Confira carros que inauguraram segmentos

A maioria dos modelos se tornou sucesso absoluto de vendas. Muitos até inspiraram os rivais a seguirem o mesmo caminho

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Confira carros que inauguraram segmentos
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

De tempos em tempos, as montadoras percebem demandas de mercado que ainda não existem. O exemplo mais recente é o Volkswagen Nivus. O modelo será o primeiro SUV-cupê compacto do mundo.

No entanto, é importante ressaltar que juntar características de um crossover com um cupê não foi invenção da Volkswagen. Abaixo, veremos cinco exemplos de carros que inauguraram segmentos como conhecemos hoje. É importante fazer essa ressalva, uma vez que o Fusca basicamente inventou tudo.

SsangYong  Actyon - SUV-cupê

Ssang Yong Actyon Lat1
icon photo
Legenda: Pouca gente lembra, mas foi o esquisito SsangYong Actyon que inaugurou a moda de SUV acupezado
Crédito: Divulgação

Começando pelo SUV-cupê, onde se encaixará o Nivus, o controverso modelo sul-coreano depõe contra a fama do designer Giorgetto Giugiaro. Responsável por projetos de carros como o Volkswagen Passat e Golf na década de 1970, Fiat Uno e Ponto e até o Lamborghini Gallardo, Giugiaro foi escolhido para revolucionar o segmento dos SUVs.

Assim, juntou linhas de utilitário com um cupê. O resultado foi polêmico, mas acendeu a chama de outros designers para criar modelos bem aceitos atualmente, como Porsche Cayenne Coupé, BMW X4 e X6 e Audi Q3 Sportback.

Renault Duster Oroch - Picape intermediária

Renault Duster Oroch 2.0 Dynamique AT
icon photo
Legenda: Duster Oroch: picape é um dos carros que inauguraram segmentos, no caso, o das picapes médio-compactas
Crédito: Renault Duster Oroch 2.0 Dynamique AT

Apesar da fama ter ficado com a Fiat Toro - e as vendas também - quem criou o segmento de picapes intermediárias foi a Renault. A ideia surgiu da demanda do mercado, que enxergava as picapes compactas pequenas demais para unir trabalho e família. Por outro lado, as médias já eram grandes para circular nas grandes cidades.

Assim, a empresa decidiu cortar o porta-malas de um Duster e transformá-lo na picape médio-compacta Oroch. Em breve, teremos opções também da Ford, Volkswagen, Hyundai e Chevrolet nesse segmento.

Fiat 147 Pick-up - Picape compacta

icon photo
Legenda: 147 Pick-up: foi a primeira compacta do país e até hoje a Fiat colhe os frutos do pioneirismo

Se você tenta entender como a Fiat se dá tão bem no mercado de picapes compactadas até hoje, mesmo com uma única geração da Strada - a picape foi renovada só agora -, a resposta por ser a expertise da marca.

A empresa italiana simplesmente criou esse segmento no Brasil em 1978, com o 147 Pick-up. Batizado de saboneteira, o modelo teve quase 80 mil unidades fabricadas e inspirou a criação de modelos como a Volkswagen Saveiro, Chevrolet Chevy 500 e Ford Pampa.

Ford EcoSport - SUV compacto urbano

icon photo
Legenda: Primeira geração do EcoSport: o grande criador do segmento de SUVs genuinamente urbanos
Crédito: Divulgação

É fato que já existiam alguns SUVs compactos no Brasil, mas a maioria feitos sobre os antiquados chassis de longarinas, herdados das picapes. O primeiro a ser feito com base em um compacto e, por esse motivo, com carroceria monobloco, foi o EcoSport.

Era tão inédito no Brasil que rivalizava com o... Volkswagen CrossFox, que não passa de um hatch aventureiro. O Eco não teve rivais quase que por uma década, mas hoje divide espaço com vários modelos no segmento que mais cresce no Brasil.

Fiat Palio Adventure - Aventureiros

icon photo
Legenda: Palio Adventure com suspensão elevada, pneus de uso misto e apliques off-road inspirou rivais a fazerem o mesmo
Crédito: Fiat Palio Weekend

Tendência até hoje, os aventureiros como conhecemos hoje nasceram com a perua Palio Adventure. Muita gente ainda torce o nariz, mas acompanhados de mudanças na suspensão e pneus de uso misto, esse tipo de carro ganhou devotos no Brasil - especialmente pelas ruas esburacadas.

A linha Adventure se espalhou pela gama Fiat, em modelos como Strada, Idea e até o Doblò. E também fez os rivais apostarem em versões como VW CrossFox e Renault Sandero Stepway. A station wagon da marca italiana se aposentou. Mas, atualmente, Ford Ka, Fiat Argo e Hyundai HB20 também são adeptos da moda.

Comentários