6 itens de design automotivo que ganharam nomes

Desenhos diferenciados marcaram algumas marcas e receberam batismos próprios

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. 6 itens de design automotivo que ganharam nomes
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Alguns desenhos criados para determinados itens de carros ficam tão marcantes que passam a ganhar nomes próprios. Não é difícil ver anúncios de faróis batizados de “angel eyes”, que surgiram na geração E39 do BMW Série 5, lançado em 2000.

Esse talvez seja o exemplo mais famoso, porém, não o único. Separamos exemplos de itens de design automotivo que ganharam nomes próprios.

Duplo Rim - BMW

Bmw Série 7 Híbrido Plug In 1
icon photo
Legenda: Série 7 passou a ter grade mais vertical ano passado, como no começo da história da marca
Crédito: Divulgação

Ainda na BMW, a marca até hoje utiliza grades com o formato chamado duplo rim. Ela existe desde 1933, quando o 303 recebeu esse tipo de desenho. Quando a grade era mais vertical, a semelhança com os órgãos era mais evidente.

Martelo de Thor - Volvo

Volvo S90
icon photo
Legenda: Volvo ampliou o uso do martelo de Thor para todos os seus carros
Crédito: Fabio Aro

De volta aos faróis, os LEDs na Volvo formam a linha T e foram inspirados pelo martelo usado por Thor, o deus nórdico do trovão. Existe desde 2014, com estreia na linha XC90.

Spirity of Ecstasy - Rolls Royce

icon photo
Legenda: Estatueta remete ao silêncio
Crédito: Divulgação

A estatueta presente no capô dos carros da marca de alto luxo foi criada em 1908, mas só foi utilizada dessa maneira em 1911. A ideia é associar o silêncio que a estátua representa aos seus carros, que, por isso, levam nomes de fantasmas.

Cuore Sportivo - Alfa Romeo

icon photo
Legenda: Alfa Romeo usa grade nesse formato desde 1934
Crédito: Motoring

Desde 1934, com o 6C 2300, os Alfa ostentam a grade que parece um coração. O sucesso do desenho inspirou a frase Senza cuore, saremmo solo macchine (“Sem coração, seríamos só máquinas”).

Duplo Chevron - Citroën

icon photo
Legenda: Duplo chevron virou o símbolo da marca e está integrado ao design dos modelos
Crédito: novo citroen c4 lounge 2018

Os dois vês de ponta cabeça são inspirados na forma das engrenagens comuns em transmissões. A patente foi comprada por André Citroën, fundador da marca, em 1919.

Nariz de Tigre - Kia

icon photo
Legenda: Kia Cerato 2020 ganhou design marcante inspirado no Stinger e com a grade nariz de tigre
Crédito: Divulgação

Desde 2006, quando o designer alemão Peter Schreyer criou os novo Kia, a marca utiliza um conceito chamado Tiger Nose como linha mestra das grades dianteiras.

Comentários