Conheça carros pais de outros modelos

Lista passa por carros clássicos, como Fusca e E-Type, e chega aos modernos Renegade e LaFerrari

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Conheça carros pais de outros modelos
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Este fim de semana é marcado por mais um Dia dos Pais. A data, que sempre acontece no segundo domingo de agosto, foi tema de uma lista com presentes referentes à temática automotiva aqui no WM1.

No entanto, hoje falaremos um pouco a respeito de família automotiva e carros considerados pais de outros. Neste caso, não necessariamente modelos diretos, como Volkswagen Gol e Voyage ou Fiat Palio e Sinea, mas relações um pouco mais complexas. Confira abaixo.

Jeep CJ-5 - Renegade

Jeep Cj 5 Jeep Renegade
icon photo
Legenda: Renegade é o SUV da linha civil com mais inspiração no passado

É bem verdade que o projeto de um jipe civil nasceu muito antes, com o CJ-2A em 1945, o primeiro a ter a grade frontal com as tradicionais sete aberturas. No entanto, foi o CJ-5 que abriu fronteiras para a marca que futuramente passou a ser batizada de Jeep.

Foram vendidas mais de 600 mil unidades entre 1954 e 1983. As linhas do Renegade, um dos maiores sucesso atuais da marca, claramente seguem a tendência do CJ-5, especialmente na grade, faróis e para-lamas.

VW Fusca - Porsche 911

Fusca Porsche
icon photo
Legenda: Fusca deu origem ao Porsche 356 e depois ao 911

Muita gente conhece a história do carro mais popular na história. O Fusca nasceu na Alemanha nazista com o apoio de Hitler, mas foi projetado por um nome famoso: Ferdinand Porsche.

Ao ver o sucesso do besouro, criou o Porsche 356, totalmente baseado no Fusca, no entanto, ao final dos anos 1950, precisava criar algo novo. Deixou algumas similaridades com o carro popular de lado para criar o 911, mas seguia com a mesma estrutura monobloco da dupla clássica.

Jaguar E-Type - F-Type

Jaguar Ftype Etype Header
icon photo
Legenda: E-Type é considerado dos carros mais bonitos da história
Crédito: Autoexpress

Aqui não há descendência direta, no entanto, o F-Type, lançado em 2013, claramente é inspirado no E-Type, que foi apresentado ao mundo em 1961 e ficou em produção até 1974. Ambos são belos cupês, mas só o clássico leva o título de ser um dos carros mais bonitos da história.

Ferrari Enzo - LaFerrari

icon photo
Legenda: Linhas da LaFerrari claramente remetem à clássica Ferrari Enzo

A Ferrari Enzo, feita em homenagem ao fundador da marca, teve apenas 400 unidades produzidas, mas marcou o começo dos anos 2000. Tanto que a LaFerrari, primeiro híbrido da história da marca, bebeu da sua fonte de design, inclusive ao dispensar a Pininfarina do projeto.

Fiat Uno - Mobi

icon photo
Legenda: Fiat Uno deu origem ao Mobi e a outros carros
Crédito: Renan Rodrigues

Com a chegada do Volkswagen up!, a Fiat queria um carro menor que o Uno para brigar com ele. A solução foi simples, o Uno praticamente foi cortado ao meio para dar luz ao Mobi. A plataforma e diversos outros itens são os mesmos, mas com adaptações ao “filho”.

Comentários