Corolla Cross Taos

Toyota Corolla Cross x VW Taos: duelo dos novatos

A reportagem do WM1 já conheceu os rivais do Jeep Compass e coloca os dois frente a frente no comparativo virtual


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Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos chegam ao mercado com a ingrata missão de tentar destronar o Jeep Compass. A reportagem do WM1 já conheceu os dois modelos e, por isso, os coloca frente a frente em nosso comparativo virtual para te mostrar quais são as vantagens e desvantagens dos dois novatos no segmento dos SUVs médios.

O primeiro dos lutadores, o Corolla Cross, lançado na quinta-feira (11), já tem sua tabela de preços. O modelo parte de R$ 139.990 e vai até 179.990. O Taos, apresentado no fim de fevereiro, por sua vez, ainda não teve valores de comercialização divulgados. No entanto, o SUV da VW também deve começar na casa dos R$ 140 mil e chegar aos quase R$ 180 mil.

O Corolla Cross tem quatro versões, enquanto o Taos tem apenas duas configurações. O SUV médio da Toyota será vendido nas opções XR, XRE, XRV e XRX. Já o modelo da Volkswagen chega nas versões Comfortline e Highline. Os dois carros, bom lembrar, têm ainda edições especiais de lançamento, limitadas a algumas unidades.

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Dimensões de Toyota Corolla Cross e VW Taos

O Toyota Corolla Cross tem as seguintes dimensões: 4,46 m de comprimento, 2,64 m de entre-eixos, 1,62 m de altura e 1.82 m de largura. A capacidade do porta-malas é de 440 litros. Seu peso varia conforme a versão. XR e XRE têm 1420 kg. XRV Hybrid pesa 1.400 kg, enquanto XRX Hybrid fica na casa de 1.450 kg.

Já o Volkswagen Taos, rival do Corolla Cross, tem 4,46 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,62 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. O porta-malas tem generosa capacidade de 498 litros - quase 60 litros a mais que o concorrente.

Motorização de VW Taos e Corolla Cross

Ao contrário do Volkswagen Taos, equipado com motor turbo, o Toyota Corolla Cross pode ser empurrado por dois tipos distintos de motorização: 2.0 aspirado de 177 cv de potência e 21,4 kgf.m de torque (com etanol) ou conjunto híbrido composto por 1.8 de 101 cv e 14,5 kgf.m no álcool aliado a dois propulsores elétricos que, somados, entregam 72 cv e 16,6 kgf.m. A transmissão do nipônico é do tipo CVT e, de acordo com a versão, simula 10 velocidades e pode ser gerenciada por meio de aletas.

O Taos, como dissemos no parágrafo acima, vem com propulsor turbo 1.4 250 TSI de 150 cv e 25,5 kgf.m. Não há outra opção de motorização. O câmbio é automático Tiptronic de seis velocidades. Há opção de trocas manuais nas borboletinhas no volante.

A reportagem guiou apenas o Corolla Cross e, por isso, prefere não comparar a dinâmica deste com a do Volkswagen Taos.

Design de VW Taos e Corolla Cross

O VW Taos não foge muito da identidade visual que impera no portfólio do fabricante. No entanto, seu design não é nada genérico. Destaque para os faróis full-LED na dianteira, que, na versão de topo, têm tecnologia matricial chamada pelos alemães de IQ Light. A grade em estilo colmeia é dividida por uma barra de LED que faz as vezes de DRL. O capô é vincado e dá à frente do carro robustez e agressividade.

As rodas de 18' (desde a versão de entrada) têm desenho interessante e as caixas de roda mais "quadradonas" dão ao carro aspecto mais parrudo. Na traseira, o Taos tem lanternas full-LED, nome do modelo centralizado na tampa do porta-malas e saídas de ar falsas como destaque.

Já o Corolla Cross também tenta evidenciar robustez, mas sua dianteira o deixa com uma carinha mais urbana. O SUV médio da Toyota tem grade trapezoidal e conjunto ótico bem espichado e com recortes pouco usuais que lhe dão um visual de veículo tipicamente asiático.

Na traseira, porém, seu design é bastante sóbrio. Tamanha é a discrição que, visto daqui, ele pode ser confundido com qualquer outro SUV genérico. No entanto, quem já curte a pegada discreta do Corolla sedã não irá reclamar. Todos os elementos funcionam direitinho.

Itens de conforto e segurança

O Toyota Corolla Cross traz, desde sua versão de entrada, sete airbags, rodas aro 17” (18' nas demais configurações), rack de teto longitudinal, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina em LED, computador de bordo digital em TFT com tela de 4,2”, central multimídia Toyota Play com tela de 8’’ e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, alarme, retrovisores com rebatimento elétrico, saída de ventilação traseira com USB.

Quanto ao Taos, a VW ainda não confirmou o que o veículo trará em cada versão. Já dá para saber, porém, que terá à disposição alerta de colisão frontal e traseiro, sistema de frenagem de emergência, aviso de ponto cego nos retrovisores e controle de cruzeiro adaptativo. Na versão topo de linha, seus bancos são revestidos em couro.

Além disso, o SUV médio da Volkswagen tem ainda teto solar panorâmico, carregador de celular por indução e ar-condicionado dual-zone. Para fechar, o modelo dispõe de central multimídia VW Play com tela de 10,25' e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay e cluster digital, também de 10,25'.

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