Revolucionário, o Audi A3 chegou ao Brasil quase que simultaneamente ao seu lançamento na Europa. Apresentado ao público no Salão de Paris de 1996, o modelo já estava presente no Brasil no ano seguinte. Um dos sonhos de consumo de muitos brasileiros, o modelo é o nosso achado nesta semana.
Recém-lançada, a quarta geração do hatch da Audi ainda não tem previsão de chegar ao Brasil. Diferentemente do que aconteceu no lançamento da primeira geração, quando o carro chegou ao país rapidamente. De 1998, o exemplar que ilustra esse anúncio ainda não é da leva que foi fabricada no Brasil a partir de 1999.
Com incríveis 23 mil quilômetros rodados, este Audi A3 tem tudo para ser um dos mais conservados do Brasil. De acordo com o anúncio, o carro ainda ostenta a pintura original e sem retoques.
Os pneus são originais, mas com certeza já estão ressecados e devem ser trocados pelo comprador. O anunciante também ressalta que o estepe nunca rodou e até o balanceamento das rodas é original de fábrica.
As fotos comprovam. O interior, por exemplo, parece que saiu de fábrica na semana passada. Os bancos estão perfeitos, assim como o volante e painel. A chave reserva ainda está embalada no plástico que veio da concessionária e até o motor apresenta um aspecto de quase zero-quilômetro.
Equipado com o 1.8 aspirado de 20 válvulas, o Audi A3 não é um colosso de esportividade. Tem 125 cv e 17,3 kgf.m de torque. A tração é dianteira e o câmbio é manual cinco marchas. Com um 0 a 100 km/h na casa dos 10 segundos, o modelo não sobra, mas também não falta.
Por R$ 36.500, esse A3 custa quase o triplo do seu valor na tabela Fipe. Seu estado de conservação, no entanto, além do potencial de colecionabilidade, fazem com que o modelo seja único. Se você sempre sonho com um A3, talvez seja a sua oportunidade de ter um pelo mesmo preço de um Renault Kwid seminovo.