Vitara X Renegade Abre

Vitara 4Sport x Renegade S: SUVs turbinados e 4x4

Os utilitários esportivos de Suzuki e Jeep disputam o mesmo público, com preços na faixa dos R$ 163 mil


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Vitara 4Sport x Renegade S: SUVs turbinados e 4x4
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Apesar de esquecido pela maioria dos consumidores no Brasil, o Suzuki Vitara é vendido no país desde o começo dos anos 1990, após a reabertura das importações. Naquela época, o modelo tinha uma proposta mais voltada ao uso off-road do que a pegada urbana da atual geração.

Embora não tenha números de vendas expressivas, o Vitara tem atributos que o fazem enfrentar de igual para igual praticamente todos os SUVs compactos à venda no país: motor 1.4 turbo, câmbio automático, tração 4x4, central multimídia e até mesmo teto solar panorâmico de acordo com a versão.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Com preço a partir de R$ 162.990, na versão 4Sport AllGrip, o Suzuki Vitara está na mesma faixa de preço do recém-lançado Jeep Renegade Série S T270 4x4, que sai por R$ 163.290. Confira neste comparativo virtual os predicados desses dois SUVs.

Suzuki Vitara 4Sport x Jeep Renegade S

Dimensões

Fabricado na Hungria, o Suzuki Vitara mede 4,17 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,50 m de distância entre-eixos. Apesar das dimensões externas mais enxutas, o seu porta-malas de 375 litros é maior que o do Renegade.

Porta Malas De 375 Litros Do Vitara é Mais Que O Do Renegade (320 Litros)
Porta-malas de 375 litros do Suzuki Vitara é mais espaçoso que o do Jeep Renegade
Crédito: Divulgação
toggle button

Feito em Goiana (PE), o Jeep Renegade, por sua vez, tem 4,27 de comprimento, 1,80 m de largura, 1,70 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. O seu compartimento de bagagens tem 320 litros de capacidade.

Motorização

Sob o capô, o Vitara leva o motor BoosterJet 1.4 turbo a gasolina de quatro cilindros com injeção direta, que entrega 146 cv de potência a 5.500 rpm e 23,5 kgf.m de torque a 1.700 rpm. O propulsor é combinado ao câmbio automático de seis marchas e ao sistema de tração integral sob demanda.

 Suzuki Vitara é equipado com o motor BoosterJet 1.4 turbo que entrega até 146 cv de potência
Suzuki Horizontal
Legenda: Suzuki Vitara é equipado com o motor BoosterJet 1.4 turbo que entrega até 146 cv de potência
Crédito: Divulgação
toggle button

Já o Renegade S T270 4x4 estreia o motor GSE 1.3 turboflex de quatro cilindros, que substitui de uma só vez o antigo 1.8 flex aspirado de 139 cv e o 2.0 turbodiesel de 170 cv. Dotado de injeção direta, o novo propulsor do Jeep gera 180 cv com gasolina ou 185 cv com etanol a 5.750 rpm. O torque de 27,5 kgf.m é atingido a 1.750 rpm com qualquer um dos combustíveis.

As versões 4x4 do Jeep Renegade T270 são dotadas do câmbio automático ZF de nove marchas e de sistema de tração integral sob demanda.

Novo Jeep Renegade Série S (3)
O novo Jeep Renegade tem agora o motor GSE 1.3 turboflex de até 185 cv de potência
Crédito: Divulgação
toggle button

Desempenho e consumo

De acordo com a Suzuki, o Vitara 4Sport AllGrip acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 195 km/h.

Movido apenas a gasolina, o SUV de 1.215 kg faz 11,5km/l na cidade e 12,9 km/l, pelos padrões do Inmetro. De posse desses números, o tanque de 47 litros do Suzuki proporciona autonomia rodoviária de 606 km.

D81405bbd0f34ecc0d8f87a6eefb33ec2f960243
SUV da Suzuki cumpre o 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e alcança 195 km/h de velocidade máxima
Crédito: Divulgação
toggle button

Jeep Renegade S T270 4x4 precisa de 9,5 segundos para atingir os 100 km/h e alcança os 202 km/h de velocidade final.

Bem mais pesado que o Vitara, o Jeep de 1.570 kg tem médias de 9,1 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com gasolina. Abastecido com etanol, as médias são de 6,3 km/l em trecho urbano e de 7,6 km/l em percurso rodoviário. Baseado nesses números, a autonomia do tanque de 55 litros é de até 594 km (com gasolina).

Novo Jeep Renegade alcança os 100 km/h em 9,5 segundos ao partir da inércia
Crédito: Divulgação
toggle button

Equipamentos

No quesito segurança, ambos são equipados com controles de estabilidade e tração, freios a disco com ABS nas quatro rodas e airbags frontais, laterais e de cortina, mas apenas o Renegade S conta com a bolsa que protege os joelhos do motorista. O Jeep ainda possui, monitoramento de pressão dos pneus, faróis full-LED com acendimento automático do farol alto, indicador de fadiga do motorista, sensor de ponto cego, assistente de mudança de faixa, frenagem autônoma de emergência e alertas de colisão frontal e tráfego traseiro.

Os dois SUVs saem de fábrica com central multimídia, chave presencial e ar-condicionado automático digital, mas apenas o do Renegade é de duas zonas de resfriamento. O Jeep ainda conta com assistente de estacionamento (Park Assist), acionamento remoto do motor, freio de estacionamento eletrônico, leitor de placas de trânsito, carregador de celular por indução (sem fio) e painel de instrumentos digital.

Painel do Suzuki Vitara que sai de fábrica com chave presencial e ar-condicionado digital
Crédito: Divulgação
toggle button

Na versão 4Sport AllGrip, o Vitara possui poucos itens ausentes no Renegade S T270 4x4: rebatimento elétrico dos retrovisores e central multimídia com GPS integrado e HD interno.

Opcional no Jeep (R$ 8.490), o teto solar panorâmico está presente de série apenas na versão 4Style AllGrip (R$ 170.990) do Suzuki.

O SUV da Jeep tem freio de estacionamento eletrônico e leitor de placas de trânsito
Crédito: Divulgação
toggle button

Conclusão: Suzuki Vitara x Jeep Renegade

Como podemos ver, o Suzuki Vitara 4Sport AlGrip é um modelo menos equipado que o Jeep Renegade, mas tem como trunfos um melhor consumo tanto na cidade quanto na estrada e maior volume no porta-malas. O modelo da Jeep, além de levar vantagens nos equipamentos, também tem bom apelo de mercado, uma rede de concessionárias mais numerosa e o novo motor turboflex, mais potente que o do Vitara..

Comentários