Vamos nos ater ao seguinte clichê: você precisa de um carro espaçoso, para levar toda a família, mas não quer nada com visual muito careta. Por isso, vê com bons olhos o Nissan Kicks, crossover que agrada pelo design e tem ar aventureiro. Mas, e quanto ao Chevrolet Spin? As linhas da minivan arrancariam umas gargalhadas dos coleguinhas do filho e do pessoal da sua firma?
Na verdade, não.
A versão Activ7 do Spin tem carinha de aventura, de cool, de veículo capaz de pegar uma trilha numa boa. Justamente por isso, decidimos colocar a minivan para duelar com o SUV compacto da Nissan neste comparativo virtual.
O vendedor pede pelo Nissan Kicks SV ano/ modelo 2019 R$ 79.860. O preço médio do modelo na Webmotors é de R$ 80.228. Na tabela Fipe, o crossover é avaliado em R$ 76.827. Já o Chevrolet Spin Activ7 ano/modelo 2019/20 é oferecido por R$ 75.900. Segundo a Fipe, o modelo tem preço de R$ 77.277. No estoque da Webmotors, seu valor médio de venda é de R$ 76.025.
Quer ver o que Chevrolet Spin Activ7 e Nissan Kicks SV têm a oferecer para você que busca um veículo para viajar com a família? Vamos dar uma conferida juntos:
O Chevrolet Spin Activ7 tem 4,41 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,689 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de generosos 553 litros com a terceira fileira de bancos rebatida. Na configuração para sete lugares, a minivan tem capacidade 162 litros.
Como em praticamente todos os carros de sete lugares, o acesso à terceira fileira é bem complicado. No entanto, há espaço de sobra para todos os ocupantes. Todos ficam muito bem acomodados dentro do modelo.
O Nissan Kicks SV tem 4,29 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 432 litros.
Com espaço para cinco ocupantes, o Kicks perde de goleada no quesito para o rival. Na traseira, dois adultos e uma criança viajam sem muito aperto. Todavia, ajuste mínimo dos bancos dianteiros pode dar aquela apertada nas pernas dos ocupantes.
O Chevrolet Spin Activ7 é empurrado por motor de quatro cilindros em linha 1.8 que entrega 106 cv de potência quando abastecido com gasolina e 111 cv no álcool. As potências máximas são liberadas na casa de 5.200 rpm. O torque é de 17,7 kgf.m a 2.600 rpm com etanol e 16,8 kgf.m A 2.800 rpm na gasolina. A transmissão é automática de seis velocidades.
O motor é antiquado e não tem muito fôlego em alta. Em ciclo urbano até que cumpre muito bem o seu papel, mas na estrada é lento nas retomadas. Além disso, sempre que a rotação é elevada, o barulho do propulsor invade a cabine com gosto.
Já o Nissan Kicks SV tem motor menor, 1.6. Ele gera 111 cv e 15,5 kgf.m tanto no álcool quanto na gasolina. A transmissão do crossover nesta configuração é a automática do tipo CVT.
Embora, assim como o Spin, também faça o condutor sofrer um bocado quando o propulsor trabalha em rotação elevada, o Kicks tem tocada um pouco mais interessante. O câmbio CVT atua de forma a deixar os giros baixos, mas, mesmo assim, quando o motorista chama, o conjunto mecânico atende de modo satisfatório.
Neste quesito o Chevrolet Spin Activ7 deve muito quando comparado ao Nissan Kicks SV. Ele tem vidros elétricos com sistema um toque, central multimídia MyLink com tela de 7'', sensores de chuva e crepuscular, ar-condicionado, entre outros. No entanto, faltam controles de tração e estabilidade. Além disso, o veículo não dispõe de airbags laterais.
Já a lista de itens de conforto e segurança do Kicks SV é extensa. O crossover tem rodas de liga leve de 16'', abertura e fechamento das portas e vidros dianteiros e traseiros por controle remoto, câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio, chave inteligente presencial, sensor de estacionamento, sistema multimídia com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto e tela de 7'', entre outros. Para fechar, o Nissan tem controles de tração e estabilidade e airbags duplos frontais.
Se você quer um veículo com excelente espaço interno, o Chevrolet Spin Activ7 é ideal. Ele é quase que imbatível nesse aspecto. No entanto, a minivan deixa a desejar em termos de equipamentos e no desempenho em ciclo rodoviário.
Por isso, caso prime por boa lista de itens de conforto e segurança e por uma tocada um pouco mais dinâmica, o Nissan Kicks SV é a melhor opção. Para completar, embora o Spin Activ7 não faça feio em termos visuais, o design do crossover do fabricante nipônico é mais bacana.



Email enviado com sucesso!