4 de julho: 5 carros heróis dos EUA ainda em linha

No Dia da Independência dos Estados Unidos, elencamos 5 carros "heróis" do povo norte-americano que ainda são fabricados

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. 4 de julho: 5 carros heróis dos EUA ainda em linha
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O dia 4 de julho é motivo de celebração para quem mora ou conhece a história dos Estados Unidos da América (EUA). E como muitos sabem, o povo norte-americano sempre foi muito conectado ao universo automobilístico.

Prova disso são os três grandes fabricantes de automóveis mundiais originários daquele país: Ford, General Motors e Chrysler - este último, desde 2014, é uma divisão do gigante Grupo FCA (Fiat Chrysler Automobile), que agora pertence à (maior ainda) Stellantis.

É o dia em que se comemora o Dia da Independência dos Estados Unidos, um dos feriados mais importantes de lá e que tem forte influência sobre a cultura daquele país de modo geral.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Por conta disso, resolvemos listar cinco carros considerados "heróis" pelo mercado norte-americano - e que ainda são fabricados e vendidos atualmente, para celebrar o dia 4 de julho.

4 de julho, Dia da Independência dos EUA

1. Ford F-150

A picape da Ford é nada menos que o "Superman" dentro do mercado automotivo norte-americano. Trata-se do carro mais vendido daquele país desde o início da década de 1980 - na prática, a F-150 está para o consumidor estadunidense como o Volkswagen Gol esteve para o comprador brasileiro durante mais de 25 anos.

As explicações do porquê uma picape liderar as vendas daquele país (e, em alguns anos, de todo o mundo) vem até de professores especializados: a F-150 representa como é o cliente norte-americano, que tem preferência histórica por carros grandes e robustos.

Isso porque a Série F da Ford foi uma das primeiras novidades do mercado de lá depois da Segunda Guerra Mundial, com design mais agradável do que se conhecia até então.

"Chegou cedo e com detalhes inovadores", diz M. Berk Talay, professor de Marketing da Universidade de Massachusetts Lowell.

Com o tempo, evoluiu por 14 gerações em um ritmo de atualização muito mais intenso do que suas concorrentes. "Essa inovação ajudou a F-150 a manter sua liderança", completou o professor.

A 14ª geração foi apresentada em 2020, chegou ao mercado daquele país no final daquele ano e passou a ser vendida no Brasil no começo de 2023.

Ford F-150 Primeiras Unidades 2
A Ford F-150 mudou em 2020, chegou aos EUA no final daquele mesmo ano e segue vendendo muito por lá
Crédito: Divulgação
toggle button

2. Chevrolet Corvette

Outro grande herói entre os carros norte-americanos é o Chevrolet Corvette, superesportivo que serviu de inspiração para vários filmes, séries e documentários.

Para se ter ideia, o personagem Relâmpago McQueen, do filme "Carros", é inspirado na sexta geração do automóvel.

Para muitos fãs, o Corvette pode até ser considerado muscle car - por ter capô dianteiro alongado, cabine curta, câmbio manual, duas portas e tração traseira -, mas a oitava geração que chegou em 2019 acabou com esse perfil: tem motor central-traseiro e chance de tração integral.

A ideia do novo Corvette era encarar sem medo cupês esportivos de Ferrari, Lamborghini e Porsche - sem nunca desrespeitar as tradições do Tio Sam.

Corvette C8 4 de julho
Corvette é um dos mais tradicionais: tem até filme com personagens que se baseiam no esportivo
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Ford Mustang

Outro clássico muito querido nos 50 estados daquela nação é o Ford Mustang, este sim um legítimo muscle car.

O esportivo foi apresentado pela primeira vez no mercado estadunidense em 17 de abril de 1964, no Salão de Nova York, passou por muitas mudanças ao longo destas mais de cinco décadas, e desde a quinta geração, apresentada no começo dos anos 2000, retomou a essência musculosa.

Recentemente, recebeu uma série de aprimoramentos tecnológicos para se manter atualizado em relação ao que existe no mercado, como câmbio de 10 marchas, central multimídia de última geração e mimos de carros de luxo.

Mas não perdeu a filosofia de muscle car da década de 1960: mantém capô longo, motor potente (há opções de quatro ou oito cilindros), cabine curta e tração traseira. Um verdadeiro herói.

Ford Mustang é um dos carros mais norte-americanos da história: são quase 60 anos de vida
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Tesla Model S

Este é o primeiro super-herói que entra nessa lista com certa polêmica, justamente por ser um modelo de uma marca considerada "novata" nas raízes norte-americanas.

O Tesla Model S surgiu em 2012 e, desde então, ganhou uma série de premiações, ainda que um cidadão norte-americano bem "raiz" possa considerar sua proposta "Nutella" diante dos clássicos citados anteriormente.

Isso porque o Model S é um sedã totalmente elétrico e considerado caro, com número de vendas relativamente baixo perto dos modelos e personagens históricos já citados.

Mas isso muda quando olhamos para a Tesla como marca: hoje, é uma das empresas de automóveis mais valiosas do mundo.

E o sucesso de seus carros na Califórnia, estado onde a marca nasceu, é tremendo, principalmente entre celebridades. Nas redes sociais, é o carro queridinho dos Tik-tokers.

Tesla Model S tem o que o americano do século 21 deseja: é espaçoso, luxuoso, elétrico e rápido. Muito rápido
Crédito: Divulgação
toggle button

5. Chrysler Pacifica

Uma marca americana que ainda faltava nessa lista era a Chrysler, que será representada nessa seleção pela nossa super-heroína Pacífica, uma minivan grande, recheada de luxo e que tem a cara do consumidor norte-americano.

Explico: nela, todos os comandos são elétricos e automáticos, e praticamente a única coisa que precisa ser feita com as mãos é girar o volante.

Outro carro da quase centenária marca estadunidense seria o Dodge Viper, mas para nossa tristeza a "víbora" foi aposentado em 2017.

Ao que parece, os compradores dos Estados Unidos preferiram ficar com a van de sete lugares do que com o superesportivo de motor V10. Mas vamos olhar o lado positivo: a Pacífica é prática e funcional!

Chrysler Pacifica é o tradicional carro norte-americano e combina com o 4 de julho: espaçoso, moderno e cheio de recursos eletro-eletrônicos
Crédito: Divulgação
toggle button

Está em dúvida sobre qual carro comprar? Consulte o Comparador de carros da Webmotors!

Comentários