Royal Enfield Meteor Classic Hunter 350 Cm3

Royal Enfield de 350 cm³: qual a ideal para você?

Marca vende no Brasil três modelos com o mesmo motor, mas com propostas e preços diferentes: Meteor, Classic e Hunter


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A Royal Enfield tem lançado todos os modelos que produz lá na Índia aqui no mercado brasileiro . No passado, já vieram Bullet, Classic 500, Himalayan, Interceptor e Continental GT. Mais recentemente, chegaram os modelos Classic 350, Meteor 350, Scram 411 e a novíssima Hunter 350.

Royal Enfield de 350 cm³: qual a ideal para você?

Aqui falaremos das "trigêmeas" Classic, Meteor e Hunter, todas equipadas com o mesmo motor monocilíndrico de 350 cm³, que rende 20,2 cv e 2,75 kgf.m de torque, sempre com câmbio de cinco marchas. Lá fora, inclusive, já surgiu uma quarta irmã, a Bullet 350, mas não existe previsão para lançamento no Brasil, por enquanto.

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A primeira a chegar ao mercado brasileiro, em julho de 2021, foi a pequena custom Meteor 350, que hoje tem preço inicial sugerido de R$ 23.790. A segunda a ser apresentada por aqui foi a Classic 350, lançada em setembro de 2022, com um visual bem mais retrô, hoje com preço inicial de R$ 23.290. E a naked Hunter 350, com vocação para o trânsito urbano, foi o lançamento mais recente da marca por aqui, há um mês, e começa em R$ 19.990.

 

Royal Enfield Meteor Supernova 350
Com visual custom, a Meteor foi a primeira das três Royal Enfield de 350 cm³ a chegar ao Brasil
Crédito: Divulgação
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Meteor 350

Apesar de ser uma moto custom, a Meteor 350, por ser pequena passa bem pelos corredores e serpenteia entre os carros com tranquilidade e facilidade. Com entrega bem progressiva dos 2,7 kgf.m de torque, o motociclista chega à quinta marcha sem perceber e as trocas daí em diante são raras. E, quando acontecem, não exigem esforço. A embreagem é macia, o câmbio tem engates satisfatórios e, já a partir dos 50km/h, dá para rodar na última marcha sem soluços.

A Meteor 350 acompanha folgadamente o trânsito com seus modestos 20 cv de potência. A posição de pilotagem faz com que o piloto fique com pernas naturalmente dobradas, em menos de 90 graus, pés apoiados em largas pedaleiras e guidom em altura confortável. Os espelhos têm hastes de bom comprimento e proporcionam retrovisão adequada - você vê bem mais que seus braços. Por outro lado, o banco, apesar da anatomia satisfatória, poderia ser mais macio. Na estrada, a velocidade de conforto dessa moto fica entre os 90 e 110 km/h, com a máxima limitada eletronicamente a 120 km/h.

A Royal Enfield Meteor 350 caiu nas graças do público motociclista brasileiro: foi a moto custom mais vendida no Brasil em 2022, com 4.677 unidades comercializadas.

Royal Enfield Classic 350 2022 Lançamento 16
A Classic 350 é a moto que encara a cidade e também a estrada, com estilo clássico
Crédito: Roberto Dutra
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Classic 350

Se você se lembra da Classic 500, pode esquecer. A Royal Enfield Classic 350 evoluiu demais nesta nova geração, apesar do motor menor. A moto ficou mais segura e confortável de pilotar.

Aqui, a pegada é mais retrô do que na Meteor. Como o próprio nome da moto entrega, a Classic é mais... clássica! Ou seja, o motociclista fica com as costas mais retas do que na Meteor 350, que tem uma posição mais custom com suas pedaleiras um pouco mais avançadas. Esse, inclusive, é um ponto positivo para a Classic no deslocamento urbano.

Mesmo não sendo muito potente ou torcuda, a moto se dá muito bem em saídas de semáforos e retomadas para ultrapassagens. No total, são 195 quilos de peso em ordem de marcha. Assim como acontece com a Meteor, a Classic 350 é feita para um rodar tranquilo. É uma moto para apreciar o trajeto e curtir a estrada, e não para ter pressa para chegar.

Royal Enfield Hunter 350 (21)
A Royal Enfield Hunter 350 é a moto com vocação mais urbana da marca, e também é a mais barata
Crédito: Guilherme Veloso/Royal Enfield
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Hunter 350

Apesar de compartilhar o mesmo motor, e outros componentes, com as motos Meteor 350 e Classic 350, o chassi da Royal Enfield Hunter 350, um quadro de duplo tubo inferior, é totalmente novo. É 14 quilos mais leve e esse é um dos aspectos que tornam a Hunter mais ágil e esperta para o trânsito urbano.

Como é uma moto curta, com entre-eixos de apenas 1,37 m para seus 2,1 m de comprimento, e ainda tem ângulo de cáster bem fechado, a Hunter 350 passa entre os carros sem qualquer problema. A posição de pilotagem é confortável e permite controle total da moto.

O câmbio de cinco marchas é bem acertado e dinâmico para a cidade. Aliadas ao bom banco, as suspensões dão conta do recado. O conjunto tem garfos telescópicos de 41 mm na dianteira, com curso de 13 cm, e dois amortecedores com seis ajustes de pré-carga na mola e 9 cm de curso, na traseira. Ou seja, a moto é adequadamente confortável no uso diário nas grandes cidades, e também para quem transita por vias com muitas imperfeições.

Conclusão - Royal Enfield de 350 cm³

Então, caro leitor, qual das três Royal Enfield de 350 cm³ é a mais adequada para você? Para quem busca uma moto para o dia-a-dia, mas também pensa em pequenas viagens de fim de semana, a Meteor 350 é a opção mais interessante. Porém, quem prefere um visual ainda mais clássico e bem retrô, e quer fazer bonito nos encontros de motociclistas e eventos do tipo, deve olhar atentamente a Classic 350.

Já aqueles que não curtem motos com visual à moda antiga e preferem mesmo um design mais atual, com pegada naked, a Hunter 350 será a melhor pedida. Que, além disso, ainda tem a vantagem de ser a mais barata das três Royal Enfield com motor de 350 cm³.

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