E cada vez mais os SUVs investem em ângulos de carroceria maiores para encarar esses tipos de desafios. Seja uma estradinha de terra, uma trilha lameira ou apenas uma valeta mais sobressaliente na cidade, os utilitários nasceram - teoricamente - para isso. Agora, vamos listar quais os melhores SUVs compactos com ângulos de entrada, saída e altura do solo para encarar situações como estas.
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Qual é o SUV mais lameiro?
Antes de elencar os dados de todos os SUVs compactos de nosso mercado, precisamos padronizar e explicar as três classificações que vamos utilizar nesse comparativo.Vamos começar pelo ângulo de entrada, também chamado de ângulo de ataque. Ele é o grau máximo possível de um automóvel para transpor um obstáculo sem danificar qualquer parte mais baixa da dianteira do veículo. É, portanto, a medida entre o para-choques e a roda dianteira.
Já a altura livre do solo - também chamado de "vão livre" - é a distância entre o chão e a base do assoalho do automóvel. Quanto mais alta for essa medida, melhor será a capacidade do veículo de varar lombadas, valetas e/ou depressões sem raspar o "fundo" do automóvel.
Por fim, o ângulo de saída é exatamente o oposto do de entrada: fica na parte de trás do veículo e pode ser medido pela distância do limite do pneu até o início do para-choque traseiro. Na prática, quanto maior ele for, mais pronunciada poderá ser a saída do carro em uma descida - assim como quanto maior for o ângulo de ataque, mais alta poderá ser a entrada do veículo em uma subida.
Em números
Agora que sabemos o que são os principais ângulos de um automóvel, vamos aos números: quais são os 5 melhores SUVs compactos vendidos no Brasil capazes de vencer obstáculos e depressões graças às "capacidades" de suas carrocerias?1. Renault Duster
- Ângulo de ataque: 30º
- Ângulo de saída: 34,5º
- Vão livre do solo: 23,7 cm
O Duster foca no bom custo/benefício dentro desse segmento, mas para os adeptos ao uso no fora-de-estrada as notícias não são tão boas, já que a versão com tração 4x4 saiu de linha juntamente com o motor 2.0 - mas ainda há chances desta configuração retornar com o motor 1.3 turbo que vai estrear no modelo da Renault, e que já está no catálogo do Captur.
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2. Jeep Renegade
- Ângulo de ataque: 28º / 30º
- Ângulo de saída: 31º / 33º
- Vão livre do solo: 21,6 cm
Esses números ficam ainda melhores nas configurações com motor 2.0 a diesel: 30º de ângulo de entrada, 33º de saída e os mesmos 21,6 cm de vão livre - números que, ainda assim, não superam os do Renault Duster. Atualmente, em agosto de 2021, um Jeep Renegade custa de R$ 92.990 a R$ 176.990.
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3. Citroën C4 Cactus
- Ângulo de ataque: 22º
- Ângulo de saída: 32º
- Vão livre do solo: 22,5 cm
O C4 Cactus custa atualmente de R$ 95.990 a R$ 131.590 - no Brasil, é o único carro de passeio oferecido pela empresa francesa, que planeja lançar um novo C3 ainda este ano - e pode ser equipado com motor 1.6 aspirado ou 1.6 THP (turbo), sempre com câmbio automático... E tração dianteira.
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4. Renault Captur
- Ângulo de ataque: 23º
- Ângulo de saída: 31º
- Vão livre do solo: 21,2 cm
Posicionado acima de seu "irmão" de plataforma - o Duster, vencedor desse comparativo - em termos de preços e equipamentos, o Captur atualmente custa de R$ 124.490 a R$ 138.490. O motor a partir da linha 2022, lançada no mês de julho, passou a ser o 1.3 turboflex TCe de 170 cv e 27,5 kgf.m de torque e o câmbio é automático do tipo CVT. A tração? Nas três configurações, Zen, Intense e Iconic, é sempre dianteira.
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5. Honda HR-V
- Ângulo de ataque: 20,1º
- Ângulo de saída: 29,7º
- Vão livre do solo: 20,7 cm
O HR-V é outro SUV compacto com tração dianteira. Atualmente, o único utilitário com possibilidade de tração nas quatro rodas, depois da atualização do Duster, é o Jeep Renegade - ao menos quando consideramos a lista dos modelos mais vendidos.
Pelo menos desde 2019 o HR-V oferece motor turbo, ainda limitado à configuração topo de linha, chamada Touring. Mas uma nova geração promete chegar ao país no ano que vem. Seus preços atualmente variam entre R$ 112.400 e R$ 157.100.
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