5 carros que quebraram tradições de suas marcas

Modelos chegaram com inovações e contrariaram as características históricas de alguns fabricantes

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. 5 carros que quebraram tradições de suas marcas
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Algumas marcas ficam muito conhecidas por seguir determinadas tradições. Inclusive, isso se torna até parte do que a marca é e de como os fãs enxergam aqueles carros. Só que, às vezes, é preciso romper com isso em nome do lucro.

De olho nisso, o WM1 separou uma lista com cinco carros que romperam tradições e acabaram inovando dentro das marcas. Alguns deram muito certo, enquanto outros fracassaram e só trouxeram dores de cabeça. Confira abaixo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Porsche Cayenne

Cayenne Coupé 2020 laranja na estrada
Cayenne salvou a Porsche da falência e quebrou tradições da marca
Crédito: Divulgação
toggle button

O primeiro SUV da Porsche já passou por aqui em outra lista: a de modelos que salvaram montadoras da falência. Além disso, o Cayenne também foi pioneiro dentro do fabricante. O sucesso foi tamanho que ainda gerou o Macan. Apesar das críticas ao visual quando foi lançado, a dinâmica, que manteve certa esportividade da marca, foi elogiada.

Aston Martin Cygnet

Aston Martin Reveals Cygnet Base Price 30304 1
Dois lugares e preços altos atrapalharam a trajetória do compacto
Crédito: Divulgação
toggle button

A Aston Martin é uma marca de belos sedãs e cupês, certo? Recentemente entrou para o mundo dos SUVs, mas isso já era esperado, visto que todos os concorrentes também têm modelos desse tipo. Só que a grande inovação veio com o primeiro subcompacto de luxo.

Apesar de querer lucrar, o Cygnet foi criado para cumprir a legislação ambiental e melhorar a média de consumo e emissão de poluentes da marca. O compacto era baseado no Toyota iQ, porém ficou em linha apenas dois anos e foi duramente criticado durante sua (curta) vida.

Lamborghini LM002

Lamborghini Lm002
Primeiro SUV da Lamborghini surgiu nos anos 1980
Crédito: Divulgação
toggle button

Muito antes de existir um primeiro rabisco sobre o Urus, a Lamborghini já tinha um SUV (ou picape?). O LM002 nasceu graças a um projeto militar fracassado e foi alterado para atender aos ricaços do Oriente Médio. Com tração integral e motor V12 de 375 do Countach, era uma verdadeira extravagância dos anos 1980.

Alfa Romeo Stelvio

Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Stelvio é o primeiro SUV da empresa
Crédito: Alfa Romeo Stelvio
toggle button

Alfa Romeo sempre foi sinal de esportividade e dirigibilidade acima da média. Características que não combinam tanto assim com um SUV, certo? Bom, para se desvencilhar da Fiat, a empresa lacrou o Stelvio. Apesar da ira dos puristas, tem cumprido seu papel e garantido maior rentabilidade aos italianos.

BMW Série 2 Active Tourer

Bmw 2 Series Active Tourer Wallpaper 1920x1200 02.jpg.asset .1515604309005
Série 2 Active Tourer inaugurou a era da tração dianteira na BMW
Crédito: Divulgação
toggle button

BMW que é BMW tem tração traseira, né? Bom, não mais. O Série 2 Active Tourer, que alem de tudo é uma minivan, trouxe a tração dianteira para a empresa. Segundo a BMW, isso aconteceu pois 80% dos donos de Série 1 não sabem qual eixo traciona o carro. Assim, logo depois a empresa lançou X1 e a nova geração do Série 1 com tração na frente.

Comentários