor de ré e controle de cruzeiro.

Por apenas R$ 1 mil a mais o Sandero RS oferece desempenho esportivo de verdade. O nível de equipamentos se assemelha ao do Onix RS, mas na segurança só oferece quatro airbags. Em compensação, é vendido com ar-condicionado automático e câmera de ré, de série. A central multimídia tem tela de 6”.
O Renault peca é no pós-venda. É que as revisões com preço do fixo do esportivo cobram pelo desempenho. Além de mais caras, são feitas a cada 8 mil km, ou seja: até 60.000 km você terá de fazer sete visitas. As do Onix RS seguem os valores da linha com motor turbo, com manutenção a cada 10.000 km e preços mais em conta.

Revisões com preço fixo

Chevrolet Onix Sandero RS

Conclusão

Se você quer só desfilar e parecer arrojado, vá de Onix RS. Você vai poupar no pós-venda e ter um carro igual aos demais da mesma linha, mas com estilo que, inegavelmente, chama mais a atenção. Porém, se você gosta do prazer de dirigir e quer um carro que acelera e faz curvas como poucos por menos de R$ 80 mil, nem pense duas vezes em ir no Sandero RS.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas