Conheça personagens do filme 'Carros' na vida real

Você já pensou quais modelos são os personagens da série "Carros", da Pixar, na vida real? Vamos conhecer 20 deles agora

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Conheça personagens do filme 'Carros' na vida real
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A franquia de filmes Carros, da Disney Pixar, é uma ótima fonte de informação e entretenimento para crianças, adultos e toda a família - especialmente em tempos de quarentena. Lançado em 2006 - foi o último filme produzido pela Pixar antes da sua compra pela Disney -, Carros teve uma segunda história contada em 2011 e um terceiro capítulo mais recente, em 2017.

Carros é uma animação que conta a história do protagonista Relâmpago McQueen (em inglês, "Lightning McQueen"). Ele é um carro de corrida novato disposto a conquistar a "Copa Pistão", no filme intitulada como "a maior competição automobilística do país".

Mas além de McQueen, quais são os carros da vida real que representam cada um dos personagens? Vamos listar abaixo a opinião da equipe do WM1 sobre cada um deles - portanto este não é o posicionamento oficial da Pixar em relação aos personagens. Vamos à lista.

Relâmpago McQueen - Lightning McQueen

O Relâmpago McQueen, como ficou conhecido no Brasil, é claramente inspirado no Chevrolet Corvette C6, sigla que representa a sexta geração (que era vendida na época do lançamento do primeiro filme) de um dos esportivos mais clássicos dos Estados Unidos. O Vette é considerado por muitos um dos modelos mais emblemáticos da cultura automotiva norte-americana.

No Brasil, a propósito, o nome Relâmpago McQueen chegou a virar até "Relâmpago Marquinho" em memes espalhados pela internet e em ações de marketing de algumas empresas. Em sua definição, McQueen é um Corvette preparado para corridas de Stock Car e Nascar, companheiro de Sally Carrera e grande amigo de Mate (Tow Mater no original) e Mack, seu caminhão de carga.

icon photo
Legenda: Relâmpago McQueen, o protagonista de "Carros"
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: Corvette C6 é a representação da vida real de Relâmpago McQueen
Crédito: Divulgação

Sally Carrera

Como seu sobrenome já diz e até pelos faroizinhos característicos, Sally é nitidamente um Porsche 911 da geração 996, produzida entre 1997 e 2005. Inclusive, no Museu da Porsche, em Stuttgart (Alemanha), há um 911 caracterizado de Sally.

A personagem é uma das mais importantes advogadas de "Radiator Springs", cidade fictícia do filme. Sally também é a grande paixão de Relâmpago McQueen.

icon photo
Legenda: Sally Carrera, a namorada de Relâmpago McQueen
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: Porsche 911 da geração 996: assim é Sally Carrera na vida real
Crédito: Divulgação

Tow Mater

Um dos personagens mais queridos pelo público e pela criançada é a picape de reboque Mate (Tow Mater), de sotaque "caipira" e nomeado, por ele mesmo, como o "maior motorista de ré" de todos os tempos. Na vida real, ele é a representação de uma das picapes da International Harvester Company (IHC), uma empresa norte-americana criada em 1902 e focada no comércio agropecuário.

Mater seria uma das picapes da Série S, dos anos 1950. A IHC, além de maquinário agrícola, fabricou picapes, SUVs, caminhões e até motorhomes entre os anos 1910 e 1980 nos Estados Unidos. No Brasil, a empresa chegou a ter uma fábrica nos anos 1960 onde era feito o modelo S-184, mas o local acabou sendo comprado pelo Grupo Chrysler em 1966.

icon photo
Legenda: Tow Mater, o guincho, grande amigo de McQueen e "maior velocista de ré do mundo"
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: Na vida real, Mate é uma picape com reboque da IHC dos anos 1950
Crédito: Reprodução/Pinterest

Doc Hudson

Doc Hudson, como o próprio nome diz, é um Hudson Hornet da década de 1950. A Hudson Motor Car Company foi uma fabricante dos anos 1950 que produzia um carro esportivo que disputava a Nascar, que era realizada em pistas sem asfalto - por isso, Doc Hudson, que se torna amigo de McQueen no filme, tem tanta vantagem - e algumas artimanhas contra ele - quando correm em pistas de terra.

icon photo
Legenda: Doc Hudson era amigo de McQueen e especialista em corridas fora do asfalto
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: Hudson Hornet, o Doc, foi um esportivo que disputou a Nascar nos anos 1950
Crédito: Reprodução

Jackson Storm

O personagem de Jackson Storm do terceiro filme da franquia, maior rival de McQueen por ser muito mais novo, é inspirado em um Cadillac de corrida. Devido ao desenho caprichado pela turma da Pixar para transformá-lo em um carro das pistas, não dá para saber exatamente qual modelo real da Cadillac o representa.

Ele também se assemelha muito a um conceito da Nissan chamado Vision, mas tecnicamente seria impossível representá-lo - já que o personagem do filme é mais antigo do que o protótipo apresentado no ano passado. A única coisa que sabemos é que Jackson "Storm" ("Tempestade", em inglês) tem motor V8 de 850 cv, vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e pode alcançar 340 km/h.

icon photo
Legenda: Jackson Storm acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e tem 850 cv
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: Jackson Storm é um superesportivo da Cadillac. Só não dá para saber qual
Crédito: Divulgação

Cruz Ramirez

Outro personagem do último filme da série, Cruz Ramirez tem como responsabilidade treinar e ajudar McQueen a extrair seu melhor desempenho para combater justamente o todo-poderoso Jackson Storm.

Ramirez, de origem latina, é otimista e tem um coração enorme. No filme, faz qualquer coisa para ver seu amigos bem. Visualmente, ela é inspirada no Corvette C7, ou seja, seria praticamente da mesma "família" que McQueen. No filme, ela usa motor V6 de alto desempenho e pode chegar a 330 km/h.

icon photo
Legenda: Cruz Ramirez é a treinadora de Relâmpago McQueen que sonha em ser piloto
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: Cruz Ramirez é um Corvette C7, ou seja, o mesmo carro que McQueen, mas de uma geração mais nova
Crédito: Divulgação

Dusty Rust-eze

Dusty Rust-eze é um dos sócios da principal patrocinadora de Relâmpago McQueen desde o início da carreira do jovem piloto. Na vida real, a simpática van foi inspirada no Dodge A100, um carro de carga que foi produzido entre os anos 1960 e começo dos anos 1970.

icon photo
Legenda: Dusty Rust-eze é um dos sócios da empresa que patrocina Relâmpago McQueen
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: Dusty representa a van de carga Dodge A100 dos anos 1960
Crédito: Reprodução

Fillmore

A Kombi da franquia de filmes Carros, Fillmore é todo natural: gosta de rodar pouco e consumir só combustível orgânico. Em sua carroceria, ostenta pinturas ao estilo hippie com a palavra "Peace" (Paz) gravada na lataria, justamente por representar uma Volkswagen Kombi da década de 1960.

A Kombi foi um dos símbolos da contra-cultura da época - evidenciada ainda, por exemplo, pelo festival de Woodstock e e pelo nascimento do movimento naturalista.

icon photo
Legenda: Fillmore é uma Kombi naturalista que só consome gasolina orgânica
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: Kombi, chamada de "Bus" nos EUA, é representada em "Carros" pelo personagem Fillmore
Crédito: Reprodução

Luigi

Luigi é um nome italiano. E Luigi, no filme, é um vendedor italiano de pneus fanático por Ferrari. Pelo design, é claro que sua inspiração foi um Fiat 500 da década de 1950. O mais curioso - e divertido - é que a versão moderna do Cinquecento também aparece na franquia, no segundo filme da série, e Luigi acaba se apaixonando por ela.

icon photo
Legenda: Luigi, como bom italiano, é fanático por carros de seu país
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: Fiat 500 de primeira geração, dos anos 1950: este é Luigi
Crédito: Divulgação

Guido

Grande amigo e companheiro de Luigi e trocador oficial de pneus de Relâmpago McQueen, Guido é uma Romi-Isetta com bracinhos de uma empilhadeira. No filme ele também tem sotaque italiano, embora o projeto da Isetta fosse da BMW, uma marca alemã.

icon photo
Legenda: Guido é uma Romi-Isetta com bracinhos de empilhadeira e grande amigo de Luigi
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: BMW Isetta é representada na franquia "Carros" por Guido, o trocador oficial de pneus de McQueen
Crédito: Divulgação

Ramone

Estiloso como um belo muscle car, Ramone é um Chevrolet Impala cupê do final da década de 1950 - equipado com sistema de suspensão ao estilo"Low Rider".

icon photo
Legenda: Ramone é um legítimo muscle car e um dos personagens mais estilosos de "Carros"
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: Ramone na vida real seria um Chevrolet Impala cupê, como este belo modelo customizado nos EUA
Crédito: Sam Curry/DevianArt/Reprodução

Flo

A esposa de Ramone também traz o espírito de carros grandes e musculosos dos anos 1950 e 1960. Flo é a representação de um Ford Thunderbird conversível do fim da década de 1950, portanto tem praticamente a mesma idade que seu companheiro, Ramone. Se ele tem um estilo mais rebuscado - e digamos que até tatuado por conta da personalização -, Flo prefere se manter toda original.

icon photo
Legenda: Flo é a esposa de Ramone na franquia de filmes "Carros"
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: Flo é um Ford Thunderbird dos anos 1950 em perfeito estado de conservação
Crédito: Reprodução

Mack

O caminhão Mack, grande parceiro de McQueen e também responsável por carregá-lo para todos os lugares, tem uma versão chamada Mack na vida real. Ele se chama Mack Superliner e foi produzido nos Estados Unidos entre o fim dos anos 1970 e começo dos anos 1990 - a partir dos anos 1980 sua produção foi para a Austrália, de onde sai até hoje.

Mack é um "brutamontes": na vida real, tem o motor turbodiesel mais forte de um caminhão produzido em série, com mais de 690 cv.

icon photo
Legenda: Mack é amigo e o caminhão que transporta McQueen por toda a história de "Carros"
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: Mack, de "Carros", também chama Mack na vida real: é um caminhão extrapesado chamado Superliner
Crédito: Reprodução

Mia e Tia

As gêmeas "autoproclamadas" fãs incondicionais de McQueen - que têm até pintura idêntica ao campeão das pistas - são inspiradas em um carro esportivo dos anos 1990, o Mazda MX-5.

icon photo
Legenda: Mia e Tia são as maiores fãs de McQueen
Crédito: Reprodução
icon photo
Legenda: As gêmeas são esportivas, assim como McQueen, mas japonesas: na vida real, são um Mazda Miata MX-5
Crédito: Reprodução

Lizzie

Considerada uma "velhinha" viúva no filme por ser um carrinho mais antigo que vende souvenirs e curte "hot rods", Lizzie é a representação de um Ford T, um dos veículos mais importantes da história - já que inaugurou o jeito de fazer automóvel como conhecemos até hoje.

icon photo
Legenda: Lizzie é uma velhinha que gosta de vender souvenirs e admirar hot rods
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: Ford T é um dos carros mais emblemáticos da história, o primeiro da Ford, e representa Lizzie no mundo real
Crédito: Reprodução

Xerife

O policial e xerife de "Radiator Springs", que não tinha paciência com McQueen, é um belo Mercury Eight cupê, da década de 1940, transformado em viatura - o próprio carro que existe na vida real ganhou essa personalização, chamada "Police".

icon photo
Legenda: Xerife, chefe da polícia de "Radiator Springs", era um coupé clássico com cara de carro de luxo dos anos 1950
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: O Xerife, de fato, existe: Mercury Eight Coupé, carro que inspira o personagem, já teve uma versão policial
Crédito: Divulgação

Sargento

Assim como Xerife, Sargento tem uma personalidade mais rústica e militar -e, por isso, é representado por um Jeep Willys, veículo criado pela marca para ir à Segunda Guerra Mundial.

icon photo
Legenda: Sargento é rustico e militar, como um bom carro de guerra
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: Jeep Willys foi um carro criado pela marca para combate na Segunda Guerra Mundial
Crédito: Divulgação

Maria Busão - Miss Fritter

Conhecida na versão brasileira como Maria Busão, Miss Fritter é a representação daqueles clássicos ônibus escolares norte-americanos. Na série Carros, a personagem aparece no terceiro filme. Já na vida real, podemos dizer que o ônibus que mais se parece com Miss Fritter seja um Ford B escolar, dos anos 1950.

icon photo
Legenda: Miss Fritter, a Maria Busão da versão brasileira do filme, é um ônibus que tem escapamento com formato de chifres
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: A série de ônibus da Ford conhecida pela letra "B" representa Maria Busão no mundo real
Crédito: Reprodução

Chick Hicks

Um dos carros de corrida mais traiçoeiros da série e rival de McQueen, Chick Hicks na vida real é um Buick Regal - carro de porte médio criado nos anos 1970, que se aposentou em 2004, voltou à vida em 2011 e existe até hoje - em sua versão "Grand National Experimental", vendida nos anos 1980.

O curioso é que justamente no fim da década de 1980 a McLaren fez uma parceria com a Buick para lançar um carro de corrida baseado no sedã norte-americano e disputar a Nascar. E adivinhem qual era o nome? Grand National Experimental (GNX), como Chick Hicks. Isso explica sua aptidão para corridas.

icon photo
Legenda: Chick Hicks é um dos competidores traiçoeiros e rivais de Relâmpago McQueen
Crédito: Divulgação
icon photo
Legenda: Buick Regal dos anos 1980 teve uma versão esportiva chamada GNX e preparação da McLaren
Crédito: Reprodução

Strip "Rei" Weathers

Um dos maiores campeões da Copa Pistão e praticamente tutor de McQueen, o personagem Strip "Rei" Weathers era a representação de um Plymouth Superbird, uma versão modificada do Road Runner criada para competir, na vida real, com o Dodge Charger Daytona. O mais curioso é que os dois rivais tinham asa traseira alta pelo mesmo motivo bizarro: para que o porta-malas pudesse ser aberto.

icon photo
Legenda: Strip Weathers é um dos carros que já levou o prêmio da "Copa Pistão" e rival de McQueen nas pistas
icon photo
Legenda: Plymouth Superbird, carro criado para combater o Dodge Daytona, teve representação em "Carros"
Crédito: Reprodução
Comentários