Cinco carros que já passaram dos 40 anos

Alguns modelos nasceram bem antes de chegar ao Brasil, enquanto outros seguem vivos em outros mercados

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Cinco carros que já passaram dos 40 anos
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Na última semana, o Volkswagen Gol se tornou um quarentão. Lançado em 1980, o hatch é o carro mais vendido na história do Brasil. Mas ele não é o único disponível no Brasil que existe há mais de 40 anos. Também é um fato que esses modelos fizeram carreira fora do país antes de chegar aqui.

Separamos cinco modelos conhecidos do público brasileiro que já passaram dos 40 anos de vida. Confira:

Toyota Corolla

Toyota Corolla 1991
icon photo
Legenda: Toyota Corolla estreou por aqui em 1991 já como sétima geração
Crédito: Divulgação

Em 1991, o Corolla desembarcava no Brasil seguindo o visual americano do sedã. No entanto, muita água já tinha rolado na historia do modelo. A primeira versão brasileira era a sétima geração do carro, que foi lançado em 1966.

Foi a única vez que seguimos esse padrão visual dos EUA. Em 1998, quando a fabricação passou a ser nacional, o desenho era asiático e sul-americano. Dali em diante, até a atual (décima segunda geração do Corolla), seguimos o padrão europeu.

Ford Escort

Novo Ford Escort
icon photo
Legenda: Modelo ainda vive na China, mas é completamente diferente das três versões que conhecemos por aqui
Crédito: Divulgação

Muitos anos antes de fazer sucesso no Brasil, o Escort já existia. Esse nome começou a ser utilizado em 1968, mas só chegou ao país em 1983, já na quarta geração do modelo. A empresa ainda fez duas novas gerações no Brasil e em outros países.

Na China, desde 2015, existe uma nova geração baseada no antigo Focus - que saiu de linha por lá, assim como no Mercosul.

Honda Civic

icon photo
Legenda: Primeiro Honda Civic nacional foi lançado em 1997 e hoje está na décima geração
Crédito: Divulgação

Se em 1969 o Honda 1.300 serviu para corrigir os rumos da marca, o Civic chegou em 1973 como divisor de águas. Feito para ser simples, econômico e barato de manter, o modelo fez muito sucesso no Japão, Europa e Estados Unidos antes de chegar ao Brasil, nos anos 1990.

Para ser mais preciso, ele chegou ao país em 1992, quando já estava em sua quinta geração. Atualmente ele já está na décima geração com desenho ousado, mas mantendo sua fiel legião de fãs.

Volkswagen Golf

icon photo
Legenda: Atualmente, apenas a sétima e antiga geração, na versão GTE, está disponível no Brasil

Só um pouco mais velho que o nosso Gol, o Golf nasceu em 1974 e, junto com o Civic hatch, inaugurou o mercado de compactos com tração dianteira nos Estados Unidos - lá ele é considerado um carro pequeno, enquanto no Brasil e Europa é um médio.

Em 1991, a terceira geração foi lançada e chegou ao Brasil no ano seguinte. Ainda tivemos a quarta geração por aqui, mas a quinta e a sexta foram "substituídas" por uma reestilização conhecida como Golf "4.5".

A sétima geração desembarcou em nosso mercado, em 2014, enquanto a oitava foi apresentada mundialmente em 2019 - mas não foi confirmada para o Brasil, que mantém o Golf VII à venda apenas na versão híbrida GTE.

Chevrolet Astra

icon photo
Legenda: O Astra segue vivo pelas mãos da Opel, hoje sob controle da PSA Peugeot Citroën
Crédito: Divulgação/Opel

O Astra, que chegou ao Brasil nos anos 1990, surgiu em 1979 sob o domínio da Vauxhaul. Por aqui surgiu oficialmente em 1994, já na sua terceira geração. Atualmente na sétima geração na Europa com bandeira da Opel (ex-divisão europeia da GM que hoje pertence à PSA Peugeot Citroën), o modelo abandonou o Brasil em 2012, dando lugar ao Vectra - chamado de Astrão em sua última geração aqui.

Comentários