Marcas de carros investem em vendas digitais

Fabricantes focam em serviços on-line para cativar os clientes em tempos de quarentena devido ao coronavírus

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Fabio Perrotta Junior
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Em tempos de crise, ou mesmo de pandemia, é preciso se reinventar. E isso não tem faltado para os fabricantes automotivos no Brasil. Diversas marcas diversificam seus serviços digitais. Seja para vender carros e agradar seus clientes - ou para conquistar novos compradores.

O WM1 reuniu algumas das soluções com marcas de carros que investem em vendas digitais.

Ford

A Ford criou um novo canal de atendimento, o “Compre Sem Sair de Casa”, que permite fazer todo o processo de negociação do veículo, desde a procura até a decisão de compra sem precisar ir até uma concessionária.

Peça publicitária da Ford da ação Compre sem sair de casa
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Legenda: Marcas de carros investem em vendas digitais: Ford promete todas as etapas feitas de forma on-line
Crédito: Divulgação

Segundo a marca, além de seguir as normas de funcionamento de cada região, as concessionárias estão adotando todos os procedimentos de limpeza e higienização dos veículos, distanciamento social e proteção individual nos locais de trabalho, em todas as fases de preparação e entrega.

O novo canal funciona de maneira simples, unindo o processo digital com o atendimento de uma concessionária Ford. Basta o cliente preencher um cadastro com as informações básicas no site da marca -na janela com o nome da ação.

Todas as demais etapas do processo são feitas remotamente: desde o financiamento, avaliação do carro usado, seguro, emplacamento e test-drive até a entrega do veículo em domicílio.

Kia

A marca sul-coreana lançou a modalidade de atendimento virtual, por meio da qual os clientes podem interagir com consultores de vendas em tempo real, via chamada de vídeo. Além de permitir que os interessados conheçam os modelos e esclareçam dúvidas, a ferramenta possibilita o agendamento de test drive em domicílio.

Os veículos são levados por um consultor até o endereço desejado. De acordoc om a Kia, o processo atende a todas as medidas de higiene e prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde. A relação de revendas participantes está disponível no site do fabricante.

Caoa Chery

A Caoa Chery estreou uma nova forma de comercialização dos seus veículos no Brasil. Os clientes serão atendidos em domicílio por um vendedor autorizado e têm a possibilidade de realizar o test drive do veículo.

Para agendar o test drive, o consumidor deve entrar em contato pelo telefone 0800 772 4379. Então ele será direcionado para uma concessionária mais próxima para programar a visita do vendedor.

Segundo a empresa, todos os veículos de test drive passarão por higienização completa a cada uso. Os profissionais da marca também seguirão procedimentos extras de higiene, seguindo as recomendações e orientações de saúde.

Além disso, no momento da visita, o concessionário também estará apto a consultar condições de financiamento e fazer a avaliação do veículo usado do cliente. A ação tem validade para venda de veículos zero quilômetro e contempla todas as concessionárias Caoa Chery do país.

Renault

A Renault já tinha uma modalidade de venda on line do Kwid desde 2018. Com o coronavírus, a marca francesa passou a negociar toda a sua linha de forma digital. A marca francesa diz que o sistema permite integrar os veículos em estoque, o que torna o processo de compra mais rápido.

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Legenda: Loja virtual da Renault: marca estendeu venda on line para toda a gama
Crédito: Divulgação

Pela loja virtual é possível realizar várias etapas da negociação: definição da forma de pagamento, aprovação on line do financiamento, pré-avaliação do seminovo, emissão de boleto e acompanhamento do pedido. A retirada do carro, contudo, tem de ser feita na concessionária de escolha do cliente.

Fiat

A marca italiana lançou, ainda em 2019, o Live Experience. O programa consiste em uma interação virtual entre potenciais clientes e os carros da marca italiana. O sistema funciona no próprio site do fabricante.

Ao acessar live.fiat.com.br, o interessado agenda a “visita” virtual. Com um celular e um estabilizador de câmera, uma equipe da Fiat mostra os carros e passa a guiar o tour pelo modelo desejado.

Peugeot

Toda a gama de veículos da Peugeot está disponível na loja online da marca. A plataforma permite que o comprador personalize o veículo, efetue simulações de financiamento e avaliação do usado, além de escolher a forma de pagamento.

Citroën

A marca francesa também tem sua loja virtual bem antes da pandemia. Através do site da Citroën é possível escolher o modelo, montar a versão, por acessórios e simular as parcelas do financiamento. Contudo, também é preciso selecionar a revenda na qual vai ser retirado o carro.

Ducati

As oito concessionárias da Ducati espalhadas pelo Brasil adaptaram o atendimento por conta do Covid-19. O foco, agora, são as chamadas por telefone, WhatsApp e redes sociais. Há a possibilidade, inclusive, do cliente escolher, financiar e receber em casa a sua nova moto.

Além disso, a loja mostra em vídeo as motos dos clientes na oficina. Uma das ações é colocar cada modelo em funcionamento periódico para ativar a bomba de combustível e manter em atividade a circulação de fluidos e bicos injetores.

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